Paraná
Espaço Cultural BRDE abre no dia 27 exposição do artista visual Alexandre Frangioni
O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões inaugura na próxima terça-feira (27), às 19h, a exposição “Levarei Saudades da Aurora”, projeto individual do artista visual Alexandre Frangioni, sob curadoria de Sylvia Werneck. A mostra reúne 18 obras produzidas entre 2017 e 2021, em diversas linguagens, técnicas e materiais, caracterizadas por um acabamento que remete à produção industrial. A entrada é gratuita.
As obras selecionadas abordam memória, afetos e contradições entre valores e ações, propondo um diálogo direto com o público a partir de elementos reconhecíveis do cotidiano. O propósito é estimular reflexões sobre a relação entre arte contemporânea e nossas individualidades sociais. Os materiais utilizados assumem papel narrativo, ampliando o sentido e a profundidade das peças.
O título da mostra, que ficará em exposição até 6 de março, faz referência à canção “Na Cadência do Samba”, composta por Ataulfo Alves e Paulo Gesta em 1962. A música aborda a inevitabilidade da morte e a preocupação com a reputação que se deixa após a partida, tema frequente nas obras de Frangioni.
“Por lidarem com questões imbricadas na realidade coletiva, os trabalhos de Frangioni são desenvolvidos a partir de elementos facilmente reconhecíveis nas sociedades ocidentais, especialmente a brasileira”, diz a curadora Sylvia Werneck. “Ao se reconhecer nas questões abordadas, o espectador é convidado a uma apreciação para além da materialidade das obras. Entram em campo reflexões sobre nossa conduta e nossa responsabilidade para com as sociedades que construímos, o mundo que deixaremos para os que vierem depois de nós”, acrescenta Sylvia.
ESPAÇO – Mantido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões tem como missão fomentar a sensibilização e participação de artistas e da comunidade na vida cultural da cidade, garantindo acesso gratuito à arte e à cultura. Ao longo do ano, o espaço promove exposições que refletem a diversidade e a riqueza da produção artística.
Serviço:
Exposição: Levarei Saudades da Aurora
Artista: Alexandre Frangioni
Abertura: 27 de janeiro, às 19h
Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões – Avenida João Gualberto, 570 – Alto da Glória – Curitiba
Visitação: de terça a sexta-feira, das 13h às 18h, até 6 de março
Entrada gratuita
Fonte: Governo PR
Paraná
Ponte da Vitória: esforços concentrados nos acessos e instalação de iluminação
A três dias da inauguração da Ponte da Vitória, marcada para quarta-feira, 29 de abril, o trabalho segue em ritmo intenso para a sonhada entrega. A nova ligação rápida entre Guaratuba a Matinhos realiza o desejo de mais de 40 anos da população.
Para que a inauguração seja um completo sucesso, as equipes do consórcio construtor trabalham com foco especial na qualificação dos acessos de ambos os lados e na instalação da sinalização necessária e da iluminação.
No acesso de Guaratuba, além da instalação de um painel de contagem de ciclistas que vão atravessar a ponte, segue a aplicação de grama na rotatória, além da pintura da sinalização horizontal e instalação de placas de sinalização, esses dois últimos também na própria ponte. O último trecho de guarda-rodas (separando a pista de rolamento do passeio), também segue em andamento.
As equipes estão produzindo a massa asfáltica que será aplicada em Caieiras. Serviços de acabamento em meio-fio e caixa de drenagem também estão nos estágios finais.
Do lado de Matinhos, estão sendo aplicadas camadas finais de asfalto no acesso mais próximo do município e preparada a pavimentação em terra armada. Também está sendo concluída a rampa de ligação da ponte com a rodovia.
Os esforços se concentram, ainda, na instalação do sistema de iluminação nos mastros, o que vai garantir visibilidade e segurança durante a noite, além de valorizar o aspecto arquitetônico da estrutura. Seguem, ainda, os serviços de limpeza da pista, organização do canteiro de obras e ajustes finais.
PONTE – A nova ligação fixa sobre a Baía de Guaratuba representa um investimento de mais de R$ 400 milhões do Governo do Estado e é considerada uma das maiores obras de infraestrutura em andamento no Paraná. Com 1.240 metros de extensão, a estrutura conta com quatro faixas de tráfego, além de ciclovia e áreas destinadas a pedestres. Projetada para substituir a travessia por ferry-boat, a estrutura vai reduzir o tempo de deslocamento entre os municípios para cerca de dois minutos.
Fonte: Governo PR
-
Paraná5 dias agoEm expansão na rede estadual, cursos técnicos já superam 137 mil alunos inscritos
-
Brasil6 dias agoSilveira projeta liderança brasileira em segurança energética e transição sustentável na Alemanha
-
Brasil6 dias agoDeclaração Conjunta Brasil-Alemanha sobre apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) – Hanôver, 20 de abril de 2026
-
Economia5 dias agoMDIC destaca NIB, descarbonização e minerais críticos na Hannover Messe
-
Entretenimento6 dias agoAna Paula Renault se emociona ao saber da morte do pai e revela ter ouvido a mãe
-
Entretenimento6 dias agoSheila Mello dribla chuva com granizo e mantém festa animada com amigos
-
Agro6 dias agoProjeto que moderniza regras da aquicultura avança na Câmara e recebe apoio do setor
-
Paraná6 dias agoChuva chega ao Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná e amplitude térmica é destaque
