Connect with us


Paraná

Família de Paulo Leminski recebe textos do autor que ficaram esquecidos em avião

Publicado em

A Biblioteca Pública do Paraná foi palco, nesta quarta-feira (18), de uma cerimônia marcada por emoção e memória literária: a entrega à família de materiais do escritor Paulo Leminski que permaneceram desaparecidos por mais de quatro décadas. O conteúdo foi entregue às filhas do poeta, Aurea e Estrela Leminski, no Auditório da Biblioteca Pública do Paraná.

Os documentos, esquecidos pelo autor durante um voo entre Curitiba e São Paulo, em 1982, foram encontrados na época pelo então gerente da Varig, Ernani Edson de Paula. Sem saber da relevância histórica do conteúdo, ele guardou os escritos por 44 anos. A história veio à tona recentemente, quando sua filha, Caroline de Paula, identificou o material e buscou apoio do jornalista Célio Martins, que auxiliou na verificação da autenticidade junto à família do poeta.

Os textos encontrados são exercícios literários de Leminski, como esboços, rascunhos, estudos, alguns manuscritos e outros datilografados, com anotações. Entre os itens estão poemas, anotações e a tradução para o inglês de uma música de Gilberto Gil, “Esotérico”, além do cartão de embarque, que ficou no meio dos escritos.

Leia mais:  Portos do Paraná instala novas composteiras em escolas da Ilha do Mel

“Após 44 anos e com auxílio de minha filha Caroline, faço a entrega hoje dos escritos do poeta Paulo Leminski aos familiares. O envelope foi deixado a bordo da aeronave, após o desembarque dos passageiros. Leminski desembarcou às pressas, quando o chefe de equipe localizou o envelope fazendo chegar às minhas mãos, e assim encaminhado ao setor de Achados e Perdidos”, contou Ernani Edson de Paula.

“Após várias tentativas de devolução sem sucesso foi encaminhado para a gerência do aeroporto, e ficou entre meus materiais que guardei depois da minha aposentadoria. Guardei e pensei: algum dia entrego a quem é de direito. Felizmente, missão cumprida”, disse.

O diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Luiz Felipe Leprevost, ressaltou a importância deste fato. “Estamos diante de um acontecimento, pelo valor histórico de reunir textos de um dos poetas mais importantes do Brasil”, afirmou o diretor. Ele relembrou que Leminski era um frequentador assíduo da instituição. “Com muita alegria recebemos este evento, é como se ele estivesse voltado para a casa”.

Leia mais:  Poupatempo realiza mais de 800 atendimentos durante Paraná em Ação em Colombo

“Essa pasta chega até nós 44 anos depois de ter sido esquecida, exatamente o mesmo tempo que meu pai viveu. É muito especial ver o quanto esse material desperta curiosidade e interesse nas pessoas. Isso só reforça que a obra dele continua viva, atravessando o tempo e criando novas conexões. Esse gesto tão atencioso e generoso do Ernani, junto com todos que fizeram esse material chegar até as nossas mãos, mostra um cuidado com a memória e com a cultura e nos emociona profundamente”, disse Aurea Leminski, filha do escritor.

Os itens encontrados compõem uma mostra gratuita em cartaz na Biblioteca Pública do Paraná, que segue aberta à visitação do público até o fim de março.

Serviço:

Biblioteca Pública do Paraná

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba – PR

(41) 3221-4900

bpp.pr.gov.br

@bibliotecapr

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Museu do Saneamento abre exposição coletiva inédita produzida por crianças

Published

on

O Museu do Saneamento, mantido pela Sanepar, abriu no domingo (24) espaço para a sua primeira exposição de obra infantil coletiva de longa permanência. Crianças entre 7 e 10 anos participaram da oficina “Água e Paz: O Direito Universal ao Bem Comum”, uma atividade que integrou a programação oficial da 24ª Semana Nacional de Museus (SNM).

Promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o circuito nacional trouxe neste ano o tema “Museus: unindo um mundo dividido”, propondo uma reflexão sobre o papel social dessas instituições diante de cenários de conflito e desigualdade.

A programação no museu começou com uma visita mediada pelo gestor ambiental Ronaldo Barreto. Durante o percurso, os pequenos e seus familiares conversaram sobre a importância da democratização do acesso à água tratada e ao saneamento como pilares para a saúde, o desenvolvimento social e a harmonia entre os povos. Inspiradas pelo debate, as crianças (acompanhadas por seus pais e responsáveis) utilizaram técnicas de recorte, colagem e desenho para confeccionar um grande painel-manifesto.

A iniciativa marcou o lançamento do projeto “Crianças expositoras – descobertas e talentos em defesa da água”. De acordo com a coordenadora de Patrimônio Histórico e Cultural da Sanepar, Marcia Caiut, a ideia nasceu do desejo de dar protagonismo definitivo à comunidade dentro do espaço cultural.

Leia mais:  Novo bueiro vai solucionar ponto de erosão em rodovia estadual de Campo Mourão

“Sempre tivemos a intenção de retomar as dinâmicas infantis no Museu e já realizamos diversas ações semelhantes. No entanto, as produções costumavam ir embora com os participantes”, explica Marcia. “Desta vez, o convite foi além: propusemos que as crianças deixassem suas mensagens registradas para o público. Pais e filhos compreenderam perfeitamente a importância de estampar no painel a visão da água como um direito de todos. Essa primeira turma inaugurou o projeto em grande estilo, e a obra coletiva ficará em exposição até o final de junho”.

A coordenadora ressalta que a oficina cumpriu seu papel. “Conseguimos conectar o tema nacional da SNM à nossa missão essencial. Tratamos da água sob a perspectiva da paz, relembrando que o museu deve ser uma ferramenta viva de diálogo, conscientização e transformação social”, afirma. A Sanepar já avalia os resultados desta primeira edição para divulgar novas oficinas em breve no site da Companhia.

VISITAS – O Museu do Saneamento está de portas abertas para visitas espontâneas e agendadas. O  acesso para pedestres é feito pela Avenida Victor Ferreira do Amaral, 1.760, no bairro Tarumã, em Curitiba (não há estacionamento para visitantes no local). O espaço abre para visitas de terça a domingo, das 9 às 17 horas, com a última entrada recomendada até as 16 horas.

Leia mais:  Quatro universidades estaduais do Paraná estão entre as melhores da América Latina

As visitas ao Museu são gratuitas. É possível fazer visitas individuais ou em pequenos grupos de forma espontânea, sem agendamento. Para grupos a partir de cinco pessoas, o agendamento deve ser feito pelo site www.museuplanetaagua.org.br (acesse o campo “Agende sua visita” e confira as datas e os horários disponíveis). Em dias de lotação, há fornecimento de senhas no local. 

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262