Paraná
Investimentos de R$ 41,7 milhões aumentam em 50% produção de água em Umuarama
A Sanepar vai aumentar em 50% a produção de água em Umuarama, com investimentos de R$ 41,7 milhões. As obras contemplam a construção de duas novas captações, além da execução de adutoras e melhorias na estação de tratamento de água e na atual captação do Rio Piava. Durante a execução da obra, prevista para ser concluída em junho de 2024, devem ser gerados cerca de 1.200 empregos diretos.
As novas estruturas de captação de água terão duas barragens, uma no Ribeirão Piava e outra no Ribeirão Araras. A água será bombeada até a estação de tratamento, tendo como ponto de transbordo a captação que já existe no Ribeirão Piava. “Assim teremos três pontos alternativos de captação em Umuarama. Com isso, aumentaremos a produção dos atuais 300 litros por segundo para 450 litros por segundo”, diz o gerente regional da Sanepar, Ezequiel de Souza Ribeiro.
Para operacionalizar toda esta estrutura, estão sendo implantados 11,3 quilômetros de adutoras, uma estação elevatória de água e melhorias na atual captação do Ribeirão Piava. Também será implantada uma unidade de gerenciamento de lodo, que é um subproduto do tratamento de água.
AMPLIAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO – A estrutura de abastecimento de Umuarama está sendo renovada. No ano passado, foram concluídas obras de melhoria e ampliação da estação, com novas unidades de tratamento, como floculadores, decantadores e filtros, novos tanques para armazenamento de produtos químicos, sistemas de coleta de água para a realização de análises e novas instalações elétricas. Essas reformas e ampliações no processo de tratamento adequaram a estação para atender ao aumento da captação que está em andamento.
Fonte: Governo PR
Paraná
Estado abre Junho Paraná Sem Drogas com foco em ações integradas e apoio a vulneráveis
A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), por meio do Centro Estadual de Política Sobre Drogas (CEPSD), iniciou oficialmente as atividades do Junho Paraná Sem Drogas nesta terça-feira (2). A solenidade de abertura aconteceu na sede da OAB Paraná, em Curitiba, e reuniu especialistas, gestores e servidores para debater o enfrentamento ao uso indevido de substâncias lícitas e ilícitas.
A campanha paranaense é respaldada pela legislação estadual, instituída pela Lei Estadual nº 19.121/2017, e mobiliza a estrutura do Governo do Estado ao longo de todo o mês com ações de conscientização, prevenção e tratamento.
O secretário da Segurança Pública do Paraná, Saulo Sanson, destacou a importância da união de esforços e do impacto social da campanha. “A Sesp está comprometida com o enfrentamento às drogas em vários níveis, desde coibir o tráfico até a manutenção de políticas públicas de conscientização e promoção das discussões sobre o tema”, afirmou.
Nesta edição, o evento propõe o debate sobre o tema Dependência Química e Pessoas em Situação de Rua, uma realidade que desafia diariamente os gestores públicos e a sociedade. O objetivo central é fortalecer o diálogo permanente e a articulação entre as políticas públicas de segurança pública, saúde, assistência social, sistema de justiça e entidades da sociedade civil para a formulação de respostas mais eficazes e focadas na dignidade humana.
O coordenador do Centro Estadual de Política Sobre Drogas (Cepsd) e vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conesd), Renato Bastos Figueiroa, reforçou a necessidade de ações transversais. “Precisamos superar a visão de que essa responsabilidade pertence exclusivamente a uma área ou a uma instituição. Esse é um desafio coletivo que exige ações coordenadas e compromisso permanente”, destacou.
As ações do mês são coordenadas pelo Cepsd, com o apoio do Conesd e das demais secretarias de Estado que atuam em conjunto na realização de eventos em diversos municípios paranaenses.
A solenidade de abertura contou com a participação dos jovens do Centro da Juventude do município de Castro, que apresentaram o espetáculo de dança Liberte-se. Os Centros da Juventude funcionam como espaços estratégicos de proteção social e fortalecimento de vínculos, utilizando o esporte e a cultura para afastar os jovens de fatores de risco, como o uso de álcool e outras drogas.
Como parte do cronograma de enfrentamento e conscientização, também foram exibidos os vencedores da nona edição do Concurso Estadual de Vídeos Contra as Drogas, iniciativa realizada anualmente em parceria com a Secretaria de Estado da Educação para mobilizar estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada.
Estiveram também presentes na abertura o deputado estadual Gilson de Souza, presidente da Frente Parlamentar em Apoio às Comunidades Terapêuticas, Cuidados e Prevenção às Drogas; e Luiz Carlos Pity Hauer, presidente da Comissão de Políticas Sobre Drogas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraná.
Fonte: Governo PR
-
Paraná7 dias agoEm Pitanga, MPPR denuncia por quebra de sigilo funcional e corrupção passiva residente jurídico que se aproveitou do cargo para solicitar vantagem indevida
-
Política Nacional7 dias agoDavi promulga dispositivos reinseridos na LDO pelo Congresso
-
Agro4 dias agoJunho deve ter temperaturas elevadas e risco de seca no Centro-Sul
-
Agro5 dias agoCafé fecha maio com pressão sobre o arábica e valorização do conilon no Brasil e no mercado internacional
-
Brasil7 dias agoMTE divulga dados do Caged de abril nesta quinta-feira (28)
-
Esportes6 dias agoFluminense derrota Deportivo La Guaira no Maracanã e carimba vaga nas oitavas de final da Libertadores
-
Política Nacional7 dias agoComissão de Saúde debate controle e manejo de espécies invasoras
-
Esportes4 dias agoSeleção Brasileira define numeração dos jogadores para a Copa de 2026
