Paraná
Investimento de R$ 8,8 milhões do Estado viabiliza centro de ciência da Unespar no Noroeste
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), destinou R$ 8,8 milhões para a construção de uma nova unidade acadêmica da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Paranavaí, na região Noroeste. Denominado de Centro de Excelência em Gestão Universitária de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), as obras começaram nesta segunda-feira (26), com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2027. Os recursos são do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico.
Segundo o projeto, a edificação terá aproximadamente 3 mil metros, sendo um marco para a consolidação da instituição estadual de ensino superior como polo estratégico de pesquisa aplicada, inovação e desenvolvimento regional sustentável. O objetivo é concentrar, em um ambiente moderno e colaborativo, setores essenciais para o ecossistema de inovação, cujas atividades, atualmente, estão dispersas em diferentes espaços, o que dificulta a integração entre pesquisadores, professores, estudantes e parceiros.
A estrutura abrigará núcleos de gestão de projetos de pesquisa e inovação; ambientes de apoio a grupos de pesquisa e laboratórios; espaços para incubação de startups e empresas juniores; e setores dedicados à coordenação de programas de extensão tecnológica e à formação em gestão da inovação e empreendedorismo científico. A expectativa é integrar ensino, pesquisa, extensão e inovação em um único polo, impulsionando o desenvolvimento e a competitividade produtiva do Noroeste paranaense.
O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, destaca a importância do investimento para fortalecer o ecossistema de CTI. “A nova unidade acadêmica da Unespar materializa uma diretriz estratégica do governo, que é ampliar e modernizar a infraestrutura científica no interior do Estado, descentralizando oportunidades, fomentando a pesquisa aplicada e criando ambientes em que o conhecimento se transforma em desenvolvimento socioeconômico regional”, afirma.
Para a reitora da Unespar, Salete Paulina Machado Sirino, a obra resolve uma demanda histórica e estrutura o futuro da instituição. “Esse novo espaço vai além da construção física, pois representa a consolidação de um ambiente unificado de gestão, onde a produção científica, a inovação e a extensão irão dialogar de forma integrada, para potencializar os projetos, atrair parcerias e qualificar ainda mais a nossa contribuição para o desenvolvimento do Noroeste do Paraná”, explica.
ESTRUTURA – A nova estrutura será implantada em um terreno doado pela Prefeitura de Paranavaí em 2019, nas proximidades do câmpus da Unespar no município. Além do ecossistema de inovação, a edificação servirá como sede administrativa da universidade, abrigando o gabinete da reitoria. O projeto arquitetônico prioriza a sustentabilidade e será um exemplo de eficiência ambiental, incorporando sistemas de reutilização de água da chuva e geração de energia solar.
A edificação contará com espaços amplos e de multiuso e um leiaute adaptável para atender às demandas dos diferentes setores da universidade, aliando funcionalidade à integração de ambientes de trabalho e convivência a áreas verdes. Entre as instalações planejadas, está um auditório com capacidade para 100 pessoas, destinado a eventos institucionais e acadêmicos, uma ampla área de estacionamento para diferentes tipos de veículos e quatro acessos distintos, organizando os fluxos de pessoas, serviços e o público do auditório.
IMPACTO ESTRATÉGICO – O Centro de Excelência em Gestão Universitária de CTI da Unespar está totalmente alinhado com as diretrizes da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná (Pecti), que define como eixos a infraestrutura, a formação de capital humano e a integração entre universidades, empresas e sociedade. A iniciativa deve beneficiar diretamente cerca de 2 mil pessoas, entre professores, estudantes, profissionais da carreira técnico administrativa, além de impactar positivamente dezenas de municípios da região.
Fonte: Governo PR
Paraná
Copel realiza mutirão de regularização de cabos de telecom em Cambé e em Arapongas
A Copel, em parceria com a prefeitura e as operadoras de internet e telefonia, promove nesta segunda-feira, dia 22 de junho, um mutirão de regularização de cabeamento de telecomunicações em situação irregular na região do Jardim Ana Rosa, em Cambé, Norte do Paraná. Já na terça-feira (23), o mutirão será realizado em Arapongas.
De acordo com o gerente de Compartilhamento de Estruturas da companhia, Fabrício Salmazo, “a Copel notificou 19 operadoras de telecomunicações e dados que atuam em Cambé a participar do mutirão. A escolha do local foi definida em conjunto com a prefeitura”.
As intervenções contemplam 58 postes na Avenida Antônio Raminelli, ao longo de oito quarteirões, do trecho da PR-445 até a Rua Antônio Mantovani, rotatória do Ginásio de Esportes. O trabalho será executado das 9h às 16h e conta com o apoio da prefeitura na organização do trânsito. A atividade será efetuada somente com boas condições climáticas.
De janeiro a maio deste ano, em mutirões semelhantes em Cambé, foram removidas mais de uma tonelada de cabos em desacordo com as normas de instalação e segurança, em atividades realizadas na área central e no Jardim Novo Bandeirantes.
A Copel ressalta que a manutenção da fiação telefônica e de internet dentro das normas de instalação e de padrões de segurança é de responsabilidade das operadoras de telecomunicações, conforme determinam normas legais que regem o tema, em resoluções conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), relativas ao compartilhamento de postes.
Cabe às distribuidoras de energia elétrica fiscalizar a correção dessas instalações e notificar as empresas responsáveis, em caso de desacordo, para que os serviços de recomposição do cabeamento nos postes sejam feitos dentro dessas normas.
A Copel alerta que, por segurança, a população nunca deve encostar em fios soltos. Situações de instalações em desacordo ou que ofereçam riscos às pessoas devem ser comunicadas à Copel via telefone 0800 51 00 116.
ARAPONGAS – Uma equipe da Copel vai fazer fiscalização de cabos de telefonia e internet na terça-feira (23), na Avenida Maracanã, em Arapongas. Todas as 13 operadoras que atuam na via foram notificadas. Os fios que estiverem em desacordo com as normas técnicas e de segurança serão removidos. O serviço, das 9h às 16h, conta com o apoio da prefeitura, por meio da Guarda Municipal, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por se tratar do trecho urbano da BR-369, e da Defesa Civil Municipal. A atividade será iniciada a partir do trecho com a Rua Pica Pau Velho e seguirá sentido centro da cidade.
Fonte: Governo PR
-
Esportes7 dias agoAlemanha revive placar histórico e atropela Curaçao na estreia da Copa do Mundo
-
Esportes7 dias agoHolanda e Japão empatam em duelo eletrizante na Copa
-
Entretenimento6 dias agoAndréa Sorvetão investe em estética após perder 20 quilos e mudar estilo de vida
-
Esportes7 dias agoCosta do Marfim vence o Equador no fim e estreia com força na Copa do Mundo
-
Paraná4 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Esportes7 dias agoAustrália bate a Turquia na estreia e larga bem no Grupo D da Copa do Mundo
-
Agro5 dias agoBrasil amplia promoção do agronegócio durante a África Food Show 2026
-
Paraná6 dias agoEstado firma acordo e novo Viaduto do Orleans será construído pela Ecorodovias
