Paraná
Exposição do Museu da Imagem e do Som do Paraná celebra história do movimento LGBTI+
O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), em parceria com o Cedoc LGBTI+ do Grupo Dignidade e com colaboração técnica do Acervo Bajubá, promove a exposição “Memórias da (r)existência LGBTI+ no Paraná”, com cerimônia de abertura na próxima terça-feira (16), às 19h. A mostra ficará em cartaz até 17 de setembro de 2023.
Em colaboração com acervos da Biblioteca Pública do Paraná, do Museu de Arte Contemporânea do Paraná e do Museu da História da Medicina do Paraná, a proposta da exposição é celebrar a história das pessoas LGBTI+ paranaenses.
- MON divulga programação da 21ª Semana Nacional de Museus
-
Exposição do artista Jaume Plensa no MON pode ser vista até domingo
As narrativas perpassam temas como o discurso médico, os movimentos sociais, a luta contra o HIV, a produção cultural e artística, entre outras. A curadoria coletiva é de Alberto Schmitz II, Alex Godoy Padilha de Souza, Maria Victória Ribeiro Ruy e Remom Matheus Bortolozzi.
Para além da abertura, a programação da mostra contará com eventos quinzenais, que tratarão de saúde mental das pessoas LGBTI+, da visibilidade lésbica, da cena drag em Curitiba, entre outros temas.
A programação será veiculada nas redes sociais do MIS-PR e do Grupo Dignidade, @mis_pr e @grupodignidade no Instagram.
Serviço
“Memórias da (r)existência LGBTI+ no Paraná”
De 16 de maio a 17 de setembro
Abertura: 16 de maio, 19h
Museu da Imagem e do Som do Paraná
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Curitiba
Fonte: Governo PR
Paraná
Governador Ratinho Junior sanciona lei que prevê auxílio para famílias de Rio Bonito do Iguaçu
O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou na noite deste domingo (9) a lei ( ) que altera o Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap) e agora prevê auxílio mais célere às famílias das cidades atingidas pelo tornado de sexta-feira (7). A Assembleia Legislativa aprovou o texto de maneira unânime em duas sessões extraordinárias neste domingo (9) em um esforço coordenado para auxiliar as vítimas.
Até então a lei permitia apenas repasse fundo a fundo com municípios e a mudança vai permitir o repasse direto de recursos financeiros às famílias que tiveram as casas destruídas, especialmente no município de Rio Bonito do Iguaçu. Os critérios serão estabelecidos por decreto, mas a ideia é liberar até R$ 50 mil por família. O investimento inicial deve ser de R$ 50 milhões.
“O objetivo era ser rápido e concluímos essa etapa com apoio fundamental dos nossos deputados estaduais. Esse esforço coletivo mostra que a união ajudará a reconstruir Rio Bonito do Iguaçu e outras localidades atingidas pelo tornado e os temporais dos últimos dias”, afirmou Ratinho Junior.
- Histórias comoventes: moradores de Rio Bonito do Iguaçu começam a reconstruir a vida
- Copel e Sanepar avançam na reconstrução dos serviços essenciais em Rio Bonito do Iguaçu
O Estado já iniciou o planejamento para a reconstrução de casas, da sede da Apae e das escolas de Rio Bonito do Iguaçu, na região Centro-Sul. A reconstrução vai iniciar assim que as equipes de engenharia finalizarem os diagnóstico técnico e estrutural das residências. Cerca de 200 engenheiros da Cohapar e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA/PR) iniciaram já neste domingo a avaliação dos prejuízos e também da condição estrutural das construções.
Em paralelo, a Cohapar também está elaborando um programa para a construção de novas casas na cidade, que teve 90% de sua estrutura comprometida, incluindo residências, comércio e prédios públicos.
O Governo do Estado do Paraná também está mobilizando um grande aparato de maquinários e equipes para o trabalho de limpeza e remoção de entulhos em Rio Bonito do Iguaçu. Desde a madrugada de sábado (8), mais de trinta equipamentos, entre escavadeiras, pás-carregadeiras, caminhões, pantaneiras e tratores, estão sendo utilizados para desobstruir vias, remover destroços e reorganizar os espaços públicos. Os maquinários foram cedidos pela Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, por municípios vizinhos e também por órgãos do Governo do Estado, como o DER-PR e a Defesa Civil Estadual.
CALAMIDADE – A Assembleia Legislativa também homologou o decreto estadual reconhecendo a situação de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, o que vai agilizar a reconstrução das moradias e garantir apoio imediato à população afetada.
Fonte: Governo PR
-
Polícial6 dias agoPCPR divulga foto de homem foragido por furto qualificado e associação criminosa em Curitiba
-
Entretenimento6 dias agoVirginia Fonseca curte dia de parque com as filhas em Madri: ‘Minhas princesinhas’
-
Economia7 dias agoSeminário reforça papel estratégico da gestão de riscos na modernização do comércio exterior
-
Agro6 dias agoMesmo com corte da Petrobras, gasolina sobe em outubro e etanol recua levemente, aponta Edenred Ticket Log
-
Brasil6 dias agoSecretaria Nacional de Aquicultura realiza oitiva da cadeia de peixes nativos e visita projeto de piscicultura sustentável em Rondônia
-
Polícial2 dias agoMissão Paraná: Guarapuava encerra ciclo de ações integradas das forças de segurança nos Campos Gerais
-
Paraná6 dias agoRatinho Junior recebe Troféu Guerreiro do Paraná durante posse de nova diretoria do MPP
-
Entretenimento7 dias agoVirginia Fonseca e Vini Jr. posam agarradinhos: ‘Ele viaja para jogar’
