Connect with us


Paraná

Estado e Meta levam a jovens do CEP debate sobre tecnologia e economia criativa

Publicado em

Como os jovens podem transformar suas habilidades com tecnologias em negócios. Esse foi o tema do debate do qual dois representantes do Governo do Paraná participaram nesta quarta-feira (30) na Mostra MC.Metaverso-Territórios Brasileiros no Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba. O evento, organizado pela gigante da tecnologia Meta, dona do Instagram e Facebook, e pelo Movimento Cidade, marca capixaba de criatividade, sustentabilidade e diversidade, teve a participação do secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, e do diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria da Educação, Cláudio Oliveira.

Barros e Oliveira falaram das perspectivas da economia criativa como porta de entrada dos jovens para o empreendedorismo. Outro tema abordado no painel foi a importância da capacitação para se acompanhar as constantes mudanças que a tecnologia vem gerando no mercado de trabalho.

Ricardo Barros destacou que o setor de economia criativa – negócios que envolvem atividades ou produtos desenvolvidos a partir do conhecimento e da criatividade, como moda, desenvolvimento de jogos eletrônicos, artesanato, serviços de tecnologia e empresariais, entre outros –, já é responsável por 7% do total da força de trabalho. De acordo com levantamento divulgado em maio pelo Observatório Itaú Cultural relativo ao ano de 2020, o segmento emprega 7,5 milhões de pessoas no País, entre vagas formais e informais de trabalho, ultrapassando a indústria automotiva.

“O Estado do Paraná está investindo na formação de programadores, em robótica, em levar mais tecnologias aos estudantes, porque acompanhar os avanços da tecnologia é um desafio, inclusive, para quem já está no mercado de trabalho”, destacou Barros.

Leia mais:  Com apoio do Estado, Festival de Curitiba movimentou a economia e serviços do turismo

“As tecnologias não vão acabar com os empregos, porque a força de trabalho não vai ser substituída, mas as tarefas, sim. Por isso que vocês, jovens, terão que se preparar ao longo de toda vida profissional, já que o avanço da tecnologia é exponencial. Cada tecnologia que surge cria novas oportunidades, porque cada nova ferramenta gera mais tecnologias e, consequentemente, mais oportunidades”, enfatizou.

Desde 2019, a gestão estadual implantou uma série de inovações na Educação, incluindo adoção de novas tecnologias, fator que contribuiu para que o Estado alcançasse no Ensino Médio o primeiro lugar do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Entre as ações está o programa Edutech, com cursos de programação, games e animação ofertados a estudantes e professores do Ensino Fundamental e Médio.

Outra ação que ganhou destaque nas escolas paranaenses é o reconhecimento facial nos registros de presença, dispensando a necessidade de o professor fazer chamada em sala de aula. Essa tecnologia foi ser apresentada à Escola Internacional de Lisboa na missão internacional do Governo a Portugal em maio, quando foi firmada uma parceria que levará a inovação para o pais europeu.

“Hoje toda empresa usa soluções tecnológicas. Portanto, todas profissões precisam usar a tecnologia. Por isso, no Paraná temos duas grades no ensino, de pensamento computacional e robótica, para desenvolver o pensamento lógico para que quando nossos alunos forem ao mercado de trabalho consigam se adaptar às mudanças constantes que a tecnologia vem exigindo”, destacou Cláudio Oliveira.

Leia mais:  PCPR na Comunidade atende mais de mil pessoas e confecciona 752 RGs em Apucarana

“A tecnologia já faz parte do universo do jovem e quanto mais ela avança na área educacional, mais atrativo fica o processo de aprendizagem. O uso de plataformas como apoio pedagógico é uma maneira de oferecer acessos a materiais complementares a fim de otimizar o ensino. Conversar com os estudantes sobre isso sempre é gratificante”, enfatizou o diretor de TI da Secretaria da Educação.

GOVERNO DIGITAL O secretário Ricardo Barros também afirmou que o Governo do Paraná vem se adaptando para atender com cada vez mais agilidade o cidadão. Hoje já são mais de 500 tarefas que o Governo atende de forma digital, como protocolos e processos, entre outros, que dão agilidade às respostas,  sem que o cidadão precise ir até uma repartição pública para ser atendido.

