Paraná
Indicado por Valeixo, superintendente da PF no Paraná é exonerado do cargo
O delegado Luciano Flores foi exonerado do cargo de Superintendente Regional da Polícia Federal (PF) do Estado do Paraná. A decisão publicada em Diário Oficial da União nesta terça-feira (2).
Omar Gabriel Haj Mussi, atual corregedor-geral da Polícia Federal, ficará no lugar de Luciano Flores. Mussi é paranaense e já atuou como superintendente da PF em Alagoas e foi diretor de Administração e Logística da Polícia Federal.
Flores foi um dos delegados em destaque durante a Operação Lava Jato e chegou a interrogar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele assumiu a função em fevereiro de 2019 sob indicação de Maurício Valeixo, quem ocupava o cargo anteriormente.
Valeixo se despediu da função de Superintendente para se tornar o diretor-geral da PF por escolha do ex-ministro Sergio Moro, da Justiça e Segurança Pública.
Contudo, a exoneração de Valeixo, definida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), resultou na saída de Moro e agora na troca do comando estadual da Polícia Federal.
Vale ressaltar que a Superintendência da PF no Paraná é uma das mais importantes do país. Foi na PF em Curitiba, por exemplo, onde Moro e Valeixo prestaram seus depoimentos no inquérito que investiga a possível interferência política de Bolsonaro na Polícia Federal e onde Lula ficou preso por um ano e sete meses.
LUCIANO FLORES É EXONERADO DA SUPERINTENDÊNCIA NO PARANÁ
Luciano Flores entrou na Polícia Federal em 2002 e atuou na Lava Jato entre 2014 e 2016. Dentro da Operação, uma das suas maiores responsabilidades foi interrogar e executar a condução coercitiva do ex-presidente Lula.
Antes, ele foi delegado regional executivo da PF no Espírito Santo e depois passou pelo Mato Grosso do Sul até ser nomeado como chefe no Paraná.
Paraná
Promotoria de Justiça promove reunião para fortalecimento da Rede Municipal de Proteção
A Promotoria de Justiça de Joaquim Távora realizou em 16 de setembro reunião extraordinária da Rede de Proteção às Crianças e aos Adolescentes do município. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e contou com a participação da Promotora de Justiça Juliana Vassallo Costa, acompanhada de integrantes de sua equipe.
Durante a reunião foram discutidas medidas para o aprimoramento da atuação intersetorial, como a definição de atribuições e alinhamento das práticas institucionais e a organização dos fluxos de atendimento e comunicação entre os diferentes órgãos. Também foram debatidas iniciativas para fortalecer o registro das providências adotadas, acompanhamento das deliberações e a continuidade das ações desenvolvidas pela rede.
De acordo com Juliana Vassallo Costa, a iniciativa integra o trabalho de acompanhamento desenvolvido pela Promotoria de Justiça para fortalecer a política municipal de proteção à infância e à adolescência, buscando uma atuação cada vez mais integrada, célere e efetiva dos órgãos responsáveis.
Recomendação – Na oportunidade, a Promotora de Justiça apresentou a Recomendação Administrativa 14/2026, expedida ao Município, ao Conselho Tutelar, às Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação e ao CMDCA. O documento reúne orientações para a atuação dos profissionais em situações de possível violência contra crianças e adolescentes, primando pela adoção imediata das medidas de proteção e comunicações legais, prevenindo a revitimização.
A recomendação ainda orienta a revisão e a formalização do fluxo intersetorial municipal, a realização periódica de reuniões da rede, a padronização dos registros e o desenvolvimento de ações de orientação e capacitação dos profissionais.
Estiveram presentes representantes dos órgãos que compõem a Rede Municipal de Proteção, como as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, o Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Fonte: Ministério Público PR
-
Educação5 dias agoPND 2026: entenda como funciona a prova
-
Paraná6 dias agoSérie especial sobre eleições prossegue com programa que trata das principais novidades para o pleito deste ano, como o uso da IA
-
Agro7 dias agoAbertura de mercados para produtos brasileiros em Cuba e no México
-
Esportes5 dias agoCorinthians perde para o Estudiantes e é eliminado da Libertadores
-
Paraná6 dias agoMinistério Público do Paraná deflagra Operação Aurora para apurar possíveis crimes de tortura e cárcere privado em clínica terapêutica de Terra Roxa
-
Educação7 dias agoEducação de jovens e adultos é tema de episódio do PodMEC
-
Esportes5 dias agoAtlético-MG elimina Santos nos pênaltis e avança à semifinal da Sul-Americana
-
Política Nacional5 dias agoEleições 2026: saiba a ordem dos votos na urna eletrônica
