Connect with us


Paraná

Ganhando o Mundo Professor leva pedagoga de Rio Bonito do Iguaçu ao Canadá

Publicado em

Do interior do Paraná às paisagens geladas do Canadá. Para a pedagoga Debora Barella, do Colégio Rural Estadual de Pinhalzinho, em Rio Bonito do Iguaçu, o novo cenário representa mais do que quilômetros percorridos. Representa intenso aprendizado, reconhecimento e troca de experiências. Ainda mais após o tornado que atingiu o município do Centro-Sul do Estado em novembro do ano passado

Única docente do município a integrar o programa Ganhando o Mundo Professor, Debora se une a outros 250 educadores da rede estadual do Paraná nesta edição, que tem como objetivo proporcionar formação continuada em contexto internacional, com imersão em práticas educacionais de referência e metodologias inovadoras adotadas em sistemas de ensino reconhecidos mundialmente. Eles embarcaram pelo Aeroporto Internacional Afonso Pena, no último dia 06 de fevereiro.

A experiência internacional de Debora ganha contornos ainda mais profundos quando conectada à realidade de Rio Bonito do Iguaçu, município que recentemente atravessou um período de dor e desafios, como consequência de um tornado que provocou destruição intensa. Para ela, nesse contexto, a escola deixou de ser apenas espaço de transmissão de conteúdo para assumir um papel essencial na reconstrução social e emocional da comunidade. É justamente por isso que a formação continuada, em sua avaliação, torna-se estratégica.

“A formação, especialmente por meio do Ganhando o Mundo, vai me dar instrumentos para trazer novas perspectivas de resiliência e inovação para os nossos alunos e professores”, destaca. Mais do que aprender novas metodologias, ela busca referências que ajudem a fortalecer vínculos, restaurar a confiança e ampliar horizontes dentro da sala de aula.

Debora não enxerga o intercâmbio como uma conquista individual, mas como uma responsabilidade coletiva. O compromisso, segundo ela, é adaptar práticas, traduzir experiências e compartilhar aprendizados com a equipe escolar e com a rede estadual. A expectativa é que o conhecimento adquirido reverbere nas escolas do interior do Paraná, fortalecendo o ensino público e ampliando as possibilidades de aprendizagem em um momento em que educar também significa reconstruir.

Leia mais:  Aplicação de recursos e avanços: Conselho Estadual aprova gestão da Saúde em 2025

Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, a iniciativa amplia horizontes e fortalece a escola pública. “Ao investir na formação internacional dos nossos professores, o Paraná fortalece práticas pedagógicas inovadoras, amplia o repertório educacional da rede e garante que esse conhecimento retorne às escolas, impactando diretamente a aprendizagem dos estudantes”, afirmou.

DIAS INTENSOS E DESCOBERTAS – Instalada em Toronto desde a segunda semana do mês, Debora revela que os dias têm sido intensos e repletos de descobertas ao longo da formação realizada na Greystone College Toronto, renomada instituição de ensino canadense, reconhecida pela proposta prática e pelo diálogo constante com tendências educacionais inovadoras. A rotina inclui visitas a escolas, acompanhamento de aulas e diálogos com educadores locais, experiências que, segundo ela, ampliam o olhar sobre o papel da escola na formação integral dos estudantes.

Para Debora, o contato direto com as metodologias adotadas no Canadá permite compreender como princípios pedagógicos ganham forma concreta no cotidiano escolar. “Um dos aspectos que mais me chama a atenção é o equilíbrio entre equidade e excelência no sistema educacional canadense. É interessante observar de perto como a educação inclusiva se materializa na prática, como estudantes de diferentes culturas, origens e necessidades compartilham o mesmo espaço de aprendizagem e avançam juntos, com resultados consistentes”, revela.

A intenção, segundo ela, é ir além da teoria e entender como essas estratégias podem ser adaptadas à realidade paranaense, respeitando contextos e especificidades, mas mantendo o compromisso com uma educação que seja, ao mesmo tempo, inclusiva e de qualidade. “Outro ponto que tem me chamado muito a atenção aqui é o papel do professor como mediador do conhecimento. Eles não ocupam o centro absoluto do processo; atuam muito mais como facilitadores, estimulando a curiosidade e conduzindo o estudante para que ele construa o próprio aprendizado”, comenta.

Leia mais:  Guarda Compartilhada Pode Se Tornar Obrigatória Mesmo Nos Casos de Desacordo Entre os Guardiões

“Também tenho buscado compreender melhor como funcionam as avaliações formativas, que utilizam o feedback contínuo como ferramenta de crescimento. Quero entender, na prática, como eles usam esse retorno constante para promover o avanço do aluno ao longo de todo o percurso, e não apenas focar em notas ou provas finais”, diz.

