Connect with us


Paraná

Início do inverno: Saúde está em alerta contra a febre amarela, dengue e gripe

Publicado em

Bem Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde está fazendo um apelo para que as pessoas tomem a vacina contra a febre amarela, a única forma eficaz de evitar a doença. Os profissionais da saúde acreditam que a incidência da doença pode voltar a crescer nos próximos meses, especialmente nos municípios do Litoral, Região Metropolitana de Curitiba e dos Campos Gerais. Mas o alerta vale para todo Estado.

Mas não é a única doença a preocupar no momento. A dengue e os casos de gripe são outras que merecem destaque da saúde e atenção da população neste momento. Ambos também tiveram avanços nas últimas semanas. O último boletim da gripe mostra que já são 59 óbitos por gripe e 263 casos confirmados no Paraná. O boletim da semana anterior apresentava 51 mortes e 212 casos confirmados. Os caso de dengue também não param de subir, e já somavam mais de 13 mil ocorrências, com 17 mortes. O Paraná não registrava tantos casos desde o ano epidemiológico de 2015/2016, quando foram mais de 56 mil ocorrências.

Leia mais:  Homem que atropelou e matou trabalhador em canteiro da BR-277 fazendo "racha" de veículos é condenado em Júri a quase 10 anos de prisão

Macacos
Nesta semana, o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública da Sesa confirma mais sete epizootias, que é a morte de macacos contaminados pela febre amarela. Na semana passada o boletim epidemiológico apresentava 42 epizootias confirmadas e nesta semana são 49. A investigação compreende o período de julho de 2018 até agora. Os novos casos foram confirmados em Tibagi (3) Campo Largo(1), Carambeí (1), Piraí do Sul (1), Ponta Grossa (1).

Os macacos não transmitem a doença. Na verdade, assim como os humanos, também são contaminados pela picada do mosquito transmissor. Os demais municípios com registro de mortes de macacos são Antonina, Morretes, Paranaguá, Balsa Nova, Ipiranga, Jaguariaíva, Tibagi, Castro e São José dos Pinhais, sendo que as duas últimas cidades já tiveram 12 e 13 casos de morte de macacos confirmadas respectivamente.

Comentários Facebook

Paraná

Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

Published

on

Com o impacto, Ludmylla Moreno morreu no local.

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).

 

A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.

A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.

No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.

Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.

Leia mais:  Homem que atropelou e matou trabalhador em canteiro da BR-277 fazendo "racha" de veículos é condenado em Júri a quase 10 anos de prisão

Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).

Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.

O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.

A Polícia Civil investiha o caso.

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262