Connect with us


Paraná

Governo apresenta programa Asfalto Novo, Vida Nova em evento nacional de trânsito

Publicado em

Com foco na requalificação urbana e na transformação das cidades, o Governo do Paraná apresentou na tarde desta quarta-feira (22) a autoridades nacionais o programa Asfalto Novo, Vida Nova, coordenado pela Secretaria das Cidades. O panorama aconteceu durante o XVII Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito (Focotran), em Foz do Iguaçu.

O chefe da Casa Civil e presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Paraná (Cetran-PR), João Carlos Ortega, detalhou o programa lançado em abril deste ano com a finalidade de pavimentar 100% do perímetro urbano dos pequenos municípios do Estado, além de garantir maior segurança, mobilidade urbana, acessibilidade e melhorias na saúde respiratória dos cidadãos.

“Sem dúvidas o Asfalto Novo, Vida Nova é um investimento inovador que o Governo do Estado está fazendo. Estamos levando recursos aos pequenos municípios com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos paranaenses. O projeto é completo, porque a pavimentação dos municípios impacta diretamente na segurança, na saúde, na mobilidade urbana e na rotina dos cidadãos no trânsito”, afirmou.

“Quem não se alegra em ter asfalto em frente a sua casa? Parar de sofrer com lama e pó, com problemas de saúde. Quem não se satisfaz com uma pista bem sinalizada em frente ao seu comércio? Calçadas novas e segurança para o pedestre? Iluminação pública e melhor visibilidade para quem dirige e para quem atravessa a pista? Todos nós queremos e o Governo do Paraná trabalha incansavelmente para que tenhamos”, complementou.

Sobre as ações e políticas públicas do Executivo, o secretário afirmou que o governo tem trabalhado em diversos outros programas de trânsito, com a meta de preservar vidas, como Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, uma parceria da Secretaria Estadual de Saúde, do Ministério da Saúde e Detran-PR. O programa já conseguiu reduzir em mais de 40% a taxa de mortalidade e lesões no trânsito, em 14 municípios assistidos.

Leia mais:  Asfalto Novo, Vida Nova: Governo orienta municípios para acelerar liberação dos recursos

O Descomplica Detran, um braço do Descomplica Paraná, coordenado pela Casa Civil, que agiliza e desburocratiza os serviços de trânsito em todo o Estado, garantindo respostas dos órgãos de trânsito de maneira rápida e efetiva aos cidadãos, também foi destaque durante a palestra do chefe da Casa Civil.

Para o diretor-presidente do Detran-PR, o Asfalto Novo, Vida Nova soma-se a outros programas de pavimentação e segurança no trânsito, em todos os municípios do Estado, e a sua divulgação é essencial para outros estados possam avaliar modelos já implantados no Paraná.

“O programa está muito conectado com todos os assuntos que nós estamos tratando de trânsito porque nós estamos falando de mobilidade, de calçamento, de iluminação pública, de sinalização. E ele está trazendo isso para os municípios pequenos, em várias etapas. Esse programa deve ser compartilhado com o restante do Brasil”, explicou.

Leia mais:  Nota Paraná registra quase 1 milhão de novos cadastros em dois anos

ENCONTRO NACIONAL DE TRÂNSITO – O Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito (Focotran) está acontecendo durante 78º Encontro Nacional dos Detrans (END). O evento é uma realização da Associação Nacional dos Detrans (AND), e pela primeira vez é sediado no Paraná.

No evento estão sendo debatidos temas relacionados ao trânsito e sua legislação, além de tecnologias e soluções aplicadas nas mais diversas áreas do setor. O evento reúne diretores dos Departamentos Estaduais de Trânsito, autoridades locais, técnicos da área de trânsito e colaboradores de setores que atuam com políticas públicas voltadas ao trânsito.

ASFALTO NOVO, VIDA NOVA – A primeira etapa do Asfalto Novo, Vida Nova contemplou municípios de até 7 mil habitantes. 146 municípios assinaram convênios para pavimentação e 104 para iluminação pública.

Na primeira etapa, o programa melhorou a vida de 715 mil paranaenses. Os investimentos chegaram a R$ 664 milhões, do Tesouro do Estado e da Assembleia Legislativa do Paraná, que devolveu sobras do orçamento para que o Estado investisse em pavimentação.

