Paraná
Jogos Abertos Master levam mais de 700 atletas a Foz do Iguaçu neste feriado
O feriado será de muito esporte em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A partir desta quarta-feira (6) a cidade recebe a terceira edição dos Jogos Abertos Master (JAPS Master), competição que tem como objetivo fortalecer a prática esportiva competitiva para pessoas entre 35 e 55 anos, além de promover integração e preservar a saúde. As disputas seguem até domingo (10). Os JAPS Master são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (Sees), em parceria com o município e federações esportivas.
Desde o lançamento, em 2021, os Jogos Abertos Master vêm crescendo em número de equipes e de municípios participantes. Na primeira edição foram 33 equipes de 14 municípios e em 2022 participaram 50 equipes de 26 municípios. Em 2023 são 81 equipes, com 795 atletas de 28 cidades. Eles disputarão cinco modalidades coletivas: basquetebol, voleibol, futsal, handebol e vôlei de praia.
Para o coordenador dos jogos de rendimento da Sees, Emerson Venturini, os JAPS são importante por aplicar a política de esportes do Estado. “Atendemos desde a formação das crianças, a partir dos 12 anos, nos Jogos Escolares, até os idosos, com os Jogos da Integração do Idoso. E no meio disso temos os atletas master, que são pessoas entre 35 e 55 anos, fechando a oferta de esporte para todas as idades”, explica.
Venturini ainda comenta sobre o impacto do evento para a economia de Foz do Iguaçu: “Essas competições são importantes não só pelo ponto de vista do esporte, mas também para a economia do município, porque movimentam setor de hospedagem, alimentação e consumo em geral”, destaca.
A programação e resultados da competição podem ser acessados pelo site www.esporte.pr.gov.br/JAPS-Master e pelo aplicativo da Paraná Esporte (disponível para download na App Store e na Google Play)
Confira os locais de competição em Foz do Iguaçu:
BASQUETEBOL – Ginásio Esportivo do Flamengo Esporte Clube (R. Heleno Schimmelpfeng, 838 – Vila Yolanda
FUTSAL – Sest/Senat (R. Rufino Vilhordo, 155 – Parque Pres. II
HANDEBOL – Ginásio Esportivo Ronaldo Schmidel Nunes (Av. Mario Filho, 999 – Parque Morumbi
VÔLEI DE PRAIA – Templo de Esportes e Beach (Av. Felipe Wandscheer, 4199 – Vila Yolanda
VOLEIBOL – Ginásio de Esportes Sebastião Flor (R. Barão do Rio Branco – Centro
Fonte: Governo PR

Paraná
Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).
A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.
A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.
No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.
Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.
Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).
Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.
O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.
A Polícia Civil investiha o caso.