Connect with us


Paraná

Estado libera R$ 4,4 milhões para fortalecer produção científica e tecnológica

Publicado em

O Governo do Estado publicou nesta quinta-feira (15) edital para fortalecer as atividades de pesquisa desenvolvidas na rede de laboratórios multiusuários das sete universidades estaduais e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). A iniciativa envolve recursos públicos da ordem de R$ 4,4 milhões do Fundo Paraná, dotação administrada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), exclusiva para o fomento científico e tecnológico paranaense.

O objetivo é ampliar o acesso à Rede de Infraestrutura Multiusuária de Pesquisa do Paraná (RIMPP) tanto para a comunidade científica quanto para empresas interessadas em desenvolver projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D). O aporte financeiro pretende aumentar a prestação de serviços tecnológicos e consolidar as atividades de pesquisa em cursos de mestrado e doutorado, beneficiando os programas de pós-graduação stricto sensu em diferentes áreas do conhecimento.

Constituída pela Seti no ano passado, a RIMPP possibilita o compartilhamento de espaços, equipamentos e serviços tecnológicos especializados, a partir de um acordo de cooperação firmado com o Tecpar e as universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar). A rede está regulamentada por meio de uma portaria conjunta.

Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, a rede de laboratórios multiusuários é essencial para a interação entre os pesquisadores. “Além de possibilitar o desenvolvimento de estudos interdisciplinares e a geração de conhecimento, essa rede de laboratórios transforma as universidades em centros de referência para a pesquisa científica, promovendo a troca de experiências entre professores e estudantes de graduação e de pós-graduação em diferentes áreas do conhecimento”, afirma.

Segundo ele, rede de laboratórios multiusuários consiste em uma estratégia para o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação, com impacto positivo na alocação de recursos públicos e na interação entre os pesquisadores.

“Os laboratórios multiusuários otimizam os investimentos, evitando a duplicidade na aquisição de equipamentos, reagentes e outros materiais, e possibilitam o desenvolvimento de estudos interdisciplinares e a geração de conhecimento, transformando as universidades em centros de referência para a pesquisa científica e para a troca de experiências entre professores e estudantes de graduação e pós-graduação de áreas distintas”, afirma.

Leia mais:  Biblioteca Pública do Paraná oferece curso gratuito sobre o poeta Emiliano Perneta

O coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti, Marcos Aurélio Pelegrina, disse que esse tipo de espaço multiusuário é uma realidade nas principais universidades do globo. “A ideia é concentrar equipamentos em laboratórios multiusuários para reunir técnicas comuns aos diferentes campos científicos e, assim, atender as demandas de pesquisadores de organizações públicas e privadas, produzindo conhecimento e tecnologia de forma compartilhada, integrada e colaborativa”, explica.

INFRAESTRUTURA – Juntas, as sete universidades estaduais somam 10 mil estudantes matriculados em 206 cursos de mestrado e 100 cursos de doutorado. Atualmente, as instituições contam com 73 laboratórios e 317 equipamentos cadastrados na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Já o Tecpar dispõe de 20 laboratórios nos centros de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente (CSA), de Tecnologia de Materiais (CTM) e de Medições e Validação (CMV).

Conheça a lista de laboratórios multiusuários das instituições ligadas ao Estado do Paraná:

Universidades Estaduais

UEL

Laboratório de Análises por Raios X

Laboratório de Ecofisiologia Vegetal

Laboratório de Espectroscopia

Laboratório de Materiais e Moléculas

Laboratório de Microscopia Eletrônica e Microanálise

Laboratório de Pesquisas de Apoio à Pesquisa Agropecuária

UEM

Biotério Experimental

Central de Análises Avançadas de Materiais

Central de Estudos sobre Mudanças Globais

Central de Microscopia

Fab Lab Design

Laboratório de Bioquímica Estrutural

Laboratório de Cromatografia Liquida e Espectrometria de Massas

Laboratório de Inovação e Desenvolvimento Analítico e Tecnológico de Medicamentos Fitoterápicos e Materiais Micro e Nanoestruturados

