Região Metropolitana
Homem que pretendia ir até Toledo de bike é preso na Grande Curitiba
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam, nessa segunda-feira (1), em Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, um homem com uma bicicleta compartilhada que tinha sido roubada na capital paranaense. O fato curioso é que ele havia percorrido cerca de 40 quilômetros dos 540 que pretendia, porque sua intenção era ir até Toledo, na região oeste do Paraná.
De acordo com a PRF, uma equipe que fazia rondas pela região visualizou o ciclista, de 37 anos, com a bicicleta. Pela distância que ele estava da região central de Curitiba, onde é oferecido o serviço, os agentes resolveram fazer a abordagem. Na vistoria que fizeram no veículo, perceberam que o dispositivo de segurança da bike estava rompido.
O homem foi detido em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Campo Largo. Ao delegado, o homem disse que pegou a bicicleta já com o lacre rompido, no domingo (30), no Parque Barigui, e que pretendia fazer a viagem até Toledo. A estimativa da PRF é de que leve cerca de sete horas para percorrer o trecho, de carro. De bicicleta, a estimativa é de ao menos 35 horas.
O ciclista será indiciado por furto, crime que tem pena máxima de quatro anos.
Região Metropolitana
TC recomenda a Ponta Grossa adotar 28 medidas sobre mobilidade urbana
O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) homologou a emissão de 28 recomendações à Prefeitura de Ponta Grossa. As medidas, cujo prazo para implementação varia de um a 36 meses, têm como objetivo melhorar a mobilidade urbana na principal cidade da Região dos Campos Gerais.
Elas foram indicadas pela Coordenadoria de Auditorias (CAUD) do TCE-PR, após esta realizar fiscalização sobre o assunto junto ao ente público. A atividade estava prevista no Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2022 do Tribunal.
De acordo com o relatório apresentado, seu objetivo foi “avaliar o planejamento e a implementação das políticas municipais de mobilidade urbana quanto a seu alinhamento aos princípios e diretrizes estabelecidos na Política Nacional de Mobilidade Urbana, sobretudo no que diz respeito à priorização dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado”.
Decisão
Como resultado da auditoria feita pela CAUD, foram apontadas oito oportunidades de melhoria relativas ao tema no município, em relação às quais foi feita a indicação de 28 recomendações. Todas elas estão detalhadas no quadro abaixo.
O processo de Homologação de Recomendações foi relatado pelo presidente do TCE-PR, conselheiro Fernando Guimarães, que corroborou todas as indicações feitas pela CAUD. Os demais membros do órgão colegiado da Corte acompanharam, de forma unânime, o voto do relator na sessão de plenário virtual nº 4/2023, concluída em 16 de março. Cabe recurso contra o Acórdão nº 429/23 – Tribunal Pleno, publicado no dia 22 de março, na edição nº 2.945 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).
Resolução
A partir da vigência da Resolução nº 73/2019 do TCE-PR, todos os procedimentos resultantes de trabalhos fiscalizatórios realizados pelo Tribunal têm como ponto de partida a elaboração, pela unidade técnica responsável, de um Relatório de Fiscalização. Caso este apresente apenas sugestões de medidas para sanar impropriedades encontradas na gestão da entidade pública em questão, é instaurado processo de Homologação de Recomendações.
A medida tem como objetivo dar maior rapidez à implementação dessas iniciativas, indicadas apenas nos casos em que não são encontradas irregularidades de maior gravidade, que demandem a emissão de determinações ou a aplicação de sanções – situações ainda contempladas pelos processos de Representação e Tomada de Contas Extraordinária.
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