conecte-se conosco

Paraná

Governo do Paraná responde ACP e diz que é o responsável pela reabertura do comércio

Publicado

O governo estadual e a AMP (Associação dos Municípios do Paraná) emitiram uma nota conjunta nesta sexta-feira (10) para contestar o pedido da ACP (Associação Comercial do Paraná) para que os lojistas reabram o comércio a partir da próxima segunda-feira (13).
O governo do Paraná agradeceu que todas as associações comerciais têm auxiliado no combate ao coronavírus. Contudo, a nota deixa claro o recado: “quem determina o que abre e fecha é o Poder Público, numa ação conjunta entre Estado e municípios, respeitando as leis federais”.

Vale lembrar que o Ministério Público encaminhou, uma recomendação para que a ACP suspenda o pedido de reabertura do comércio.

Além disso, o Estado também reforçou que a prioridade no Paraná é a manutenção do isolamento social. A medida é vista pelo governo como estratégia principal para evitar a propagação do coronavírus e proteger a maior parte da população. Além disso, o governador Ratinho Junior fez um apelo à população para que respeitem as medidas restritivas e evitem “uma quarentena mais pesada”.

Por fim, a nota do governo com a AMP ainda diz que o diálogo segue aberto com as entidades da sociedade civil organizada e que seguirá respeitando as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), Ministério da Saúde e demais autoridades sanitárias.

Leia mais:  Nova onda de frio no Paraná não deve ser tão intensa quanto a última

Conforme o último levantamento da Sesa (Secretario de Estado da Saúde), o Paraná já soma 621 casos confirmados e 24 mortes pelo coronavírus.

Comentários Facebook

Paraná

Paraná se aproxima dos 470 mil casos de Covid-19 e mortes já são 8.676

Publicado

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (10) 1.625 casos confirmados e 7 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 469.538 casos confirmados e 8.676 mortos em decorrência da doença.

Os casos deste informe referem-se à pacientes que estiveram ou estão com a doença entre 24 de outubro de 2020 e 8 de janeiro de 2021. Os casos por data de confirmação do diagnóstico, ou encerramento (fechamento) do caso no sistema estão distribuídos nos meses: janeiro de 2021 são 1.541, os demais de 2020 nos meses de outubro 1, novembro 24 e dezembro 59. O detalhamento completo está no arquivo csv.

INTERNADOS – 1.350 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 1.075 pacientes em leitos SUS (585 em UTI e 490 em leitos clínicos/enfermaria) e 275 em leitos da rede particular (140 em UTI e 135 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 1.251 pacientes internados, 458 em leitos UTI e 793 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

Leia mais:  Ratinho Junior e equipe testam negativo para covid-19 após evento em Maringá

ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 7 pacientes. São 4 mulheres e 3 homens, com idades que variam de 40 a 90 anos. Os óbitos ocorreram nos dias 8 e 9 de janeiro.

Os pacientes que foram a óbito residiam em: Ponta Grossa (3), Arapongas (2). A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que morava em cada um dos seguintes municípios: Ampére e Santa Mariana.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 3.741 casos de residentes de fora, 73 pessoas foram a óbito.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana