Connect with us


Agro

Exportações de soja devem alcançar 3,37 milhões de toneladas em dezembro, aponta Safras & Mercado

Publicado em

As exportações brasileiras de soja em grão devem atingir 3,379 milhões de toneladas em dezembro, segundo o line-up, a programação de embarques nos portos do país. Os dados são de levantamento da Safras & Mercado. O volume representa um avanço expressivo em relação ao mesmo mês do ano passado, quando as exportações somaram 1,472 milhão de toneladas, conforme estimativa da consultoria.

Desempenho mensal e acumulado do ano reforçam protagonismo da soja brasileira

Em novembro, os embarques totalizaram 4,234 milhões de toneladas, demonstrando o forte ritmo de exportações no final do ano. No acumulado de janeiro a dezembro de 2025, o line-up indica um total de 109,246 milhões de toneladas enviadas ao exterior.

Para efeito de comparação, dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que, entre janeiro e dezembro de 2024, o Brasil embarcou 98,812 milhões de toneladas. Isso confirma o crescimento consistente das exportações da oleaginosa, impulsionado pela elevada produção nacional e pela demanda internacional aquecida, especialmente da China.

Soja mantém posição de destaque nas exportações do agronegócio

Com esse desempenho, a soja segue como principal produto de exportação do agronegócio brasileiro, consolidando o país como líder global nas vendas externas do grão. A expectativa é de que os embarques continuem firmes nos primeiros meses de 2026, acompanhando o ritmo de colheita da nova safra e a manutenção de preços competitivos no mercado internacional.

Leia mais:  Setor arrozeiro gaúcho solicita prorrogação de benefício fiscal do ICMS para manter competitividade

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook

Agro

Proteína animal brasileira é tema de rodada de reuniões com o setor de carnes de Bangladesh

Published

on

Entre os dias 6 e 9 de abril, em Daca, o adido agrícola do Brasil em Bangladesh, Silvio Testaseca, organizou 11 reuniões de negócios com empresas e lideranças locais dos segmentos de avicultura e carne bovina. A iniciativa reuniu importantes atores do setor de carnes no país e abriu espaço para apresentar o potencial da produção brasileira.

As negociações para a abertura do mercado bangladês às proteínas animais brasileiras seguem em andamento. Nesse contexto, a missão permitiu apresentar a potenciais compradores informações sobre o sistema produtivo brasileiro, os controles sanitários e a capacidade de oferta do país. Embora o mercado ainda permaneça fechado às importações brasileiras desses produtos, a agenda ajudou a esclarecer dúvidas e a dar continuidade à construção de relações comerciais no país.

O Brasil está entre os maiores produtores de proteínas animais do mundo, exporta para mais de 180 países e lidera os embarques globais de carne bovina e de frango. A missão também reforçou a importância da presença brasileira em Bangladesh, país com cerca de 173 milhões de habitantes e que, no último ano, importou mais de US$ 2,66 bilhões em produtos do agronegócio brasileiro. Entre os principais itens da pauta estão produtos dos complexos sucroalcooleiro e da soja, além de cereais, farinhas e preparações.

Leia mais:  Milho mantém preços firmes no Brasil, mas enfrenta volatilidade em Chicago e desafios nas exportações

Informação à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262