Paraná
Estado inicia vistorias técnicas e investe em sinalização náutica na travessia da Ilha do Mel
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL-PR) iniciou as vistorias técnicas das embarcações participantes do Edital de Chamamento Público nº 01/2025 que trata do credenciamento de operadores do serviço de Táxi Náutico na travessia entre Pontal do Sul e a Ilha do Mel, no Litoral. A ação faz parte do processo de organização e fiscalização do transporte aquaviário intermunicipal e tem como objetivo garantir a conformidade das embarcações antes da autorização para operação.
Amparada pelo Decreto Estadual nº 4.523/2020, a iniciativa integra as políticas públicas da SEIL voltadas à integração de modais, mobilidade sustentável e desenvolvimento socioeconômico da região litorânea. Paralelamente às vistorias, o Estado executa um projeto de implantação e manutenção do sistema de sinalização náutica nos canais de acesso às comunidades de Nova Brasília e Encantadas, na Ilha do Mel.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti, destaca que as ações são fundamentais para garantir a segurança e a regularidade do serviço. “As vistorias garantem que as embarcações atendam os requisitos técnicos e de segurança exigidos. É uma etapa essencial para dar mais confiabilidade ao sistema de travessias”, afirmou.
O processo de credenciamento é composto por quatro etapas: análise documental, vistorias técnicas das embarcações, credenciamento e emissão da autorização para prestação do serviço. Nesta fase, são verificados itens como condições de conservação, equipamentos obrigatórios de segurança, identificação da embarcação, documentação e requisitos operacionais previstos no edital, além de demais exigências técnicas aplicáveis.
As inspeções são feitas por empresa especializada contratada pela SEIL e acompanhadas em tempo integral por servidor da Secretaria lotado na unidade instalada no Terminal de Embarque de Pontal do Sul. O monitoramento permanente visa garantir a observância estrita dos procedimentos e a adequada fiscalização da execução contratual.
As vistorias permitem identificar eventuais não conformidades e indicar as adequações necessárias antes da liberação da operação. Em relação à infraestrutura dos canais, as obras de balizamento estão sendo executadas pela empresa Sináutica Projetos e Serviços de Sinalização Náutica LTDA.
O cronograma de instalação das novas estruturas e faroletes ocorre de forma simultânea à auditoria técnica das embarcações, com previsão global de conclusão para agosto de 2026. Com a consolidação dessas ações conjuntas, a SEIL busca não apenas padronizar e regularizar a operação das embarcações, mas também assegurar um sistema de transporte mais transparente e confiável.
O resultado prático desse trabalho reflete diretamente no fortalecimento da fiscalização e, principalmente, na garantia de uma rota náutica totalmente mapeada, segura e qualificada para moradores, trabalhadores e turistas que utilizam o transporte aquaviário no Litoral.
Fonte: Governo PR
Paraná
Hospital de Cornélio Procópio amplia acesso à saúde para 230 mil pessoas do Norte Pioneiro
Há dois anos e meio, moradores de 21 municípios que integram a 18ª Regional de Saúde passaram a contar com uma estrutura hospitalar de referência mais próxima de casa. Inaugurado em dezembro 2023 pelo Governo do Estado, o Hospital Regional de Cornélio Procópio se consolidou como um importante equipamento da rede pública estadual, ampliando o acesso a atendimentos especializados e fortalecendo a regionalização da saúde no Paraná.
Desde o início do funcionamento, foram realizados 180 mil procedimentos. O hospital atende a uma população estimada em cerca de 230 mil habitantes do Norte Pioneiro e é reconhecido como unidade de referência para outras Regionais de Saúde do Estado, ampliando seu alcance assistencial para além da 18ª Regional de Saúde.
A unidade foi estruturada para atender a uma demanda histórica da região, aproximando serviços de média e alta complexidade da população e reduzindo a necessidade de deslocamentos para municípios mais distantes em busca de internações, leitos de terapia intensiva e procedimentos cirúrgicos.
Com uma estrutura de 6,7 mil metros quadrados, o hospital possui 118 leitos, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, unidade de internação pediátrica, centro cirúrgico e pronto atendimento. Os serviços foram planejados para atender pacientes encaminhados pelos municípios da área de abrangência, garantindo mais agilidade e resolutividade na assistência.
AUMENTO DE ATENDIMENTOS – A unidade vem registrando crescimento no volume de atendimentos e consolidando seu papel como referência regional. Entre janeiro e abril de 2026, realizou 17.534 coletas laboratoriais, 10.273 consultas especializadas, 7.679 exames de radiografia, 3.769 tomografias, 2.323 eletrocardiogramas, 1.417 procedimentos cirúrgicos eletivos e 1.142 tratamentos esclerosantes, em um total superior a 44 mil atendimentos, quase o mesmo número de procedimentos em 2024, que somou 49 mil.
