Connect with us


Paraná

Governo lança edital para conservação de estradas rurais na Lapa e Mallet

Publicado em

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), publicou edital para licitação e contratação de serviços de conservação na PR-281, entre Mallet e o distrito de Fluviópolis, em São Mateus do Sul, no Centro-Sul, e na PR-433, na Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba.

Somando os dois trechos das rodovias estaduais, serão atendidos 88,42 quilômetros. Estão previstos patrolamento e regularização de leito, escavação de vala lateral, escavação para saídas de água, instalação de bueiro e caixa de retenção e reaterro, além da escarificaçação, conformação e compactação do subleito, entre outros.

O Governo do Paraná prevê um investimento em torno de R$ 20.406.193,86, valor máximo para o envio das propostas. O prazo para execução dos serviços será de dois anos, contados a partir da emissão da ordem de serviço. 

Leia mais:  Vestibular 2024 da UEL tem 16 mil inscritos; Medicina e Psicologia são os mais concorridos

A disputa ocorrerá pela modalidade Pregão Eletrônico. Neste modelo, as participantes disputam a licitação entre si, com ofertas de preço cada vez menores, até uma delas ser declarada arrematante. A sessão está marcada para 18 de maio, às 10 horas, através do Portal de Compras do Governo Federal, disponível neste LINK.

A conservação das estradas não pavimentadas impacta diretamente na qualidade de vida da população que vive na zona rural, melhorando o deslocamento e acesso aos serviços essenciais como saúde, educação, cultura e lazer.

Outro fator importante é o quesito econômico para os pequenos produtores, facilitando o transporte de carga e diminuindo os custos para deslocamento até os principais centros urbanos. As regiões são fortes na produção de soja para exportação, além do abastecimento de milho, feijão, uva e erva-mate.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

Published

on

Com o impacto, Ludmylla Moreno morreu no local.

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).

 

A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.

A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.

No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.

Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.

Leia mais:  Volkswagen anuncia R$ 8 milhões para saúde, qualificação profissional e sustentabilidade

Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).

Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.

O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.

A Polícia Civil investiha o caso.

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262