Paraná
Estado apoia Lobafest 2023, que conta com caça ao tesouro na fortaleza da Ilha do Mel
A praia de Nova Brasília, na Ilha do Mel, recebe o Lobafest neste fim de semana. O evento organizado pela Loba do Mar Eventos faz parte dos Jogos de Aventura e Natureza e conta com apoio da Secretaria de Estado do Esporte, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Secretaria de Turismo do Estado e Prefeitura de Paranaguá.
O Lobafest é um evento de cunho náutico e esportivo que reúne várias modalidades. Nesta edição, haverá Caça ao Tesouro e um encontro de embarcações com show musical. As inscrições podem ser feitas no site da empresa organizadora, com número máximo de 200 participantes, sem limitação de idade.
A partir das 9h, lanchas e jetskis saem de Paranaguá e de Pontal do Paraná. Elas se reunirão na Ponta Oeste da Ilha do Mel. A 9ª edição da Caça ao Tesouro na Fortaleza acontece entre 10h e 13h. É uma atividade lúdica que ocorre dentro da Fortaleza. Os desafios acontecem ao longo das trilhas e entre os antigos muros da instalação histórica.
- DER/PR substitui ponte flutuante na travessia do ferry boat de Guaratuba
- Paraná está entre as principais portas de entrada de turistas estrangeiros em 2023
A atração musical será a banda curitibana Funk Pero no Mucho, que ficará responsável por animar o público na praia de Nova Brasília. A gastronomia local também faz parte do evento, que integra a 11ª Festa Nacional da Tainha, promovida pela prefeitura no início do mês. Os participantes poderão fazer pedidos por meio do “Delivery Boat”, que entregará porções do prato típico direto nas embarcações.
Giselle Furtado, organizadora do Lobafest, trabalha para que os participantes possam sentir a energia do local de forma diferente, com uma atividade saudável, integrada ao meio ambiente e incentivadora do turismo na região. “Esperamos proporcionar uma experiência única, mesmo para quem já visitou a fortaleza outras vezes”, conta
O diretor de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria do Esporte, Tiago Campos, convida a todos que tiverem embarcações para que se inscrevam no evento. “É uma inovação e tem tudo a ver com os jogos. Além de ser em uma paisagem paradisíaca que é a Ilha do Mel, traz a cereja do bolo que é a caça ao tesouro na fortaleza”, comenta.
Serviço:
Data: 29 de julho, sábado
Horário: a partir das 9 horas
Local: Praia de Nova Brasília, Ilha do Mel
Inscrições: www.lobafest.com.br
Mais informações: (41) 99961-9191
Fonte: Governo PR
Paraná
MPPR promove ação de sustentabilidade e cidadania com doação de equipamentos de informática a escolas
O que fazer com materiais de informática quando a tecnologia é substituída? No Ministério Público do Paraná, a Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos encontrou uma resposta a essa questão que contribuiu para transformar a realidade de milhares de estudantes e ainda para aplicar, na prática, os conceitos de economia circular e sustentabilidade ambiental. A SubAdm mantém um programa de desfazimento e doação de patrimônio voltado a diversas entidades, associações e núcleos de proteção da educação em todo o estado.
Desde 2020 já foram repassados 5.061 equipamentos de informática, como computadores, monitores, impressoras, notebooks e vários outros – materiais que ainda possuíam vida útil, mas que já não estavam adequados aos processos de inovação e tecnologia institucionais. Do total de produtos doados, 1.632 equipamentos (cerca de 32% das doações) foram destinados exclusivamente a instituições de ensino público e de apoio à infância, como escolas municipais e Apaes (por meio de Associações de Pais e Mestres), Centros Estaduais de Educação Profissional (Ceep), colégios públicos cívico-militares e até creches.
Entrega na Escola Municipal Papa Paulo VI
Na última sexta-feira, 14 de agosto, o MPPR doou 20 notebooks para a Escola Municipal Papa Paulo VI, localizada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Os alunos do 4º ano receberam os computadores, que serão utilizados por toda a escola.
