Paraná
Edição trata de condutas indevidas por agentes públicos de segurança
O MP Responde desta semana trata de atuações inadequadas por parte de agentes de segurança pública, como policiais e guardas municipais, por conta de situações recentes ocorridas no Paraná relacionadas a isso (o caso de um rapaz baleado e morto em uma ação da Guarda Municipal em Curitiba e de uma mulher agredida por seguranças de uma boate em Cascavel, sendo um deles policial penal). As perguntas são esclarecidas pelo promotor de Justiça Fernando Cubas César, que atua no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, o Gaeco, unidade do Ministério Público do Paraná que faz o controle externo da atividade policial. Confira:
– Um policial pode trabalhar como segurança de um estabelecimento comercial?
Serviço à população – O MP Responde tem o formato de spot com aproximadamente um minuto de duração nos quais procuradores e promotores de Justiça respondem perguntas relacionadas ao trabalho do Ministério Público e a assuntos jurídicos.
Os spots podem ser veiculados gratuitamente por qualquer rádio interessada. As perguntas são baseadas em questões da comunidade que chegam ao MPPR, e também é possível sugerir temas. Os contatos são o e-mail: [email protected] ou o telefone (41) 3250-4469.
Podcasts – Os programas de rádio do MPPR também são disponibilizados nas plataformas Spotify, Apple e Google Podcasts. Clique aqui e acesse.
Edições anteriores:
– O que define a questão de posse de droga para uso pessoal?
– Uma pessoa que sofre de transtornos mentais pode ser internada à força?
– Como e onde denunciar uma instituição que mantém pessoas com transtornos mentais encarceradas?
– Casais que adotaram uma criança têm direito à licença maternidade?
– É direito da mulher poder amamentar durante o expediente de trabalho?
Fonte: Ministério Público PR

Paraná
Polícia reforça segurança no jogo do Atletiba neste sábado em Curitiba; vias ficarão fechadas antes do jogo

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) anunciou que intensificará as ações de policiamento ostensivo e preventivo para a partida entre Athletico e Coritiba, marcada para este sábado (25), no Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba, com início às 16h. A medida faz parte dos esforços para garantir a segurança dos torcedores e profissionais envolvidos no evento esportivo.
Segundo a PMPR, o foco principal das operações será a preservação de vidas e a manutenção da ordem pública, promovendo um ambiente seguro durante todo o evento. As vias próximas ao estádio serão fechadas três horas antes do início do jogo, como parte do esquema de segurança, com o objetivo de evitar tumultos e facilitar o fluxo de torcedores.
Ruas fechadas
Ponto 01- Rua Mauá x Dr. Zamenhof;
Ponto 02 – Rua Dr. Goulin x Rua Barão de Guaraúna;
Ponto 03 – Rua Amâncio Moro x Rua Ubaldino do Amaral;
Ponto 04 – Rua Ubaldino do Amaral x Rua Floriano Essenfelder.
Pontos sujeitos a mudanças conforme a necessidade.