Laboratório de Materiais de Construção Civil e Estruturas

Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear

Laboratório de Tecnologia Supercrítica e Equilíbrio de Fases

Laboratório de Termodinâmica e Química de Alimentos

Laboratórios com Nível de Biossegurança 3

UEPG

Centro de Pesquisa de Tecnologia e Agronegócio

Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito

Centro Tecnológico de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais

Laboratório de História e Mídias Digitais

Leia mais:  Titãs apresenta a nova turnê "Microfonado" no Teatro Guaíra neste sábado

Laboratório de Integração Tecnológica em Ciências Humanas e Sociais

Laboratório Multiusuário de Pesquisa em Ciências Naturais

Laboratórios Multiusuário de Ciências Biológicas e da Saúde

Unioeste

Fábrica de Ração Escola

Herbário

Laboratório de Análises Agroambientais

Laboratório de Biociências e Saúde

Laboratório de Cromatografia e Energia

Laboratório de Estudos da Dinâmica Ambiental

Laboratório de Extensão Rural

Laboratório de Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas

Laboratório de Física do Solo

Laboratório de Fotomicroscopia Multiusuário

Laboratório de Imunologia Aplicada

Laboratório de Materiais Dentários

Laboratório de Microfilmagem e Digitalização

Laboratório de Nematologia

Laboratório de Nutrição Animal

Laboratório de Pesquisas e Estudos de Gênero

Laboratório de Qualidade Alimentos

Laboratório de Química Medicinal e Ambiental Teórica

Laboratório de Sistemas de Computação

Laboratório de Tecnologia de Alimentos

Laboratório de Tecnologias Sustentáveis

Laboratório do Grupo de Inteligência Aplicada

Laboratório Multiusuário de Fisiologia Endócrina e Metabolismo

Laminação do Núcleo de Estudos Paleoambientais

Microscopia Ótica do Núcleo de Estudos Paleoambientais

Núcleo de Biotecnologia e Desenvolvimento de Processos Químicos

Núcleo de Pesquisa de Geotecnologias e Ciência de Dados

Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática

Unicentro

Centro Integrado de Pesquisa de Biomassa, Biotecnologia e Bioenergia

Grupo de Pesquisa em Eletroquímica Computacional

Laboratório de Bioenergia

Laboratório de Biofísica

Laboratório de Biomassa e Manejo Florestal

Laboratório de Biotecnologia

Laboratório de Caracterização de Materiais

Laboratório de Design de Materiais

Laboratório de Espectroscopia

Laboratório de Síntese de Materiais

Laboratório Multiusuário de Cromatografia

Laboratório Multiusuário de Cultura de Células

Laboratório Multiusuário de Técnicas Térmicas

UENP

Laboratório de Bioquímica e Morfologia Experimental

Laboratório de Diagnóstico Molecular

Laboratório de Ensaios com Inimigos Naturais de Pragas

Laboratório de Genética e Biologia Molecular

Laboratório de Solos

Núcleo de Investigação em Tecnologia de Aplicação e Máquinas Agrícolas

Tecpar

Laboratórios do Centro de Medições e Validação (CMV)

Massa

Pressão

Volume

Temperatura/Umidade

Eletricidade

Tempo/Frequência

Físico/química

Laboratórios do de Tecnologia de Materiais (CTM)

Madeiras

Sinalização viária

Ensaios mecânicos

Polímeros

Energia/Biogás

Odontomédico

Laboratórios do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente (CSA)

Alimentos e bebidas

Embalagens

Fertilizantes e corretivos

Aguas e efluentes

Agronômica

Microbiologia/Microscopia

Saúde.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Paraná tem 27 atletas nos Jogos Sul-Americanos da Juventude do Panamá

Published

on

O Paraná está presente na delegação brasileira que disputa os Jogos Sul-Americanos da Juventude Panamá 2026, na Cidade do Panamá. Ao todo, o Estado conta com 27 representantes convocados para o Time Brasil, sendo 24 atletas e três integrantes da comissão técnica, que participam da missão nacional na competição, iniciada na segunda-feira (13) e que tem programação até 25 de abril.

