Paraná
Lançamentos de livros, oficinas e exposições: veja a agenda de maio na Biblioteca Pública
Exposições e lançamentos de livros são os destaques da agenda de eventos de maio na Biblioteca Pública do Paraná (BPP). Entre os eventos editoriais, destaques para os autores Edra Moraes, Giuseppe Caonetto, Pedro Pacheco, Fernanda Maranhão, Marcelo Miguel, Evelin Corrêa e Joema Carvalho.
Instalações nos três andares do prédio proporcionam cenários imersivos, que variam de painéis com traduções subversivas de poemas a um varal que convida os visitantes a explorarem um labirinto perfumado de alfazema, além de uma exposição fotográfica do ritual Jawari.
A BPP também oferece atividades para crianças e uma agenda cultural diversificada para todas as idades, incluindo a Roda de Leitura destinada ao público acima dos 60 anos.
Confira a programação completa:
Ler Junto
Encontro de leitura de contos com o professor de literatura Guilherme Shibata
Toda segunda-feira do mês
Horário: 18h30 às 20h
Local: Auditório
Capacidade máxima: 132 pessoas
Oficina Permanente de Poesia
Oficina de poesia coordenada por Lilia Souza
Toda quinta-feira do mês
Horário :18h às 19h45
Local: Coworking
Exposição “Beijo de Língua”, de Thadeu Wojciechowski
30 painéis com traduções subversivas de poemas escolhidos pelo autor
Até 22 de maio (quarta-feira)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, e aos sábados, das 8h30 às 13h
Local: Hall Térreo
Samba do Compositor Paranaense
Roda de Samba aberta ao público geral com apresentações todo o primeiro sábado do mês
4 de maio, sábado (todo primeiro sábado do mês)
Horário: 10h
Local: Hall Térreo
Roda de leitura e interação para o público acima dos 60 anos
6 e 20 de maio (segundas-feiras)
Horário:15h às 16h
Local: Sala de Reuniões do 2º andar
Observação: Evento fechado para inscritos
Lançamento de livro e abertura da exposição “As Lavadeiras”, de Edra Moraes
7 de maio (terça-feira), com a exposição na BPP até 24/5
Horário: lançamento e abertura, às 17h; a visitação permanece de segunda a sexta, das 8h30 às 20h, e aos sábados, das 8h30 às 13h
Local: Seção de Belas Artes
Lançamento de livro “Nasci em 62 sonetos”, de Giuseppe Caonetto
8 de maio (quarta-feira)
Horário: lançamento e abertura, às 17h
Local: Hall Térreo
Lançamento do livro “História De Um Nome”, de Pedro Pacheco
9 de maio (quinta-feira)
Horário: 17h
Local: Auditório
I Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas com os Gestores Municipais de Cultura do Paraná
10 de maio (sexta-feira)
Horário: 09h00 às 17h30
Local: Auditório
Observação: Este evento é restrito aos gestores municipais de cultura
Sábado Lúdico
Evento para crianças de 6 a 12 anos, voltado para o aprendizado de RPG e card games
11 e 25 de maio (sábados)
Horário: 10h às 12h30
Local: Gibiteca/Multimeios
Lançamento de livro, exibição de filme e abertura da exposição “Kozák e os Povos Indígenas no Brasil”, de Fernanda Maranhão e Marcelo Miguel
Dia: 14 de maio (terça-feira), com exposição na BPP até 31/5
Horário: lançamento e abertura, às 16h; a exposição permanece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, e aos sábados, das 8h30 às 13h
Local: Auditório e Hall do 2º andar
Lançamento do livro “Crônicas de uma Jornada Florestal”, de Joema Carvalho
18 de maio (sábado)
Horário: 10h
Local: Hall Térreo
Encontro de Eficientes
Roda de conversa e debate para pessoas com deficiência visual, amigos e familiares, sobre temas de interesse dos participantes
24 de maio (sexta-feira)
Horário: 14h às 17h
Local: Coworking
Capacidade máxima: 30 pessoas
Lançamento do livro “Missão”, de Evelin Corrêa
27 de maio (segunda-feira)
Horário: 17h
Local: Hall Térreo
Oficina de origami
Oficina de origami para crianças com Denise Krukoski
4 de maio (sábado)
Horário: 11h30 às 12h45
Leitura Amiga
Leitura de livros com a autora Célia Cris e animais adestrados da ONG Cãopanheiro.