Os números evidenciam a importância da estrutura para a população regional. Em 2025, o hospital realizou 26.531 coletas laboratoriais, 22.424 consultas especializadas, 15.234 radiografias, 9.548 tomografias, 5.864 cirurgias eletivas, 3.557 eletrocardiogramas e 3.040 tratamentos esclerosantes.
Em 2024, foram contabilizados 16.329 exames laboratoriais, 13.891 consultas especializadas, 9.699 radiografias, 5.038 tomografias, 2.911 cirurgias eletivas, 1.454 eletrocardiogramas e 495 tratamentos esclerosantes.
APROXIMAR CUIDADOS – Para o secretário estadual da Saúde, César Neves, o Hospital Regional de Cornélio Procópio é um exemplo de como a regionalização contribui para ampliar o acesso da população aos serviços especializados e fortalecer a rede pública no Interior do Paraná.
“Quando falamos em regionalização, falamos em aproximar o cuidado com as pessoas. O Hospital Regional de Cornélio Procópio mudou a realidade de milhares de moradores do Norte Pioneiro ao levar serviços especializados para mais gente. Essa é uma obra que continua gerando resultados diariamente, reduzindo deslocamentos, fortalecendo a rede de saúde e garantindo atendimento de qualidade para quem mais precisa”, afirmou o secretário.
QUALIDADE – Além dos números, a qualidade da assistência prestada também é percebida pelos pacientes atendidos na unidade. O advogado Thiago Bitencourt, de 39 anos, passou por uma cirurgia de hernioplastia umbilical no hospital e destaca a agilidade em todo o processo.
“O diagnóstico surgiu em uma consulta de rotina e o encaminhamento para a cirurgia foi o procedimento indicado. Desde o agendamento, passando pelos exames pré-operatórios, cirurgia e recuperação, tudo aconteceu de forma mais rápida do que eu imaginava. Em cerca de dois meses, todo o processo foi concluído”, relatou.
Ele ressaltou também o atendimento humanizado da equipe multiprofissional e o acompanhamento dos profissionais após o procedimento. “O hospital entrou em contato para saber como estava minha recuperação e a consulta de retorno também ocorreu de forma tranquila. É uma estrutura que merece reconhecimento pela logística e pelo trabalho em equipe.”
Quem também elogia o acolhimento recebido é a merendeira Lilian Estevam, de 47 anos, que passou por um tratamento cirúrgico na unidade. “Fui muito bem atendida e me surpreendi com o cuidado, a atenção, o zelo e o profissionalismo de todos os que participaram do meu atendimento. Desde a recepção até a alta hospitalar, senti um atendimento verdadeiramente humanizado e percebi o comprometimento de cada profissional com o que faz”.
Segundo ela, o suporte da equipe ajudou a enfrentar a ansiedade natural do procedimento cirúrgico. “Ir para um centro cirúrgico causa medo, mas o cuidado diferenciado de cada profissional amenizou esse sentimento. Sou muito grata aos enfermeiros, ao médico e a toda a equipe que me acompanhou. Nossa região está muito bem assistida com esse hospital e fico feliz em compartilhar minha experiência como forma de reconhecimento e gratidão”.
INVESTIMENTOS – Para garantir o funcionamento contínuo da estrutura, o Governo do Estado mantém investimentos permanentes na unidade. Além dos R$ 16,4 milhões aplicados em equipamentos, o hospital recebe aproximadamente R$ 800 mil mensais para custeio e manutenção dos serviços.
A Secretaria de Estado da Saúde trabalha na consolidação da regionalização como uma das estratégias para ampliar o acesso da população aos serviços especializados, reduzindo distâncias e fortalecendo a rede assistencial em diferentes regiões do Paraná.
Atualmente, o Hospital Regional de Cornélio Procópio atende pacientes encaminhados pelos 21 municípios da região, tornando-se parte da rotina assistencial do Norte Pioneiro e contribuindo para uma rede de saúde mais integrada e eficiente.
Além disso, a unidade foi reconhecida como referência para as 11ª, 12ª, 16ª, 17ª, 18ª, 19ª, 21ª e 22ª Regionais de Saúde, fortalecendo seu papel estratégico na assistência especializada em diferentes regiões do Paraná.
Fonte: Governo PR
-
Educação7 dias agoPND poderá ser usada em seleções de 2.031 redes de ensino
-
Paraná7 dias agoCerimônia marca a posse de Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques como Procuradores de Justiça
-
Brasil7 dias agoGoverno Federal lança campanha que alerta para relação entre álcool e violência contra a mulher durante a Copa do Mundo
-
Paraná6 dias agoPolícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba
-
Brasil7 dias agoGoverno do Brasil lança chamada para remunerar mais de 2,3 mil famílias de povos e comunidades tradicionais da Amazônia
-
Paraná6 dias agoPrevisão é de tempo bom e ausência de chuva para a 4ª Corrida do Porto
-
Educação7 dias agoSancionado piso salarial para professores da educação básica
-
Política Nacional7 dias agoComissão aprova regras para aumentar proteção de motoristas de aplicativo
