Connect with us


Paraná

Gaeco cumpre mandados de busca e apreensão em investigação de possível lavagem de dinheiro envolvendo ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa

Publicado em

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná – em ação conjunta com os Gaecos de Goiás e Minas Gerais – cumpriu nesta quarta-feira, 12 de julho, sete mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Criminal de Curitiba. Um dos mandados foi cumprido no Paraná, e os outros, em Goiás (quatro) e Minas Gerais (dois).

As investigações apuram possível crime de lavagem de dinheiro por meio da exploração agrícola de áreas relacionadas ao ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná que foi o alvo principal das operações Diários Secretos e Ectoplasma – as áreas estão sob sequestro judicial.

Foram apreendidos telefones celulares, computadores e documentos, além de R$ 1.147.272,00 em espécie encontrados no endereço de um dos investigados em Minas Gerais.

A ação deflagrada hoje é continuação da que foi desencadeada em setembro de 2021 (ver abaixo).

Matéria anterior:

02/09/2021 – Gaeco cumpre busca e apreensão em endereços ligados a ex-diretor da Assembleia Legislativa do Paraná envolvido nos Diários Secretos

Leia mais:  Produção paranaense: Biblioteca Pública do Paraná promove 8ª Flibi em dezembro

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4469

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook

Paraná

Pelo segundo ano consecutivo, o MON é indicado ao Prêmio ABCA

Published

on

O Museu Oscar Niemeyer figura pelo segundo ano consecutivo entre os finalistas do Prêmio ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte, um dos mais importantes no cenário nacional das artes. A mostra “A cor e o lirismo de Alberto Massuda – 100 anos”, realizada pelo MON, com curadoria de Fernando Bini, está indicada na categoria Destaques Sul – melhor exposição do ano.

Inaugurada em novembro de 2025, na Sala 7, a exposição reuniu mais de 90 pinturas que retratam diversas fases da trajetória do artista (1925–2000), que nasceu no Egito e escolheu o Paraná para viver.

A mostra sugeria um percurso que iniciava com a sua produção no Cairo, percorria os primeiros anos no Brasil, apresentava a sua integração ao movimento artístico curitibano e chegava aos últimos anos de sua produtiva trajetória, sempre com traços fortes e marcantes, característicos do conjunto de sua obra.

No ano passado, a exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, também realizada pelo Museu Oscar Niemeyer, foi destaque no Prêmio ABCA ao vencer nas categorias de Melhor Curadoria e Melhor Exposição do Ano. A mostra teve curadoria de Maria José Justino e Fabricio Vaz Nunes.

Leia mais:  Com ginásio lotado, finais da 69ª edição dos Jogos Escolares do Paraná começam em Apucarana

As nomeações do prêmio são elaboradas a partir de indicações dos associados da organização, que atualmente conta com quase 170 críticos de arte de todas as regiões do Brasil. As 18 categorias da premiação são destinadas a artistas visuais, curadores, críticos, pesquisadores, gestores e instituições culturais que mais contribuíram para a cultura nacional naquele ano.

A cerimônia pública de entrega do Prêmio ABCA será em 27 de agosto, em São Paulo. Veja a lista completa dos indicados AQUI.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Leia mais:  Produção paranaense: Biblioteca Pública do Paraná promove 8ª Flibi em dezembro

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262