A expressiva convocação reforça o protagonismo do esporte paranaense na formação de talentos das categorias de base e evidencia os resultados dos investimentos realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), em programas de incentivo, competições oficiais e apoio às federações esportivas.

Os atletas paranaenses representarão o Brasil em modalidades como atletismo, ciclismo, desportos aquáticos, karatê, taekwondo, triatlo, flag football, surfe e beisebol, com convocados de diversas regiões do Estado, demonstrando a capilaridade das políticas públicas esportivas e o fortalecimento do esporte nos municípios.

No atletismo, o Paraná se destaca com o maior número de convocados entre as modalidades listadas, somando 11 atletas e três integrantes da comissão técnica. Há representantes de cidades como Londrina, Campo Mourão, Cascavel, Paranavaí, Colombo, Foz do Iguaçu e Cornélio Procópio.

Leia mais:  Titãs apresenta a nova turnê "Microfonado" no Teatro Guaíra neste sábado

Segundo o diretor de Esportes da SEES, Cristiano Barros D’El Rei, a presença expressiva do Paraná na delegação brasileira é reflexo direto do trabalho estruturado desenvolvido no Estado.

“O Estado, por meio de seus programas de competições e fomento, permite que esses jovens talentos possam despontar e buscar cada vez mais espaço na elite nacional, representando o País em competições internacionais. É a excelência do trabalho desenvolvido nas categorias de base pelas federações esportivas especializadas e pelas entidades de prática esportiva, sejam escolas, clubes ou associações”, afirmou.

O Time Brasil participa da competição com mais de 250 atletas em 22 modalidades, com objetivo de manter a hegemonia no evento, após liderar o quadro de medalhas nas três edições anteriores, em Lima (2013), no Peru; Santiago (2017), Chile; e Rosário (2022), na Argentina. O torneio conta com participação de 15 países e é destinado a atletas de 14 a 19 anos.

As participações de atletas brasileiros têm transmissão ao vivo pelo canal oficial do Time Brasil no YouTube.

Leia mais:  Polícia Científica participa de guia nacional para identificação de pessoas desaparecidas

Lista de paranaenses convocados:

Atletismo

Abilio Antônio Gomes Barbosa (Londrina)

Gabriel Benicios Tenorio Leite (Campo Mourão)

Isadora Fiorini (Campo Mourão)

João Lucas de Souza Fernandes (Campo Mourão)

Larissa Schon de Morais (Cascavel)

Letícia Dominelli Daniel (Campo Mourão)

Maria Clara Francez Belmonte (Paranavaí)

Maria Gabriela Maier (Colombo)

Maria Ruth Alves da Fonseca (Campo Mourão)

Nicolas Izidoro da Silva (Foz do Iguaçu)

Thais da Silva Azarias (Cornélio Procópio)

Comissão técnica – Atletismo

Sidmar Andrigueto – treinador-chefe (Campo Mourão)

Marcilene – técnica (Foz do Iguaçu)

Aguinaldo – técnico (Paranavaí)

Ciclismo

Laura Zenovelo da Silva (Rolândia)

Ryan Murari Ipojuca da Silva (Rolândia)

Desportos Aquáticos

Maria Eduarda Krupacz (Curitiba)

Karatê

Ana Carolina Fedalto (Campo Largo)

Taekwondo

Mateus Alício Silva (Londrina)

Triatlo

Eduardo Staniaski Gonçalves (Curitiba)

Luisa Vilha Ribas (Curitiba)

Flag Football

Mariana Bley Ferreira (Curitiba)

Guilherme Cheicoski Lisboa de Pontes (Curitiba)

Surf

Luara Mandelli do Rosario (Matinhos)

Beisebol

Luiz Masayuki Hironaga Ogo (Londrina)

Olavo Romano Gabas de Paula (Maringá)

Matheus Maruo Kanabushi (Curitiba)

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262