Paraná
Estado autoriza início das obras para balizamento noturno do aeroporto de Guaíra
O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou nesta quinta-feira (22), em Guaíra, a ordem de serviço para a execução das obras de implantação do balizamento noturno da pista do Aeródromo da cidade. O investimento do Estado é de R$ 2,08 milhões, por meio da Secretaria da Infraestrutura e Logística. As obras devem começar na segunda-feira (26).
A assinatura ocorreu durante a cerimônia de lançamento do Hospital Municipal de Guaíra Graciele Possan, que contará com R$ 63,4 milhões em recursos do Estado para sua construção. A iniciativa reforça a estratégia de integrar investimentos em infraestrutura, desenvolvimento regional e saúde pública.
O balizamento noturno é o sistema de iluminação de luzes coloridas instaladas ao longo da pista e áreas operacionais do aeródromo. É a partir deste sistema que os pilotos se orientam durante pousos, decolagens e deslocamentos em períodos noturnos ou de baixa visibilidade, indicando limites, início e fim da pista e possíveis obstáculos, garantindo mais segurança às operações aéreas.
Segundo o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o investimento vai além do transporte aéreo convencional. “O projeto vai beneficiar a aviação executiva, com os voos comerciais, o que contribui para o desenvolvimento comercial e industrial da cidade. Mas também será um complemento ao trabalho do Hospital Municipal, por exemplo, para a aviação que faz o transporte de órgãos, que traz a UTI aérea, atendendo toda a região, 24 horas por dia”, afirmou.
“O balizamento noturno traz as aeronaves a qualquer momento para salvar a vida de um guairense ou de alguém da região”, completou.
A obra será executada pela empresa Combratel 200 Ltda, vencedora da licitação. Com a ordem de serviço autorizada, a implantação do sistema começa imediatamente, permitindo que o aeródromo passe a operar com mais segurança e regularidade no período noturno.
Para o prefeito de Guaíra, Gileade Osti, o balizamento representa um avanço histórico para o município e para a região. “Nosso aeroporto é referência regional e tem voos comerciais terças, quintas e sábados. E nós não tínhamos o balizamento noturno, que vai gerar uma nova oportunidade, tanto na iniciativa privada quanto na questão pública, na área da saúde”, disse.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade os secretários Sandro Alex (Infraestrutura) e Marcio Nunes (Turismo); o chefe da Casa Militar, Coronel Marcos Antônio Tordoro; o diretor-presidente do DER-PR, Fernando Furiatti; o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi; a deputada estadual por Mato Grosso do Sul, Amara Caseiro; entre outras autoridades municipais.
Fonte: Governo PR
Paraná
Porto de Paranaguá concentra 70% das exportações brasileiras de óleo de soja no 1º trimestre
O Porto de Paranaguá movimentou 70% das exportações brasileiras de óleo de soja entre janeiro e março de 2026, de acordo com o Comex Stat, sistema do governo federal que reúne dados sobre o comércio exterior, divulgados pela Portos do Paraná nesta terça-feira (21). No período, o porto paranaense embarcou 386,3 mil toneladas do produto. .
Segundo o centro de estatísticas da Portos do Paraná, o volume representa um crescimento de 38% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram exportadas 280 mil toneladas. Os principais mercados compradores estão concentrados na Ásia e na África.
Somente no mês de março, a participação de Paranaguá nas exportações nacionais de óleo de soja atingiu 75,3%, com 135 mil toneladas embarcadas.
GRANÉIS SÓLIDOS – Em volume, a soja em grão foi a commodity que mais cresceu em movimentação nos portos paranaenses no primeiro trimestre de 2026. Foram 4,6 milhões de toneladas exportadas, segundo dados da Autoridade Portuária e do Comex Stat, o que representa uma em cada cinco toneladas das exportações brasileiras do produto.
O volume embarcado de soja em grão registrou crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram exportadas 4,1 milhões de toneladas.
“O nosso controle de qualidade e toda a dinâmica operacional garantem o reconhecimento internacional e a busca constante do mercado pelos portos paranaenses”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Com o envio de 1,3 milhão de toneladas, o farelo de soja também se destacou nas exportações do trimestre, representando 25,6% do volume nacional — o segundo maior do país, mesmo com uma ligeira queda se comparado com o mesmo período de 2025.
Somente em março, foram embarcadas 700 mil toneladas, principalmente para a Ásia e a Europa, volume equivalente a mais de 30% das exportações brasileiras.
IMPACTOS – No acumulado até março, os portos paranaenses movimentaram 16,7 milhões de toneladas, volume 3,9% inferior ao registrado no mesmo período de 2025.
Entre os fatores que influenciaram o resultado está a redução nas exportações de açúcar, impactadas pela queda nos preços internacionais e pelo aumento dos estoques globais.
A exportação de milho também apresenta retração, já que parte da produção tem sido direcionada ao mercado interno para a fabricação de etanol, combustível alternativo ao petróleo. Esse movimento está relacionado ao cenário internacional, marcado por tensões geopolíticas, como o conflito entre Estados Unidos e Irã.
Essas condições internacionais também começam a impactar a importação de fertilizantes. O Paraná é a principal porta de entrada desses insumos no Brasil. No primeiro trimestre do ano passado, foram importadas 2,7 milhões de toneladas, enquanto, no mesmo período de 2026, o volume caiu para 2,2 milhões de toneladas.
Por outro lado, a importação de malte registrou alta de 227%, enquanto a cevada cresceu 10%. Já os derivados de petróleo apresentaram aumento de 9% nas importações em relação a 2025.
Fonte: Governo PR
-
Agro6 dias agoIPCF sobe em março e indica piora no poder de compra de fertilizantes para o produtor rural
-
Esportes6 dias agoCorinthians vence Santa Fe e domina Grupo E da Libertadores
-
Esportes6 dias agoFluminense perde de virada para Independiente Rivadavia e se complica na Libertadores
-
Paraná6 dias agoGaeco de Maringá desarticula organização criminosa que fabricava anabolizantes em laboratório clandestino e simulava grife europeia
-
Paraná5 dias agoNova atualização do Monitor de Secas aponta para continuidade da estiagem no Paraná
-
Agro6 dias agoAbertura da Colheita da Oliva no RS estreia feira focada em negócios e inovação
-
Paraná4 dias agoParaná tem redução de 10% nos homicídios e 22% nos roubos no 1º trimestre de 2026
-
Polícial6 dias agoPCPR cumpre buscas contra clínica de estética ilegal em Ponta Grossa
