Connect with us


Agro

Governo libera R$ 56 milhões para apoiar comercialização de arroz no Brasil

Publicado em

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul anunciou, nesta quarta-feira (15), a liberação de R$ 56 milhões para apoiar a comercialização de arroz no país. Os recursos serão destinados à Companhia Nacional de Abastecimento e foram confirmados após reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Recursos vão viabilizar edital para leilões de apoio ao produtor

De acordo com o presidente da Federarroz, Denis Dias Nunes, o montante será utilizado para viabilizar a publicação de um edital que permitirá a realização de operações de subvenção ao produtor.

A medida deve ocorrer por meio de mecanismos como o Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) e o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), instrumentos amplamente utilizados pelo governo federal para equilibrar o mercado.

PEP e Pepro garantem melhores condições de comercialização

Os programas PEP e Pepro são ferramentas que visam assegurar preços mínimos ao produtor e facilitar o escoamento da produção, especialmente em momentos de excesso de oferta ou queda nas cotações.

Com esses mecanismos, o governo subsidia a comercialização, permitindo que o produto seja vendido em melhores condições, reduzindo impactos negativos sobre a renda dos produtores.

Leia mais:  Brasil avança em negociações com a União Europeia e retoma sistema de pre-listing para comercialização de ovos
Setor orizícola busca estabilidade de preços e mercado

Segundo a Federarroz, a liberação dos recursos por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED) representa um avanço importante para o setor orizícola, que aguardava medidas de apoio para enfrentar o atual cenário de mercado.

A expectativa é que a iniciativa contribua para maior estabilidade nos preços e melhor organização do fluxo de comercialização do arroz no país.

Edital deve ser publicado nos próximos dias

A entidade destaca que a próxima etapa será a publicação do edital pela Conab, o que deve ocorrer nos próximos dias. A partir disso, os produtores poderão acessar os mecanismos de apoio e participar das operações de comercialização.

A medida é vista como estratégica para dar suporte ao setor em um momento de desafios, garantindo maior previsibilidade e segurança para os agentes da cadeia produtiva.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook

Agro

Produção de leite de búfala ultrapassa 20 milhões de litros e ganha força no Sul e Sudeste do Brasil

Published

on

Produção de leite de búfala no Brasil supera 20 milhões de litros por ano

A produção de leite de búfala no Brasil já ultrapassa a marca de 20 milhões de litros anuais, com maior concentração nas regiões Sul e Sudeste. O desempenho acompanha a expansão do rebanho bubalino, que cresceu cerca de 20% na última década, segundo dados da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB).

Crescimento da demanda por queijos e iogurtes impulsiona o setor

O avanço da produção está diretamente ligado ao aumento da demanda por derivados lácteos, como mussarela, burrata e iogurtes. Esse cenário tem ampliado a presença do leite de búfala no mercado e incentivado a entrada de novos produtores, principalmente em propriedades de menor escala.

Produção ainda é concentrada no Rio Grande do Sul

De acordo com a presidente da Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos e vice-presidente da ABCB, Desireé Möller, a atividade ainda apresenta espaço para expansão no Rio Grande do Sul.

Segundo ela, a produção segue concentrada no estado. Atualmente, o Laticínio Kronhardt é o principal responsável pela fabricação de queijos de búfala, operando sob o Selo de Pureza, certificação da ABCB que garante produtos elaborados exclusivamente com leite bubalino.

Leia mais:  Sergipe sedia o Sealba Show 2024, a partir do dia 31
Produção artesanal agrega valor e amplia mercado regional

A cadeia também avança com iniciativas de produção artesanal. Em Passo do Sobrado (RS), produtores vêm investindo na fabricação de queijos de búfala, agregando valor à matéria-prima e ampliando a diversificação da oferta regional.

Leite de búfala se destaca por características nutricionais

Segundo Desireé Möller, o mercado combina expansão da demanda com boa rentabilidade. Ela ressalta ainda o diferencial do produto.

“O leite de búfala tem como diferencial sua composição. Classificado como A2A2, o produto apresenta maior facilidade de digestão e menor potencial inflamatório quando comparado ao leite de vaca”, afirma.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262