Paraná
“Historieta”: espetáculo premiado sobre afeto retorna ao Teatro Guaíra em maio
O premiado espetáculo “Historieta”, voltado para crianças de todas as idades e vencedor de três troféus Gralha Azul, está de volta aos palcos do Teatro Guaíra. Serão realizadas duas sessões: nos dias 16 e 17, às 16h, no Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório).
Com uma abordagem poética e repleta de sutilezas, “Historieta” aborda os ciclos da vida e o valor dos afetos que cultivamos ao longo do tempo. A narrativa acompanha a amizade entre um menino e uma borboleta, que compartilham momentos de brincadeira, dança e descobertas. A chegada de uma criatura excêntrica, no entanto, transforma a trama e conduz os personagens por uma jornada fantástica, na qual aprendem que os laços afetivos são tecidos pela delicada passagem do tempo.
Com sensibilidade, a história revela os caminhos do crescimento, da perda e da descoberta do outro. Sem recorrer ao excesso de palavras, o espetáculo se apoia na força da imagem, do corpo e da manipulação para conduzir o público por uma narrativa que emociona pela simplicidade e profundidade.
- MON promove em maio oficina de tecelagem criativa inspirada em coleção asiática
- Aluna e diretor do Centro Juvenil de Artes Plásticas são destaque em concurso internacional
Com uma estética delicadamente sombria, inspirada no universo de Tim Burton, “Historieta” convida o público a mergulhar em uma fábula sensível sobre amizade, afeto e transformação. A encenação constrói um ambiente onde o poético e o estranho coexistem, por meio de jogos de luz e sombra, traços expressionistas e elementos do teatro de animação, criando uma experiência visual que encanta crianças e também atravessa o olhar adulto.
Reconhecida pela crítica e pelo público, a peça foi um dos destaques do Troféu Gralha Azul 2025, conquistando os prêmios de Melhor Espetáculo para Crianças, Melhor Atriz (Cleo Cavalcantty) e Melhor Figurino (Danilo Furlan). Também recebeu indicações importantes, como Melhor Texto (Fernando Meira, Cleo Cavalcantty e Dico Ferreira) e Melhor Ator (Fernando Meira), consolidando-se como uma das produções mais relevantes do teatro paranaense voltado à infância.
Serviço:
Apresentações: 16 a 17 de maio (sábado e domingo) de 2026, às 16h
Local: Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório)
Tempo de Duração do espetáculo: 40 minutos
Classificação etária: Livre
Especificação do espetáculo: Teatro
Ingressos: DiskIngressos e na bilheteria do Teatro Guaíra
Fonte: Governo PR
Paraná
Alunos de 88 colégios da rede estadual participam do Parlamento Jovem
Estudantes participaram, nesta terça-feira (2), das eleições do projeto Parlamento Jovem em 88 colégios da rede estadual, distribuídos em 64 municípios paranaenses. A iniciativa, desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PR), conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e proporciona aos alunos vivência prática do processo democrático e do funcionamento das eleições.
Em todo o Paraná, cerca de 26 mil estudantes atuaram como eleitores e 988 concorreram como candidatos-mirins. Para a realização da votação, foram disponibilizadas 238 urnas eletrônicas, entre equipamentos utilizados e de contingência.
Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o projeto contribui para a formação cidadã dos estudantes ao aproximá-los das instituições democráticas. “A participação no Parlamento Jovem é uma oportunidade singular para que os estudantes vivenciem, na prática, o funcionamento do sistema democrático e do Poder Legislativo. Incentivamos fortemente a adesão dos alunos porque iniciativas como essa fortalecem o protagonismo juvenil, ampliam a compreensão sobre o processo eleitoral e contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e participativos”, afirmou o secretário.
Para o chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP) do TRE-PR, Frederico Rafael Martins de Almeida, o projeto representa uma oportunidade de aproximar jovens da Justiça Eleitoral e incentivar a participação cidadã. “Ao conhecer na prática o funcionamento das eleições e do Poder Legislativo, os estudantes desenvolvem competências relacionadas à cidadania, ao diálogo, à ética pública e à participação política responsável”.
CIDADANIA – Segundo ele, o Parlamento Jovem é uma das principais ações de educação para a cidadania política desenvolvidas pelo TRE-PR. “Contribuímos para a formação de novas gerações de eleitores conscientes, participativos e comprometidos com os valores democráticos”, declarou Almeida.
A coordenadora dos Programas Especiais da Seed-PR, Adriana Rigon Wille, destacou que a iniciativa complementa o trabalho desenvolvido pelas escolas na formação cidadã dos estudantes. “É uma experiência muito rica porque os estudantes vivenciam uma eleição de verdade dentro da escola. Eles organizam as chapas, apresentam propostas, fazem campanha e utilizam a urna eletrônica no processo de votação. Tudo isso ajuda a aproximá-los da democracia e torna o aprendizado muito mais significativo”, afirmou.
NOVIDADES – “A edição de 2026 marca uma nova fase do Parlamento Jovem, resultado de um amplo processo de modernização”, destacou Almeida. Entre os avanços implementados recentemente pelo TRE-PR, estão a criação do Regulamento Oficial do Parlamento Jovem e o lançamento de um hotsite que reúne informações sobre todas as etapas do projeto, incluindo cronogramas, materiais pedagógicos, vídeos explicativos, manuais operacionais, modelos de documentos e orientações destinadas às escolas, Cartórios Eleitorais e Câmaras Municipais.
Também foram promovidas capacitações para servidores, professores, equipes pedagógicas e representantes das Câmaras Municipais, além da disponibilização de vídeos, checklists, cartilhas e manuais para consulta permanente. Neste ano, as instituições participantes passaram a formalizar a adesão ao projeto por meio de termos específicos, ampliando a integração entre a Justiça Eleitoral e os parceiros envolvidos.
VEREADORES – O Parlamento Jovem permite aos estudantes vivenciarem todas as etapas de uma eleição, de forma semelhante ao que ocorre nas disputas para cargos políticos. Nos meses que antecederam a votação, os alunos participaram de atividades como registro de candidaturas, campanhas eleitorais, apresentação de propostas e debates, utilizando as mesmas regras e procedimentos adotados pela Justiça Eleitoral.
Os estudantes eleitos serão diplomados e empossados como vereadores-mirins em seus respectivos municípios, passando a desenvolver atividades legislativas ao longo do ano. A proposta busca estimular o protagonismo juvenil e ampliar o conhecimento sobre o funcionamento dos poderes públicos e os mecanismos de participação democrática.
Fonte: Governo PR
-
Esportes5 dias agoSeleção Brasileira define numeração dos jogadores para a Copa de 2026
-
Agro7 dias agoExportação recorde em maio injeta R$ 1,77 bilhão no campo e estanca queda
-
Agro6 dias agoCafé fecha maio com pressão sobre o arábica e valorização do conilon no Brasil e no mercado internacional
-
Agro6 dias agoJunho deve ter temperaturas elevadas e risco de seca no Centro-Sul
-
Esportes5 dias agoAncelotti confirma seleção titular para amistoso do Brasil contra o Panamá no Maracanã
-
Educação6 dias agoMEC inaugura arco cirúrgico do Hospital Universitário de Lagarto
-
Política Nacional6 dias agoComissão aprova critérios para colação de grau antecipada em universidades
-
Agro6 dias agoExportações do agro atingem R$ 29,6 bilhões o primeiro quadrimestre
