Educação
Governo Federal autoriza construção de quatro novos IFs
O Governo Federal publicou na terça-feira, 14 de outubro, a Resolução nº 11/2025, que autoriza a implantação de quatro novos campi de institutos federais: Campus Fluvial do Instituto Federal do Amapá (IFAP); Campus Rosário do Sul do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul); Campus Piraí do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); e Campus Contagem do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).
As novas unidades se somam às mais de 100 novas unidades que estão sendo implantadas pelo Ministério da Educação (MEC) em todo o Brasil por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
Interiorização – O Campus Fluvial do IFAP será o primeiro do tipo na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e atenderá comunidades ribeirinhas do Amapá, com foco na oferta de cursos voltados às vocações locais — como recursos pesqueiros, agricultura familiar, energias renováveis e turismo. A embarcação contará com salas de aula, laboratórios e espaços de convivência, além da estrutura de apoio terrestre.
No Rio de Janeiro, o Campus Piraí será implantado em área central do município, fortalecendo o arranjo produtivo local e ampliando oportunidades de qualificação profissional, cursos técnicos e superiores. A unidade oferecerá cursos nas áreas de tecnologia, automação industrial, gastronomia, biotecnologia e gestão ambiental.
A nova unidade do IFSul, no Rio Grande do Sul, atenderá uma demanda histórica da comunidade da Fronteira Oeste, região estratégica de integração com o Mercosul. O projeto prevê a oferta de cursos técnicos e superiores em áreas como agropecuária, energias renováveis, gestão ambiental, turismo e economia criativa, contribuindo para o desenvolvimento local e para a permanência de jovens no território.
Já o Campus Contagem será instalado na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG) — uma das áreas mais industrializadas do país — e atenderá cerca de 1.400 estudantes. A unidade terá foco em formação técnica e superior nas áreas de indústria, tecnologia, gestão e inovação, fortalecendo o vínculo entre educação profissional e tecnológica e o setor produtivo regional.
Expansão – Com a criação dos mais de 100 novos IFs em todo o Brasil, a previsão é gerar mais de 140 mil novas vagas de educação profissional e tecnológica, majoritariamente de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os novos campi estão sendo implantados em regiões que ainda não possuem IFs ou que têm baixo número de matrículas em cursos técnicos de nível médio em relação à população da região. A expansão é uma das ações que visam ao cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE), o qual prevê triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, com pelo menos 50% da expansão no segmento público.
Consolidação – O Novo PAC também prevê recursos para a consolidação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com investimento de R$ 1,4 bilhão. Deste montante, mais de R$ 927 milhões já foram investidos na melhoraria e ampliação da infraestrutura das mais de 600 unidades existentes. A prioridade do investimento é a construção de restaurantes estudantis, bibliotecas, blocos de salas de aula e laboratórios, quadras poliesportivas e campi em sedes próprias.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Setec
Fonte: Ministério da Educação
Educação
MEC lança curso sobre direitos humanos e práticas midiáticas
O Ministério da Educação (MEC) lançou o “Curso de Aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos, Diversidades e Educação Midiática: práticas com a escola”. A formação visa ampliar o diálogo entre educação em direitos humanos, diversidades e educação midiática a partir de experiências práticas voltadas ao cotidiano escolar. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho, por meio do portal do Centro de Educação a Distância (CEaD) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Para o coordenador-geral de Políticas Educacionais em Direitos Humanos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Erasto Fortes Mendonça, a formação continuada é o principal caminho para instrumentalizar os educadores diante das diferentes realidades do nosso país. “O chão da escola é dinâmico e, hoje, é atravessado pelas telas e pelo ambiente digital. Associar os direitos humanos à educação midiática, nesta terceira edição do curso, é uma resposta urgente para que possamos enfrentar fenômenos como o discurso de ódio e a desinformação, transformando a teoria em práticas pedagógicas em busca da convivência democrática e do acolhimento dentro das salas de aula”, afirma.
O curso é gratuito, totalmente on-line e com certificação de 225 horas. As vagas são destinadas, prioritariamente, a professores e profissionais da educação básica com vínculo formal escolar. Contudo, demais interessados também poderão participar em caso de vagas remanescentes.
A formação está organizada em uma unidade geral e cinco unidades temáticas voltadas à construção de experiências formativas, propostas prático-pedagógicas e dinâmicas inspiradoras para desenvolvimento de ações junto à comunidade escolar. Entre os temas abordados estão educação midiática, direitos das crianças e adolescentes no ambiente digital, comunicação não violenta, diversidade sexual e de gênero, migrações internacionais no cotidiano escolar e enfrentamento à desinformação.
Ao longo do curso, os participantes terão acesso a videoaulas, textos-base, fóruns de discussão, atividades avaliativas, materiais complementares e sugestões de dinâmicas inspiradoras para desenvolvimento de ações junto à comunidade escolar.
A formação é ofertada pela UFU, em parceria com a Secadi, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Uberlândia.
Contexto – A iniciativa integra o projeto de Educação em Direitos Humanos da UFU e já formou milhares de profissionais em todo o país. Na segunda edição, realizada em 2025, o curso registrou 14.169 pessoas interessadas, dos quais 7.778 cursistas se matricularam com documentação validada. Ao final da formação, 6.528 participantes foram aprovados, representando um crescimento de 20,6% no número de concluintes em relação à primeira edição, realizada em 2024. O índice de aprovação da segunda edição foi superior a 83%, evidenciando o alcance e o engajamento dos cursistas ao longo da formação.
Os cursistas aprovados estão distribuídos em 1.604 municípios brasileiros, alcançando todos os estados da Federação, além de 692 novos municípios contemplados pela primeira vez na edição de 2025. Entre os participantes estavam professores da Educação Básica, coordenadores pedagógicos, profissionais da assistência social e da saúde, conselheiros municipais, técnicos de secretarias de educação, jornalistas e pesquisadores do ensino superior.
A ideia do curso surge em um contexto de ampliação dos debates sobre educação midiática, direitos humanos e convivência democrática nas escolas brasileiras, buscando fortalecer práticas pedagógicas capazes de lidar com fenômenos como desinformação, violências simbólicas, discursos de ódio e hiperexposição digital no ambiente educacional. A terceira edição pretende, portanto, ampliar ainda mais esse alcance nacional, fortalecendo práticas educativas voltadas à promoção dos direitos humanos, ao enfrentamento da desinformação e à valorização das diversidades nos espaços escolares.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi e da UFU
Fonte: Ministério da Educação
-
Paraná6 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Política Nacional7 dias agoAprovado projeto que impede bloqueio de gastos de agências reguladoras
-
Paraná4 dias agoCerimônia marca a posse de Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques como Procuradores de Justiça
-
Política Nacional7 dias agoCâmara aprova projeto que garante atestado para funcionário que acompanhar criança doente
-
Esportes6 dias agoColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
Agro6 dias agoPreço da maçã segue em queda no Brasil com estoques elevados e mercado saturado
-
Política Nacional6 dias agoCâmara aprova dispensa de licitação para SUS comprar hemoderivados de empresa pública
-
Esportes7 dias agoHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
