Connect with us


Paraná

Jogos da Copa: Copel alerta que é proibido instalar enfeites em postes da rede de energia

Publicado em

Com o início da Copa do Mundo 2026, nesta quinta-feira (11), e os preparativos para a estreia da Seleção Brasileira no próximo sábado (13), a Copel faz um alerta aos torcedores: enfeites em postes são proibidos e envolvem riscos de acidentes por choques elétricos.

“Os jogos do Brasil mobilizam os torcedores que enfeitam as casas, pintam as ruas e instalam bandeirinhas. Para evitar acidentes, deve-se manter distância da rede elétrica, tanto externa como também de entradas de serviço de energia das residências”, alerta o gerente-executivo de Segurança do Trabalho da Copel, Helio Macedo Filho.

Ele ressalta ainda que nas ruas é necessário ter atenção com a rede elétrica: não se deve lançar enfeites sobre o cabeamento de energia ou apontar fogos de artifício. Também é importante evitar o uso de materiais metalizados e de água próximo da rede elétrica.

CUIDADO COM TOMADAS – Outra orientação do especialista da Copel diz respeito a ligações elétricas em locais de aglomeração para a exibição dos jogos da Copa, onde é comum a utilização de telões e equipamentos de som.

Leia mais:  1,2 mil vagas: UEPG divulga resultado do vestibular nesta terça-feira

Nesses casos, Helio Macedo Filho alerta para não conectar muitos equipamentos a uma única tomada, com a utilização de extensões ou adaptadores, os chamados “tês” ou “benjamins”. “O excesso de equipamentos ligados a uma única fonte de energia causa sobrecarga e pode gerar incêndios”, observa.

Em estruturas para exibição de jogos em telões deve-se também ter atenção na montagem e na desmontagem, considerando a proximidade das redes elétricas aéreas. “Vamos celebrar as vitórias em segurança. Em se tratando de energia elétrica, qualquer descuido pode trazer graves consequências”.

Em caso de acidentes que envolvam a rede elétrica, a linha direta com a Copel é o 0800 51 00 116, que pode ser acionada de qualquer telefone.

COMPARTILHAMENTO DE POSTES – Por resoluções conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o compartilhamento de postes de parte das concessionárias de energia é restrito a empresas de telecomunicações e dados autorizadas. Cabe às operadoras de telecom manter a rede de dados dentro das normas de instalação e segurança.

A Copel elaborou o Plano Copa de acompanhamento das datas de jogos da Seleção Brasileira no Mundial. O planejamento envolve o monitoramento de locais de concentração para a exibição dos jogos do Brasil, a gestão de desligamentos programados e a definição de escalas de trabalho em prontidão.

Leia mais:  Governo busca organizações para acolhimento de pessoas idosas e com deficiência

Dicas de segurança:

– Não instalar enfeites em estruturas da rede de energia

– Não lançar artefatos por sobre a rede elétrica 

– Não fazer ligações elétricas sem o suporte de um eletricista habilitado

– Manter distância segura da rede de energia na montagem e desmontagem de telões e equipamentos

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

MPPR promove ação de sustentabilidade e cidadania com doação de equipamentos de informática a escolas

Published

on

O que fazer com materiais de informática quando a tecnologia é substituída? No Ministério Público do Paraná, a Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos encontrou uma resposta a essa questão que contribuiu para transformar a realidade de milhares de estudantes e ainda para aplicar, na prática, os conceitos de economia circular e sustentabilidade ambiental. A SubAdm mantém um programa de desfazimento e doação de patrimônio voltado a diversas entidades, associações e núcleos de proteção da educação em todo o estado. 