Para a diretora, Deise Cristina Voltolini, a chegada dos notebooks representa uma oportunidade de ampliar o acesso das crianças à tecnologia. Ela conta que os equipamentos poderão ser usados em pesquisas e projetos desenvolvidos em sala de aula, como o trabalho sobre o Egito que está sendo realizado pelos estudantes. “Tanto para a escola como para as crianças vai ser mágico. Os notebooks são um presente que, com certeza, vão fazer muita diferença”, enfatizou. Ainda segundo Deise Voltolini, os computadores serão importantes nas atividades de alfabetização e utilizados pelos estudantes com o acompanhamento dos professores.
“A doação de equipamentos faz parte de uma iniciativa realizada há anos pela área de Tecnologia da Informação, que busca dar um novo destino a computadores que já não atendem aos requisitos de segurança do Ministério Público, mas que continuam em boas condições de uso”, explica o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do MPPR, José Henrique Alves Marçal.
De acordo com José Henrique, antes da entrega, os equipamentos passam por um processo de limpeza de dados, instalação de novos sistemas operacionais, higienização e testes. “A iniciativa permite que equipamentos que não são mais adequados às exigências de segurança do MPPR continuem contribuindo para a comunidade. Eles não atendem mais ao nível de segurança exigido pela instituição, mas são plenamente utilizáveis nas escolas ou em outras entidades”, destacou.
Após a distribuição dos notebooks, alunos do ensino integral fizeram uma apresentação da fanfarra para os integrantes do MPPR.
Lixo eletrônico
Além de contribuir diretamente com as entidades que receberam os equipamentos, do ponto de vista ambiental, o impacto do programa é expressivo. Considerando que equipamentos de informática – o chamado e-waste – são constituídos de plásticos, metais pesados e baterias que, se descartados incorretamente, causam sérios danos ao meio ambiente, o programa evitou que toneladas de lixo eletrônico fossem geradas precocemente. Nesse contexto, a iniciativa estende o ciclo de vida dos eletrônicos, alinhando o MPPR aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Investimento que não se perde
A ação da SubAdm também está alinhada às políticas institucionais de governança pública e eficiência financeira. Considerando que os produtos foram, originalmente, adquiridos com recursos dos contribuintes, ao invés de deixá-los ociosos em depósitos (sofrendo depreciação total) ou leiloá-los por valores ínfimos como sucata, o patrimônio é novamente incorporado ao sistema público, justamente na área da educação, onde a demanda por esse tipo de investimento é constante.
“Ajudando a equipar escolas e laboratórios com esses materiais fazemos com que o dinheiro público, investido no passado, siga gerando dividendos sociais no presente”, afirma o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Maximiliano Ribeiro Deliberador. “Mais do que ceder patrimônio, o programa prova que gestão eficiente e empatia social podem e devem caminhar lado a lado na administração pública”, diz.
Fonte: Ministério Público PR
-
Paraná5 dias agoGaeco e Polícia Militar cumprem 24 mandados em 11 cidades na segunda fase da Operação Via Pix, que apura possíveis crimes cometidos por policiais rodoviários
-
Esportes7 dias agoSão Paulo empata com Bolívar em La Paz e leva decisão das oitavas para o Morumbis
-
Esportes7 dias agoCorinthians encerra negociação e decide não renovar contrato de Memphis Depay
-
Esportes5 dias agoSantos vence Macará de virada e abre vantagem nas oitavas da Sul-Americana
-
Esportes7 dias agoFluminense empata com Independiente Rivadavia e deixa decisão das oitavas em aberto
-
Educação5 dias agoMEC abre inscrições para instrutores de práticas restaurativas
-
Esportes5 dias agoCienciano goleia o Botafogo por 6 a 1 e deixa time brasileiro à beira da eliminação na Sul-Americana
-
Esportes5 dias agoCorinthians segura empate com o Rosario Central mesmo com um jogador a menos na Libertadores