Barros citou, ainda, uma medida que vai impactar diretamente os empreendedores da economia criativa, que é o Decreto de Baixo Risco, que deverá ser publicado nas próximas semanas. Ele vai acabar com a necessidade de uma série de licenças para se abrir uma empresa no Paraná, gerando mais agilidade ao empreendedor.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Adapar marca presença na 9ª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária

Published

on

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) participará da 9ª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária (CNDA), que será entre os dias 16 e 18 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT). O evento tem como público alvo engenheiros agrônomos, médicos veterinários, zootecnistas, técnicos em agropecuária, auditores e fiscais agropecuários, produtores rurais, professores universitários, estudantes de ciências agrárias, representantes de órgãos públicos, empresários e profissionais do setor agropecuário.

Ao reunir instituições públicas e privadas, além de profissionais que atuam diretamente no segmento da defesa agropecuária em todo o Brasil, a conferência tem o objetivo de promover a troca de experiências e o fortalecimento institucional do setor. A participação da Adapar na conferência mantém o compromisso da agência com a atualização técnica e com o aprimoramento das ações de defesa agropecuária no Paraná. 

A Adapar será representada por 19 servidores, entre fiscais, assistentes de fiscalização, chefes de divisão e departamentos e representantes da diretoria executiva. O diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, estará no evento. Ele avalia a importância da participação da autarquia em uma conferência de nível nacional. 

“Para a Adapar, acompanhar esse tipo de discussão é essencial, uma vez que a defesa agropecuária possui caráter estratégico para a segurança alimentar, para a economia e para a inserção do Brasil no mercado internacional”, pontua.

Leia mais:  Mutirão Emprega Mais Curitiba oferta 1.500 vagas de trabalho nesta quarta-feira

A participação da autarquia não está resumida apenas ao papel de espectadora, uma vez que três servidores darão suas falas em quatro temáticas durante a conferência. A chefe da divisão de Sementes e Mudas, Camila Ueno, será responsável por falar sobre as estratégias utilizadas pela Adapar na fiscalização de trânsito de materiais propagativos, na tarde do primeiro dia de evento e na quinta-feira, será responsável por uma palestra sobre Amostragem oficial de sementes e combate a plantas invasoras no Paraná.

A engenheira agrônoma avaliou sobre as expectativas de compartilhar as estratégias implementadas pela Adapar.  “Queremos contribuir para o fortalecimento da Defesa Agropecuária em nível nacional, já que nenhum estado atua de forma isolada, pois pragas, fraudes e desafios logísticos não têm fronteiras”, avalia. ​“

“A interação com os diferentes elos é fundamental para a construção de uma defesa moderna e fortalecida e a troca de experiências no CNDA nos permite enxergar gargalos comuns sob diferentes olhares, alinhar entendimentos e absorver inovações, A ideia é formar uma rede de contatos fortalecida e conhecimentos valiosos para aprimorar o serviço que entregamos”, avaliou sobre a troca de experiências interestadual.

O chefe da divisão de Controle de Agrotóxicos, Leandro Dadalt, será o responsável por falar sobre o processo de fiscalização do uso de agrotóxicos no Paraná, dando ênfase nas tecnologias utilizadas durante a aplicação, na manhã do segundo dia de evento. Durante a tarde, o chefe do departamento de Laboratórios, Rubens Chaguri, também irá ministrar uma palestra durante o evento. Em sua fala, o médico veterinário irá abordar a Importância dos laboratórios estaduais nas ações de defesa agropecuária.

Leia mais:  Portos do Paraná se destaca entre os 12 maiores estandes da Intermodal 2026

PROGRAMAÇÃO – A programação da 9ª CNDA contempla mais de 201 agendas técnicas com com palestras, mesas-redondas e miniconferências distribuídas nos 28 eixos temáticos: agricultura tropical regenerativa, agrotóxicos, aplicação segura de insumos agrícolas, bem-estar animal, biocombustíveis, bioinsumos, conectividade rural, educação sanitária, exercício profissional, inspeção animal, inspeção vegetal, inteligência artificial na agropecuária, material propagativo, mercado internacional, miniconferência, palestra magna, pesquisa e desenvolvimento, picts universitários, rastreabilidade agropecuária, rede laboratorial, sanidade vegetal, saúde animal, segurança fitossanitária, segurança zoossanitária e tecnologias de ponta.

A agenda também contempla ações sobre saúde e inspeção animal, sanidade e inspeção vegetal, material propagativo, sustentabilidade na agropecuária e mercado internacional. Os debates também irão abranger inovações tecnológicas e as mais recentes normas e regulamentos adotados na área.

Mais informações sobre a programação e inscrições estão disponíveis no site da conferência.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262