Desde 2020 já foram repassados 5.061 equipamentos de informática, como computadores, monitores, impressoras, notebooks e vários outros – materiais que ainda possuíam vida útil, mas que já não estavam adequados aos processos de inovação e tecnologia institucionais. Do total de produtos doados, 1.632 equipamentos (cerca de 32% das doações) foram destinados exclusivamente a instituições de ensino público e de apoio à infância, como escolas municipais e Apaes (por meio de Associações de Pais e Mestres), Centros Estaduais de Educação Profissional (Ceep), colégios públicos cívico-militares e até creches.

Entrega na Escola Municipal Papa Paulo VI

Na última sexta-feira, 14 de agosto, o MPPR doou 20 notebooks para a Escola Municipal Papa Paulo VI, localizada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Os alunos do 4º ano receberam os computadores, que serão utilizados por toda a escola. 

Para a diretora, Deise Cristina Voltolini, a chegada dos notebooks representa uma oportunidade de ampliar o acesso das crianças à tecnologia. Ela conta que os equipamentos poderão ser usados em pesquisas e projetos desenvolvidos em sala de aula, como o trabalho sobre o Egito que está sendo realizado pelos estudantes. “Tanto para a escola como para as crianças vai ser mágico. Os notebooks são um presente que, com certeza, vão fazer muita diferença”, enfatizou. Ainda segundo Deise Voltolini, os computadores serão importantes nas atividades de alfabetização e utilizados pelos estudantes com o acompanhamento dos professores. 
 

Leia mais:  Homem que matou os pais da ex-companheira é condenado a 94 anos de reclusão em regime fechado pelo Tribunal do Júri de Santa Helena

MPPR promove ação de sustentabilidade e cidadania com doação de equipamentos de informática a escolas

Doação de notebooks

Doação de notebooks

“A doação de equipamentos faz parte de uma iniciativa realizada há anos pela área de Tecnologia da Informação, que busca dar um novo destino a computadores que já não atendem aos requisitos de segurança do Ministério Público, mas que continuam em boas condições de uso”, explica o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do MPPR, José Henrique Alves Marçal.

De acordo com José Henrique, antes da entrega, os equipamentos passam por um processo de limpeza de dados, instalação de novos sistemas operacionais, higienização e testes. “A iniciativa permite que equipamentos que não são mais adequados às exigências de segurança do MPPR continuem contribuindo para a comunidade. Eles não atendem mais ao nível de segurança exigido pela instituição, mas são plenamente utilizáveis nas escolas ou em outras entidades”, destacou.

Leia mais:  Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba oferece denúncia contra investigado por supressão ilegal de vegetação no bairro Umbará

Após a distribuição dos notebooks, alunos do ensino integral fizeram uma apresentação da fanfarra para os integrantes do MPPR.

Lixo eletrônico

Além de contribuir diretamente com as entidades que receberam os equipamentos, do ponto de vista ambiental, o impacto do programa é expressivo. Considerando que equipamentos de informática – o chamado e-waste – são constituídos de plásticos, metais pesados e baterias que, se descartados incorretamente, causam sérios danos ao meio ambiente, o programa evitou que toneladas de lixo eletrônico fossem geradas precocemente. Nesse contexto, a iniciativa estende o ciclo de vida dos eletrônicos, alinhando o MPPR aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Investimento que não se perde

A ação da SubAdm também está alinhada às políticas institucionais de governança pública e eficiência financeira. Considerando que os produtos foram, originalmente, adquiridos com recursos dos contribuintes, ao invés de deixá-los ociosos em depósitos (sofrendo depreciação total) ou leiloá-los por valores ínfimos como sucata, o patrimônio é novamente incorporado ao sistema público, justamente na área da educação, onde a demanda por esse tipo de investimento é constante.

“Ajudando a equipar escolas e laboratórios com esses materiais fazemos com que o dinheiro público, investido no passado, siga gerando dividendos sociais no presente”, afirma o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Maximiliano Ribeiro Deliberador. “Mais do que ceder patrimônio, o programa prova que gestão eficiente e empatia social podem e devem caminhar lado a lado na administração pública”, diz.

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262