Connect with us


Brasil

Espírito Santo realiza etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho

Publicado em

Nesta terça-feira (4), Vitória (ES) sediará a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT). O evento, que será realizado das 9h às 18h, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, reunirá representantes de trabalhadores, empregadores e governo para debater os desafios do mundo do trabalho e formular propostas que serão levadas à etapa nacional, prevista para março de 2026, em São Paulo.

A II CNT é um espaço tripartite, paritário e democrático, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com o objetivo de construir coletivamente diretrizes para o fortalecimento do trabalho decente e do diálogo social no país.

De acordo com o Diagnóstico do Trabalho Decente do Espírito Santo, o estado vem apresentando avanços importantes nos últimos anos. A taxa de desocupação caiu de 9,5% em 2019 para 5,2% em 2025, e o número de trabalhadores com carteira assinada cresceu, representando 61,4% dos ocupados. O estado também registrou crescimento real dos rendimentos, com média de R$3.249 (equivalente a 2,1 salários mínimos) e redução da informalidade, que hoje é uma das mais baixas da região Sudeste. Além disso, o Espírito Santo apresenta taxa de sindicalização de 8,9%, acima da média nacional, reforçando a relevância do diálogo social e da negociação coletiva.

Leia mais:  Gestão integrada de paisagens na Amazônia é destaque em evento do MMA na COP30

Para o superintendente regional do Trabalho e Emprego do Espírito Santo, Alcimar Candeias, a realização da etapa estadual é uma oportunidade de consolidar conquistas e avançar na formulação de políticas públicas voltadas ao trabalho digno.

“O Espírito Santo tem mostrado importantes resultados na geração de empregos e na valorização do trabalho formal. A Conferência é um espaço fundamental para transformar essas experiências em propostas que contribuam com o desenvolvimento social e econômico do país, com justiça e inclusão”, destacou.

Confira aqui o Diagnóstico da Situação do Trabalho Decente no Espírito Santo. 

Mais informações sobre a II CNT estão disponíveis aqui

Serviço:

Etapa Espírito Santo da II CNT
Data: 4 de novembro de 2025 (terça-feira)
Horário: 9h às 18h
Local: Auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região do Espírito Santo – Vitória/ES

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook

Brasil

MCTI anuncia chamada de R$ 300 milhões para ampliar a popularização da ciência em todo o Brasil

Published

on

Levar a ciência para mais perto da população é o objetivo da nova Chamada Pública de R$ 300 milhões anunciada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), nesta segunda-feira (22). O investimento apoiará iniciativas de popularização da ciência em todos os estados e no Distrito Federal, ampliando o acesso ao conhecimento científico e fortalecendo a educação científica no país.

O anúncio foi realizado durante a cerimônia de premiação da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), no Rio de Janeiro, que reuniu estudantes medalhistas de todo o País, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

A chamada integra o Programa Nacional de Popularização da Ciência (Pop Ciência) e prevê a estruturação das Redes Pop Ciência nos estados e no Distrito Federal. A proposta estimula a articulação entre governos estaduais, instituições de pesquisa, escolas, museus e centros de ciência para ampliar o alcance das ações de divulgação científica.

Entre as iniciativas que poderão receber apoio estão olimpíadas científicas, feiras de ciência, clubes de ciências, projetos de ciência itinerante, programas de formação de jovens cientistas e ações de comunicação pública da ciência. O programa também contempla investimentos em museus, centros de ciência, planetários e outras estruturas dedicadas à difusão do conhecimento científico.

A iniciativa faz parte da estratégia do MCTI de fortalecer a cultura científica e aproximar a produção de conhecimento do cotidiano da população, ampliando oportunidades de aprendizagem e contribuindo para o enfrentamento à desinformação.

Leia mais:  Projeto Defensoras Populares chega a Minas Gerais

Obmep 2026

A cerimônia também marcou a entrega das medalhas de ouro da 20ª edição da Obmep. Ao todo, 684 estudantes de todas as regiões do Brasil foram premiados.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com recursos do MCTI e do Ministério da Educação (MEC), a olimpíada reúne estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e alcança 99,9% dos municípios brasileiros.

A Obmep é considerada uma das principais iniciativas de incentivo à educação científica do país. Entre seus objetivos estão estimular o estudo da matemática, identificar talentos e incentivar o ingresso de jovens em carreiras científicas e tecnológicas.

Em discurso aos estudantes, o presidente Lula destacou a importância da educação para a redução das desigualdades e para o desenvolvimento nacional. “O Estado precisa garantir que todos, independentemente do berço em que nasceram, tenham direito à mesma qualidade de educação, porque somente assim a gente vai fazer justiça nesse país. Não existe nenhum país que se desenvolveu sem investir em educação”, afirmou.

A ministra Luciana Santos ressaltou o papel da olimpíada na formação de novos talentos para a ciência brasileira. “Quando olhamos para esta plateia, não vemos apenas estudantes premiados. Vemos talentos que começam a desenhar o futuro da ciência brasileira. Ao longo de mais de duas décadas, a Obmep se consolidou como uma das mais importantes políticas públicas de educação científica do Brasil”, disse.

Leia mais:  MPA divulga 5ª rodada de leilão para concessão de Terminais Pesqueiros Públicos

Diretor-geral do Impa, Marcelo Viana destacou o alcance da iniciativa. “São mais de 23 milhões de jovens que todo ano participam da olimpíada de matemática do país. É mais de 10% da população brasileira, no mesmo dia, fazendo prova de matemática”, afirmou.

Durante a cerimônia, o Impa também anunciou que a unidade do Impa Tech no Nordeste deverá iniciar suas atividades em março do próximo ano, em Teresina (PI), com apoio do governo estadual, do MCTI e do MEC. Outra novidade é o intercâmbio de estudos para a China destinado a 26 medalhistas de ouro da Obmep, com todas as despesas custeadas pela instituição.

Mais do que um reconhecimento pelo desempenho nas provas, as medalhas também podem abrir caminho para novas oportunidades acadêmicas. Muitos dos premiados passam a integrar o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e bolsa mensal de R$ 300 concedida pelo CNPq a estudantes de escolas públicas.

Para Lilithy Torenzani, de 16 anos, estudante de São Roque do Canaã (ES), a olimpíada ampliou horizontes e despertou o interesse pela matemática. “A olimpíada me fez acreditar que meus sonhos podem se tornar realidade. Foi por meio dela que conheci novas oportunidades e descobri que a matemática vai muito além de contas e fórmulas. Ela envolve criatividade, raciocínio e a possibilidade de enxergar o mundo de outra forma”, afirmou.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262