Connect with us


Paraná

Gaeco deflagra megaoperação contra o crime organizado, com o cumprimento de 559 mandados no Paraná e mais três estados

Publicado em

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná deflagrou na manhã desta segunda-feira, 15 de junho, a Operação Panóptico (Convergência Nacional PR-01), com o cumprimento de 304 mandados de prisão e 255 de busca e apreensão em quatro estados: Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. A ação tem por alvo uma organização criminosa de abrangência nacional que atua a partir de presídios.

A operação, decorrente de investigações promovidas pelos dez núcleos do Gaeco no estado, ocorreu em integração com a Secretaria de Segurança do Paraná, com ampla atuação de todas as forças policiais (Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Polícia Científica), e teve a participação de cerca de 1000 policiais de 204 equipes. Parte das buscas (92) e dos mandados de prisão (176) foi cumprida em estabelecimentos prisionais, já que dizem respeito a investigados já encarcerados.

No Paraná, onde se concentra a grande maioria das ordens judiciais, os mandados foram cumpridos em 34 municípios: Astorga, Arapoti, Candói,  Cascavel, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Guarapuava, Irati, Jandaia do Sul, Laranjeiras do Sul, Loanda, Londrina, Manoel Ribas, Maringá, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Paranavaí, Paranacity, Piraquara, Ponta Grossa, Porecatu, Prudentópolis, Roncador, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Sarandi, Sengés, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória. Além disso, houve cumprimento de mandados em Naviraí (MS), Joinville (SC), Bauru (SP) e Itapecerica da Serra (SP).

Leia mais:  PCPR na Comunidade atende pessoas em situação de rua em Curitiba

O objetivo da operação é responsabilizar o maior número de integrantes da facção criminosa, enfraquecendo sua atuação no estado, arrecadando provas e buscando elucidar outros crimes que estejam sendo praticados. Além disso, as prisões requeridas e decretadas têm o propósito de impedir que as atividades criminosas desses integrantes prossigam.

As investigações vêm sendo desenvolvidas desde o final do ano passado, em todas as regiões do Paraná, com medidas deferidas por órgãos do Poder Judiciário em diversas comarcas do estado.

Panóptico ‒ O nome da operação deriva da palavra “panóptico” (na etimologia grega, “aquilo onde tudo é visto”), que teve seu uso popularizado pelo sociólogo Michel Foucault na obra Vigiar e Punir, para conceituar o sentimento de controle constante a partir de uma estrutura arquitetônica da qual é possível observar de cima uma vasta área, trazendo a percepção de uma vigilância perpétua e onipresente.

GNCOC ‒ A operação se insere nas diretrizes do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). O GNCOC congrega o Ministério Público brasileiro e foi criado em fevereiro de 2002, por iniciativa do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), para combater o crime organizado que atinge todo o país. É formado pelos Gaecos de todo o país e trabalha de maneira integrada com as polícias (Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e as receitas estadual e federal, entre outros órgãos.

Leia mais:  Ministério Público do Paraná emite recomendação administrativa para que seja garantida a oferta de água potável ao público na Festa do Peão de Colorado

Coletiva de Imprensa

 segunda-feira, 15 de junho, às 10h30, no auditório do Bloco 1 da sede do MPPR em Curitiba (Rua Marechal Hermes, 751 ‒ Térreo).

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4249

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook

Paraná

PMPR apreende mais de 660 quilos de maconha e peças de fuzis na Região Metropolitana de Curitiba

Published

on

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) apreendeu na manhã deste domingo (14) mais de 660 quilos de maconha, peças de armamento de uso restrito e prendeu três homens durante uma ação na Região Metropolitana de Curitiba.

A ocorrência teve início após equipes policiais receberem informações sobre um veículo Hyundai Creta que estaria transportando ilícitos. Durante a abordagem, realizada com apoio de equipes do 13º Batalhão de Polícia Militar, dois homens foram presos e constatou-se que o automóvel circulava com sinais de clonagem.

No decorrer das diligências, os abordados informaram que a carga transportada havia sido transferida para um caminhão na região de Fazenda Rio Grande. Com base nas informações, equipes do Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE) deslocaram-se até o local indicado e localizaram o veículo estacionado em um terreno.

Leia mais:  Município de Ivaté firma termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público do Paraná para implantar Programa Família Acolhedora até maio de 2027

Durante a vistoria no compartimento de carga, os policiais encontraram aproximadamente 660 quilos de maconha, cerca de 2,8 quilos de haxixe e diversas peças de armamento compatíveis com fuzis calibre 7,62, em quantidade suficiente para a montagem de pelo menos quatro armas, além de componentes sobressalentes.

Além dos entorpecentes e das peças de armamento, um terceiro homem foi detido durante a ação. A ocorrência segue em andamento e está sendo apresentada à Polícia Civil para os procedimentos de polícia judiciária cabíveis.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262