Connect with us


Paraná

Estado divulga atrativos na Espanha e país se torna o 3º emissor de turistas ao Paraná

Publicado em

Após ações de promoção de destinos turísticos do Paraná na Espanha, o país passou de 10º emissor de turistas ao Estado para 3º, entre os meses de julho e novembro deste ano. As informações são divulgadas pela Embratur, com dados da Polícia Federal e Ministério do Turismo.

A parceria entre o Viaje Paraná, órgão de promoção comercial vinculado à secretaria estadual do Turismo, é fruto de um diálogo no início deste ano, durante a Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur), com o Viajes El Corte Inglés – líder no setor de agências de viagens da Espanha – e a Logitravel, outra companhia do grupo.

Com isso, no mês de julho, iniciou a divulgação dos principais destinos turísticos do Paraná, como Foz do Iguaçu, Curitiba e a Ilha do Mel. Os destinos aparecem no telão na Gran Via de Madri – uma das mais importantes e movimentadas ruas da cidade –, e também nos aeroportos de Barajas (em Madri), El Prat (Barcelona) e em grandes redes de lojas do grupo espanhol.

“O Viaje Paraná atua de maneira muito assertiva na promoção dos nossos destinos e isso tem refletido em números que mostram o aumento gradativo de turistas estrangeiros no nosso Estado. Hoje, podemos afirmar que somos destaques por conta desse trabalho em conjunto da Secretaria com o nosso órgão de promoção do turismo”, afirma o secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos.

Leia mais:  Paraná terá 312 escolas estaduais cívico-militares em 2024

O Paraná é, atualmente, o 4º portão de entrada de turistas internacionais, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O Estado recebeu, no acumulado do ano (de janeiro a novembro), 958.015 estrangeiros.

Em julho deste ano, a Espanha estava na 10ª posição de maior emissor de turistas ao Paraná. Em setembro, quando as ações de divulgação do turismo paranaense foram intensificadas, foi para a 6ª posição no ranking divulgado pela Embratur. Em novembro, os turistas espanhóis aparecem no 3º lugar como maiores registros de turistas no Paraná. Os maiores emissores são, respectivamente, Paraguai e Argentina.

“A parceria que firmamos com a Espanha faz parte das nossas ações estratégicas de atingir países que possuem interesse em conhecer o Paraná, mas que antes não tinham o conhecimento de como fazer e o que buscar de atrativos e serviços”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.

“Com a nossa presença em feiras e eventos internacionais, é exatamente isso que buscamos: mostrar o que o Paraná tem a oferecer a companhias e instituições que atuam no turismo internacional”, explica.

Leia mais:  Unespar abre inscrições do concurso público com 86 vagas para docentes em fevereiro

PROMOÇÃO – Neste ano, a presença do Governo do Estado em feiras internacionais teve cresceu 62%, saltando de oito para 13 eventos desta natureza na comparação com 2024.

O turismo do Estado foi apresentado em estandes e programações dos seguintes eventos: na Fitur Madrid (Espanha); Fiexpo Latin América (Costa Rica); FIT Buenos Aires (Argentina); Vitrina Turística (Colômbia); Fitpar (Paraguai); Seatrade Cruise Global Miami (EUA); IMEX Las Vegas (EUA); WTM Londres (Inglaterra); Meeting Paraná (Uruguai); Roadshow Festival Brasil (México); Convenção Abracorp (Colômbia); inauguração da agência de Sarriá (Espanha); e IBTM World (Espanha).

A participação em outras duas feiras internacionais está confirmadas para 2026: Fitur (Madri) em janeiro e BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market (Portugal) em fevereiro e março.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado vai defender na Justiça compra de 26 robôs para agilizar combate a incêndios

Published

on

O Governo do Estado vai recorrer da decisão liminar que impede a Defesa Civil de continuar o processo de compra de até 26 robôs de combate a incêndios de grandes proporções. A defesa está amparada por um despacho do Tribunal de Contas de março deste ano que já tinha negado processo similar movido por uma empresa do Espírito Santo que não possui equipamento com as características exigidas no estudo técnico.

O processo de compra teve início com uma ata de registro de preço (e não compra efetiva) da Defesa Civil para aquisição de robôs para enfrentar incêndios em áreas industriais, portos e aeroportos. O projeto faz parte do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), desenvolvido pela pasta para enfrentar o aumento de registro de ocorrências desse tipo. Uma empresa alemã ganhou a concorrência porque tem o melhor produtor do mercado.

Esse robô é usado por países de primeiro mundo no combate a grandes incêndios. Ele funciona acoplado a uma mangueira e tem capacidade para gerar fluxo imenso de água para combater grandes incêndios logo no início, o que ajuda também a preservar o trabalho de bombeiros militares diante de cenários muito extremos. O Estado desenvolve essa compra de maneira pioneira no Brasil.

Leia mais:  MON promove encontro para educadores sobre a obra de Delson Uchôa

Nessa semana, no entanto, uma decisão liminar da 2ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba suspendeu a licitação e já comprometeu o calendário de aquisição dos equipamentos. A Procuradoria-Geral do Estado vai entrar com um agravo contra a decisão no Tribunal de Justiça do Paraná e apresentar a documentação técnica que embasa o procedimento. 

E essa aquisição se mostra cada vez mais urgente. Nesta semana o novo relatório do Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas apontou para a existência de estiagem em todo o Paraná, o que aumenta o risco de incêndios, principalmente diante da temporada de seca do inverno.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262