Connect with us


Brasil

Instabilidade no SISRGP

Publicado em

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) informa que, em razão de instabilidade no SISRGP – Sistema Informatizado do Registro Geral da Atividade Pesqueira, alguns sistemas que dependem dessa base de dados podem apresentar indisponibilidade ou funcionamento parcial. 

 Entre os sistemas potencialmente afetados, destacam-se: 

 A equipe técnica responsável já foi acionada e está atuando para a normalização dos serviços. Tão logo o funcionamento seja restabelecido, será divulgado novo aviso. 

O MPA informa, ainda, que estão em discussão medidas para mitigar eventuais prejuízos ao setor, considerando os impactos operacionais decorrentes da instabilidade, incluindo, quando cabível, possíveis dilações de prazos associados a obrigações e procedimentos que dependam dos sistemas afetados. 

Leia mais:  Primeiro túnel imerso do Brasil: tecnologia inédita vai encurtar distância e transformar a mobilidade da Baixada Santista

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Comentários Facebook

Brasil

NOTA À IMPRENSA

Published

on

O Ministério de Minas e Energia (MME) informa que o ministro Alexandre Silveira adotou providências imediatas ainda durante o trajeto de retorno de missão oficial à China em relação ao extravasamento de água com sedimentos ocorrido na Mina de Fábrica, em Ouro Preto (MG), de propriedade da Vale S.A.

Por meio do Ofício nº 27/2026/GM-MME, o ministro determinou à Agência Nacional de Mineração (ANM) a adoção urgente de medidas para garantir a segurança das comunidades locais e a proteção do meio ambiente, diante das informações sobre o rompimento de um dique ocorrido na madrugada do último domingo (25), na Região Central de Minas Gerais.

Entre as determinações encaminhadas ao diretor-geral da ANM, Mauro Henrique Moreira Sousa, estão:

adoção imediata de fiscalização rigorosa sobre todas as estruturas impactadas, com a implementação das medidas necessárias para a solução da ocorrência, incluindo, se for o caso e conforme avaliação técnica, a interdição da operação;

acionamento dos órgãos competentes das esferas federal, estadual e municipal, especialmente os órgãos ambientais e de defesa civil;

Leia mais:  Primeiro túnel imerso do Brasil: tecnologia inédita vai encurtar distância e transformar a mobilidade da Baixada Santista

adoção de medidas para apuração de eventual responsabilidade da empresa; e

aprimoramento de ações normativas e práticas operacionais, de modo a assegurar que situações semelhantes sejam avaliadas de forma célere e resultem em providências administrativas efetivas.

No âmbito dessa determinação, poderão ser acionados inclusive órgãos estaduais responsáveis pela fiscalização e eventual penalização, bem como o Ministério Público, para a apuração de responsabilidades e para a adoção das medidas cabíveis voltadas à reparação de possíveis danos materiais, ambientais e pessoais.

O Ministério determinou, ainda, que a ANM mantenha o MME informado de forma contínua, por meio dos canais oficiais, sobre os desdobramentos das ações de fiscalização e demais providências adotadas.

Ao mesmo tempo, Silveira determinou a abertura de processo para apuração das responsabilidades no referido evento, com total rigor e celeridade.

O ministro Alexandre Silveira reforça que a atuação do Ministério é pautada pela resposta rápida, preventiva e responsável, com o objetivo de assegurar uma mineração segura, sustentável e comprometida com a proteção da vida e do meio ambiente.

 

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759 | Email: [email protected]

Leia mais:  Após estreia comercial do combustível SAF na Bahia, MPor projeta expansão para novos aeroportos em 2026

 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262