11 de maio (sábado)
Horário: 10h às 11h15
Projeto Cine Inclusivo (filmes)
Sessões com exibição de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual
Títulos disponíveis:
“Os Olhos do Pianista” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 5 minutos – Classificação indicativa: livre.
“Retrovisor” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h45 – Classificação indicativa: +10 anos.
“Menina da Chuva” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – duração: 6 minutos – classificação indicativa: livre.
Horário: 8h30 às 18h – Segunda a sexta-feira.
O agendamento é feito pelo telefone (41) 3221-4985
Festival Inclusão em Cena
A Seção Braille da BPP participa da 3ª edição do evento que, construído com muitas mãos, reúne iniciativas que destacam, discutem e despertam para as questões que envolvem a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) na sociedade.
De 23 a 25 de maio
Local externo: Museu Oscar Niemeyer (MON)
Serviço:
Cândido Lopes, 133
Curitiba – PR / Centro
41 3221-4900
Horário de Atendimento
Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h
Sábados, das 8h30 às 13h
Fonte: Governo PR
Paraná
Ponte de Guaratuba: esforços concentrados nos acessos e instalação de iluminação
A três dias da inauguração da Ponte de Guaratuba, marcada para quarta-feira, 29 de abril, o trabalho segue em ritmo intenso para a sonhada entrega. A nova ligação rápida entre Guaratuba a Matinhos realiza o desejo de mais de 40 anos da população.
Para que a inauguração seja um completo sucesso, as equipes do consórcio construtor trabalham com foco especial na qualificação dos acessos de ambos os lados e na instalação da sinalização necessária e da iluminação.
No acesso de Guaratuba, além da instalação de um painel de contagem de ciclistas que vão atravessar a ponte, segue a aplicação de grama na rotatória, além da pintura da sinalização horizontal e instalação de placas de sinalização, esses dois últimos também na própria ponte. O último trecho de guarda-rodas (separando a pista de rolamento do passeio), também segue em andamento.
As equipes estão produzindo a massa asfáltica que será aplicada em Caieiras. Serviços de acabamento em meio-fio e caixa de drenagem também estão nos estágios finais.
Do lado de Matinhos, estão sendo aplicadas camadas finais de asfalto no acesso mais próximo do município e preparada a pavimentação em terra armada. Também está sendo concluída a rampa de ligação da ponte com a rodovia.
Os esforços se concentram, ainda, na instalação do sistema de iluminação nos mastros, o que vai garantir visibilidade e segurança durante a noite, além de valorizar o aspecto arquitetônico da estrutura. Seguem, ainda, os serviços de limpeza da pista, organização do canteiro de obras e ajustes finais.
PONTE – A nova ligação fixa sobre a Baía de Guaratuba representa um investimento de mais de R$ 400 milhões do Governo do Estado e é considerada uma das maiores obras de infraestrutura em andamento no Paraná. Com 1.240 metros de extensão, a estrutura conta com quatro faixas de tráfego, além de ciclovia e áreas destinadas a pedestres. Projetada para substituir a travessia por ferry-boat, a estrutura vai reduzir o tempo de deslocamento entre os municípios para cerca de dois minutos.
Fonte: Governo PR
-
Brasil6 dias agoSilveira projeta liderança brasileira em segurança energética e transição sustentável na Alemanha
-
Brasil6 dias agoDeclaração Conjunta Brasil-Alemanha sobre apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) – Hanôver, 20 de abril de 2026
-
Economia5 dias agoMDIC destaca NIB, descarbonização e minerais críticos na Hannover Messe
-
Entretenimento6 dias agoAna Paula Renault se emociona ao saber da morte do pai e revela ter ouvido a mãe
-
Paraná6 dias agoEm expansão na rede estadual, cursos técnicos já superam 137 mil alunos inscritos
-
Paraná6 dias agoChuva chega ao Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná e amplitude térmica é destaque
-
Entretenimento6 dias agoSheila Mello dribla chuva com granizo e mantém festa animada com amigos
-
Esportes5 dias agoCorinthians vence o Barra e abre vantagem na Copa do Brasil