A segunda fase do programa foi lançada no início deste mês e envolve investimento de R$ 132 milhões, destinados a 38 municípios de 7.001 a 12 mil habitantes. Serão R$ 98,49 milhões para pavimentação e R$ 33,6 milhões para iluminação. Os recursos serão liberados pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid).

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Mais de 300 mil estudantes da rede estadual se cadastram na Carteira de Trabalho Digital

Published

on

O programa coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) com o objetivo de aproximar ensino e mercado de trabalho foi um êxito. No período de 30 de março a 12 de junho deste ano mais de 300 mil estudantes realizaram cadastro na Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) e na plataforma Emprega Brasil, por meio do Conexão Empregabilidade.

O objetivo do programa é proporcionar a esses estudantes oportunidades de desenvolvimento profissional, estimulando seu envolvimento com o mundo do trabalho, facilitando sua inserção no mercado formal, fomentando a oferta de vagas de estágio remunerado e programas de aprendizagem profissional, como o Jovem Aprendiz, e políticas públicas voltadas à empregabilidade.

“Nós implantamos um programa pioneiro no Brasil, integrando o registro laboral às escolas”, comemora o governador Carlos Massa Ratinho Júnior. “Em 60 dias, nós fizemos 300 mil carteiras de trabalho. Isso se reflete em impacto positivo no mercado de trabalho, além de ajudar a criar oportunidades para os nossos alunos”, completa.

A ação nasceu a partir do termo de cooperação técnica firmado entre a Seed-PR, a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná (SETR) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e é voltado para jovens a partir de 14 anos que estejam regularmente matriculados ou sejam egressos da rede, em especial aqueles de cursos técnicos e formações profissionalizantes.

Leia mais:  Estado anuncia R$ 50 milhões para transferências aos fundos municipais de cultura

Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o programa ajuda a preparar os alunos da rede para a vida profissional. “No Paraná, nós trabalhamos sempre pensando no futuro do estudante”, explica. “O programa funciona como uma ponte entre a etapa escolar e o desempenho de cidadania, já que a atuação no mercado de trabalho é parte importantíssima desse processo”, conclui.

AUTONOMIA E APRENDIZADO – Por auxiliar na inserção no mercado de trabalho, o programa acaba proporcionando aos estudantes a possibilidade de desenvolverem valores como responsabilidade e respeito, além de estimular a independência financeira.

“É muito bom ter essa autonomia”, destaca Carolina Dobrowolski Gerard, 17 anos, que está na 3ª série do Ensino Médio e desde o ano passado trabalha em um supermercado. “Mas melhor ainda é saber que estou no caminho certo, que vou me formar já preparada para o mercado de trabalho”, reflete.

Já o estudante Eric Eduardo Fernandes Teixeira, 16 anos, enxerga na experiência uma oportunidade de aprendizado constante. “Tem sido tudo muito proveitoso, porque já aprendi muita coisa, como lidar com questões financeiras e de gestão de pessoas, além de ter aprendido a me comunicar melhor”, conta ele, empregado há cerca de 3 meses. “Espero poder transmitir o que tenho aprendido, para motivar outros jovens a seguirem o mesmo caminho e ajudarem a dar um futuro melhor ao país”, conclui Eric.

Leia mais:  Primeira Unidade Mista de Saúde do Paraná em Maria Helena alcança 5,9 mil atendimentos

SOBRE O CADASTRO – A ação de cadastro foi realizada em escolas da rede estadual, com acompanhamento pedagógico, e todo o apoio das equipes gestoras à orientação de alunos e responsáveis. O cadastro tem como objetivo garantir que os estudantes tenham o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital instalado e a conta Gov.br validada. Dessa forma, por meio da Plataforma Emprega Brasil, os alunos podem ser visualizados pelo Sistema Nacional de Empregos (SINE) e candidatar-se gratuitamente a vagas de emprego e cursos de qualificação.

A CTPS Digital é documento único que substitui o modelo físico da Carteira de Trabalho, e é essencial para a participação em processos formais de contratação, registro de vínculos trabalhistas e acesso a programas de aprendizagem profissional.

A iniciativa integra as políticas públicas estaduais voltadas à empregabilidade, sem substituição das atividades pedagógicas regulares.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262