GANHANDO O MUNDO – Maior programa de intercâmbio internacional voltado à rede pública estadual no Brasil, o Ganhando o Mundo possibilita que estudantes e profissionais da educação tenham contato direto com práticas acadêmicas e culturais em instituições de referência no Exterior.

A versão do programa destinada aos professores foi lançada em 2023 e contemplou, em sua primeira edição, 99 docentes da rede estadual, que realizaram intercâmbio na Finlândia e no Canadá. Ao longo da experiência, os intercambistas participaram de formações voltadas ao aperfeiçoamento de metodologias pedagógicas e ao fortalecimento da prática docente em sala de aula.

A 2ª edição do programa tem como objetivo permitir a 250 docentes paranaenses a oportunidade de ampliar sua capacidade profissional e aprimorar suas práticas pedagógicas entrando em contato com sistemas educacionais de excelência. O intercâmbio terá a duração de três semanas e a escolha do Canadá como destino se deve à nota alcançada pelo país no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), principal indicador de qualidade educacional internacional, no qual figurou entre os 10 primeiros, sendo o único das Américas a compor o ranking.

O Colégio selecionado para a formação foi o Greystone College Toronto. A instituição promove formação personalizada em língua portuguesa sendo considerada uma das principais instituições privadas de ensino profissionalizante do país norte-americano.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

PMPR forma 34 policiais para uso de cães em operações e patrulhamentos

Published

on

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) formou nesta quinta-feira (16), em Curitiba, 34 novos policiais para emprego de cães em operações de segurança pública. A capacitação integra a estratégia de reforço operacional da corporação no enfrentamento ao tráfico de drogas, na localização de ilícitos e na atuação em ocorrências de maior risco.

O 8º Curso de Cinotecnia Policial Militar teve duração de pouco mais de um mês e carga de 245 horas de instruções teóricas e práticas, voltadas à formação de operadores aptos a atuar com cães em diferentes cenários, como patrulhamento, detecção de entorpecentes, busca, captura e controle de distúrbios. 

“A capacitação contínua do nosso efetivo é fundamental para garantir respostas cada vez mais qualificadas à sociedade. A cinotecnia representa uma ferramenta moderna, eficiente e alinhada às melhores práticas operacionais, fortalecendo a atuação da Corporação em diversas frentes”, afirmou o subcomandante-geral da PMPR, coronel Paulo Renato Aparecido Siloto.

A formação amplia a capacidade de atuação da corporação em operações em todo o Estado, especialmente no enfrentamento ao tráfico de drogas e na atuação em situações de risco.

Leia mais:  Paraná tem 27 atletas nos Jogos Sul-Americanos da Juventude do Panamá

FORMAÇÃO – Os policiais foram treinados para empregar cães em diferentes cenários operacionais, incluindo patrulhamento, detecção de entorpecentes, controle de distúrbios e captura de indivíduos em situação de resistência.

Em simulações realizadas durante o curso, foram demonstradas técnicas de contenção com cães de proteção, considerados instrumentos de menor potencial ofensivo, capazes de imobilizar suspeitos com segurança e proporcionalidade. O curso também aborda fundamentos do comportamento canino, técnicas de adestramento e diretrizes para o uso responsável dos animais, garantindo eficiência operacional aliada ao bem-estar animal.

Ainda foram apresentados exercícios de faro, em que os cães identificam drogas ocultas em bagagens, veículos e compartimentos diversos, mesmo em concentrações mínimas.

“Os policiais que concluem este curso retornam às suas unidades não apenas mais capacitados, mas também com a missão de difundir a doutrina cinotécnica, elevando o padrão operacional e ampliando o emprego técnico dos cães de serviço em todo o estado”, destacou o comandante da Companhia Independente de Operações com Cães (CIOC), capitão Marcelo Henrique Hoiser.

Leia mais:  Guarda Compartilhada Pode Se Tornar Obrigatória Mesmo Nos Casos de Desacordo Entre os Guardiões

USO DE CÃES – O uso de cães policiais tem impacto significativo nos resultados operacionais da corporação. Em 2025, ações com apoio de equipes cinotécnicas resultaram na apreensão de aproximadamente 141 toneladas de maconha, 2,8 toneladas de cocaína, 110 quilos de crack e 730 quilos de haxixe. No mesmo período, também foram apreendidas mais de 405 armas de fogo e 5.200 munições, além da prisão de cerca de 1.500 pessoas em ocorrências relacionadas ao tráfico e outros crimes. 

Os novos operadores formados passam a reforçar unidades especializadas e operacionais em diferentes regiões do Paraná, ampliando a cobertura e a presença das equipes com cães em ações estratégicas. Além do enfrentamento ao tráfico, o emprego do cão policial também é utilizado em operações de fiscalização, buscas, apoio a abordagens e em ações integradas com outras forças de segurança.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262