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Norte do Estado

Ex-prefeito de Marialva é atropelado por jipe durante trilha

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Por Fábio Linjardi, RPC Maringá e G1 PR

O ex-prefeito de Marialva, no norte do Paraná, João Celso Martini, de 68 anos, foi atropelado por um jipe na tarde desta quinta-feira (20). O veículo participava de uma trilha na propriedade rural da família.

O acidente aconteceu quando Martini observava um grupo que praticava trilhas com veículos na Fazenda Pirapó. A condutora de um jipe seguia pelas margens do Rio Alegre, que cruza a fazenda, e atingiu o ex-prefeito ao fazer uma curva.

“Era um pessoal de Maringá que estava na propriedade, brincado com os veículos, e ele estava acompanhando. Sorte que o helicóptero do Samu chegou rápido, porque a ambulância não ia conseguir chegar lá”, diz Victor Martini, filho da vítima e atual prefeito de Marialva.

O ex-prefeito foi encaminhado para o hospital Santa Rita, em Maringá. De acordo com o filho, ele quebrou uma costela e se queixa de fortes dores no tórax. Os médicos informaram que o quadro é considerado estável.

João Celso Martini foi prefeito de Marialva em dois mandatos: de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000. Também foi vice-prefeito entre 1977-1983.

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O acidente desta quinta-feira é o segundo que o prefeito sofre e resulta em internação em pouco mais de um ano. Em abril do ano passado, Martini também fraturou uma costela ao cair de uma máquina de pulverização agrícola.

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Duplicação de Londrina a Mauá da Serra terá investimento de R$ 148 milhões

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Duplicação de Londrina a Mauá da Serra terá investimento de R$ 148 milhões

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) divulgou nesta segunda-feira (22) o resultado final da licitação para duplicar a PR-445 entre Mauá da Serra e o distrito de Lerroville, de Londrina, na região Norte. O consórcio DT PR 445, composto pelas empresas Dp Barros Pavimentação e Construção Ltda. e Tríade Pavimentações S.A., foi declarado vencedor por ter feito a proposta de preço mais vantajosa à administração pública, de R$ 148.032.561,17, e por ter toda a sua documentação habilitada. As demais participantes têm cinco dias úteis, até as 18h do dia 26 de novembro, para protocolarem recursos quanto ao resultado da licitação, seguido por outros cinco dias para contrarrazões, caso algum recurso seja interposto. Na sequência será publicada a homologação do resultado e adjudicação da realização da obra à vencedora, seguidas por trâmites internos para assinatura do contrato. Estão previstas a duplicação de 27,07 quilômetros da PR-445, implantação de um viaduto no acesso ao município de Tamarana, vias marginais entre Tamarana e Lerroville, uma rótula no acesso para Lerroville, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, onze retornos em nível, a correção da geometria em sete curvas consideradas críticas, e restauração da pista existente. A pista nova terá duas faixas de rolamento de 3,60 m cada, em sentido único, e acostamento externo de 2,50 m, separada da pista atual por um canteiro central de 7 m a 9 m de largura e faixa de segurança de 60 centímetros de cada lado, na maior parte do trecho. No local onde não será possível o canteiro, as pistas serão separadas por barreira rígida de concreto New Jersey, com faixa de segurança interna de 1 metro de largura em cada lado. O prazo para concluir a obra é de 18 meses após assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço. Serão beneficiados diretamente os mais de 25 mil habitantes de Mauá da Serra e Tamarana, além de todo o tráfego de veículos entre Londrina e Curitiba, ou entre Londrina e Paranaguá.

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