Paraná
Espetáculo “CAFÉ” vai transformar Miniauditório do Guaíra em encontro de tradições
O espetáculo “CAFÉ”, nova produção da Sky Arts – Produções Culturais, estreia no Miniauditório do Centro Cultural Teatro Guaíra entre os dias 5 e 7 de setembro, às 19h30, e convida o público a viver através da peça uma experiência sensorial e afetiva. Criado e dirigido por Caio Marinello, o trabalho celebra o café como metáfora para os encontros cotidianos, as histórias familiares e a força da memória coletiva.
Em cena, os intérpretes compartilham relatos, movimentos e silêncios ao redor de uma mesa central, evocando o aroma, o tempo e a poética do café coado. Entre dança, teatro e música, o espetáculo propõe um mergulho em afetos e pertencimentos, ressignificando o cotidiano em um espaço de ritual e escuta.
- Governo prepara grande ativação do Centre Pompidou em Foz do Iguaçu nesta semana
- Museu Oscar Niemeyer divulga horário especial de funcionamento para o feriado
A encenação combina simplicidade estética e riqueza simbólica, valorizando o gesto, o olhar e o detalhe. O café, nesse contexto, deixa de ser apenas um hábito diário para tornar-se fio condutor de lembranças ancestrais e conexões humanas.
A Sky Arts – Produções Culturais atua há mais de 15 anos em Curitiba, com projetos que unem teatro, dança, música e educação. Reconhecida por espetáculos de forte impacto poético e social, a companhia já alcançou milhares de espectadores em teatros, escolas e festivais, consolidando-se como referência em produções que unem arte, memória e brasilidade.
Serviço:
“CAFÉ”
Datas: 5 a 7 de setembro (sexta-feira a domingo), às 19h30
Local: Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório)
Tempo de duração do espetáculo: 1 hora
Classificação: Livre
Especificações do espetáculo: Teatro
Ingressos: R$ 40 (inteira) | R$ 20 (meia-entrada)
Venda de ingressos: DiskIngressos ou na bilheteria do Teatro Guaíra
Fonte: Governo PR
Paraná
Vacinação contra gripe nos grupos prioritários do Paraná está acima da média nacional
O Paraná aplicou 1.783.418 doses da vacina contra a Influenza até o dia 25 de maio. A campanha nacional de imunização para os grupos prioritários se encerra nesta semana, no dia 30 de maio, e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a importância da vacinação para prevenção de casos graves da doença.
Os idosos acima de 60 anos lideram a procura pelos imunizantes, registrando mais de 925 mil aplicações. As crianças de seis meses a menores de seis anos receberam 207 mil doses no período. A cobertura vacinal dos grupos prioritários no Estado atingiu 39,97%, índice superior à média nacional, que está em 36,24%.
O secretário da Saúde, César Neves, diz que a população deve procurar as unidades de saúde nos próximos dias para garantir a proteção contra o vírus e reforça que as equipes estão mobilizadas para atender os paranaenses e ampliar a barreira imunológica antes da chegada do inverno.
“Queremos chamar a atenção dos paranaenses para vacinarmos e fecharmos essa campanha com todas as doses disponíveis utilizadas. A vacina é segura e representa a principal estratégia para evitar casos graves e internamentos decorrentes das complicações da gripe”, afirmou o secretário.
- Alimentação saudável e exercícios reforçam imunidade durante períodos mais frios
-
Com vacina contra o VSR para gestantes, Paraná tem queda de 83% de internamentos de bebês
GRUPOS PRIORITÁRIOS – Segundo dados do painel de vacinação do Ministério da Saúde, Conselheiro Mairinck registra a maior taxa de cobertura vacinal de idosos do Paraná, alcançando 82,43% do público-alvo do imunizado. Iguatu aparece na sequência com 73,36%, seguido por Guapirama com 71,64% e Uniflor com 71,04%. O ranking das dez cidades com melhor desempenho inclui ainda Santo Antônio do Paraíso (67,65%), Virmond (66,58%), Jardim Olinda (66,39%), Coronel Domingos Soares (64,50%), Lunardelli (63,93%) e Salgado Filho (62,63%).
Na outra ponta do levantamento, Diamante do Norte apresenta o menor índice de adesão de idosos à campanha, com apenas 3,76% de cobertura. Mauá da Serra contabiliza 4,58% e Inácio Martins tem 5,73%. A lista de municípios com menor adesão dos grupos prioritários engloba também Alto Paraíso (6,05%), Saudade do Iguaçu (17,68%), Quatro Pontes (21,84%), Primeiro de Maio (22,98%), Santa Amélia (23,90%), Catanduvas (27,91%) e Sertanópolis (27,92%).
Em crianças entre seis meses a menores de seis anos, as cidades com maior índice de cobertura vacinal são Porto Rico (86,75%), Esperança Nova (78,95%), Iguatu (75,76%), Paranapoema (74,31%) e Corumbataí do Sul (71,71%). Entre as menores estão Mauá da Serra (3,47%), Diamante do Norte (3,57%), Alto Paraíso (4,43%), Inácio Martins (5,75%) e Primeiro de Maio (9,83%).
Os municípios de Godoy Moreira, Iguatu, Nova América da Colina, Pitangueiras, Pinhal de São Bento, Diamante do Sul, Alto Paraíso, Cafeara, Cruzeiro do Iguaçu, Esperança Nova, Uniflor, Mariluz, São Jorge do Ivaí, Lupionópolis e Jundiaí do Sul já vacinaram todas as suas gestantes. Itaipulândia, Leópolis, Rancho Alegre, Porto Vitória, Cerro Azul, Boa Ventura de São Roque, Japira, Lunardelli, Ourizona e Ventania já possuem cobertura vacinal acima de 90%.
Curitiba teve adesão de 38,15% das gestantes. Os municípios com menor cobertura vacinal para esse grupo são Diamante do Norte (8,7%), Inácio Martins (12%) e Mauá da Serra (12,36%).
NÚMEROS ABSOLUTOS – O volume total de doses aplicadas reflete o porte populacional das maiores cidades paranaenses. Curitiba lidera os números absolutos com 195.051 vacinas aplicadas. Londrina aplicou 66.080 doses e Maringá imunizou 47.761 pessoas. Cascavel contabiliza 33.483 aplicações, enquanto Ponta Grossa soma 29.608 doses.
O grupo dos dez municípios com maior quantitativo de vacinas aplicadas conta também com São José dos Pinhais (26.880 doses), Foz do Iguaçu (23.263 doses), Colombo (19.887 doses), Guarapuava (18.162 doses) e Araucária (14.188 doses).
CAMPANHA E GRUPOS PRIORITÁRIOS – No Estado, a população-alvo da vacinação soma 4.815.445 pessoas, sendo elas crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais, gestantes, profissionais de saúde, puérperas, professores dos ensinos básico e superior, povos indígenas, pessoas em situação de rua, integrantes das forças de segurança e de salvamento, e militares das Forças Armadas.
Também estão incluídos indivíduos com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e de longo curso, portuários, funcionários do sistema penitenciário e a população privada de liberdade, incluindo jovens sob medidas socioeducativas entre 12 e 21 anos.
Até o momento, o Paraná recebeu 2,8 milhões de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, distribuídas aos municípios conforme a necessidade de cada região, garantindo o abastecimento da rede pública. Ainda não há definição sobre o número total de doses que o Estado deverá receber durante toda a campanha.
Fonte: Governo PR
-
Agro6 dias agoEnologia de precisão ganha espaço no Brasil e impulsiona nova era da produção de vinhos
-
Esportes7 dias agoCruzeiro busca empate na Bombonera, segura o Boca e assume liderança do Grupo D
-
Paraná5 dias agoPrograma de irrigação no Noroeste do Paraná avança com a compra de torres de fluxo
-
Política Nacional7 dias agoMinirreforma eleitoral permite programa de recuperação fiscal para partidos políticos
-
Política Nacional6 dias agoDeputados aprovam projeto que torna crime aumento abusivo de preços de combustíveis
-
Agro7 dias agoExportações de carne bovina do Brasil batem recorde em abril, mas avanço da quota chinesa gera alerta no setor
-
Educação7 dias agoMEC realiza missão à China para tratar de IA na educação
-
Política Nacional6 dias agoMedida provisória libera financiamento para motoristas de aplicativo e taxistas
