Brasil
Equipes especializadas em ações emergenciais já reforçam assistência e cuidado à saúde para vítimas das fortes chuvas na Zona da Mata mineira
Como resposta emergencial às fortes chuvas que atingiram municípios da Zona da Mata mineira, o Ministério da Saúde coordena uma operação integrada com o envio de equipes especializadas da Força Nacional do SUS e do Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP), que já estão em Juiz de Fora e devem chegar a Ubá e Matias Barbosa na manhã desta quinta-feira (26). Nas regiões atingidas, vão realizar ações de acolhimento com atendimento psicossocial e cuidados em saúde mental; vacinação preventiva contra o tétano, já que a bactéria causadora dessa doença pode estar presente nas águas das enchentes; e a reorganização da rede assistencial local.
Para isso, atuam os 18 profissionais enviados pela pasta, entre médicos, enfermeiros, psicólogos e especialistas em logística. Nas cidades atingidas pelas chuvas nesta terça-feira (24), eles estão redirecionando os atendimentos para unidades de saúde não afetadas e remanejando profissionais para garantir cobertura mínima nos locais de maior demanda e, assim, a continuidade dos serviços essenciais.
O Ministério da Saúde também encaminhou aos municípios mineiros medicamentos e insumos estratégicos de primeiros socorros, e está garantindo o abastecimento emergencial de água e, ainda, atuando para a retomada da assistência farmacêutica, com atuação inicial nos municípios de Juiz de Fora e Ubá, além de outras localidades impactadas, conforme priorização pactuada com o Governo de Minas Gerais e as Defesas Civis locais.
“O Ministério da Saúde e a Força Nacional do SUS estão aqui, presentes nas regiões atingidas. A população mineira pode contar conosco, porque estamos empregando todos os nossos esforços para garantir atendimento, cuidado e apoio à recuperação das áreas atingidas. Não vão faltar recursos financeiros, equipes, estrutura, suporte técnico e assistência em saúde para que as famílias atravessem esse momento com mais segurança, dignidade e acolhimento”, disse o ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, que esteve em Juiz de Fora, nesta terça (24) e quarta (25).
Acompanhado pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, Massuda monitorou in loco as medidas emergenciais e reforçou a articulação com as gestões locais.
Ações complementares
As novas ações anunciadas hoje se somam às carretas de saúde do programa Agora Tem Especialistas que já estão a caminho dos municípios atingidos para reforçar o atendimento nas fases de recuperação e reconstrução dos serviços de saúde afetados pelas fortes chuvas.
Já o número de profissionais da Força Nacional do SUS em campo será reforçado de acordo com a evolução do cenário e as necessidades dos municípios da região, garantindo que nenhuma cidade fique sem o apoio necessário.
“A Força Nacional do SUS atua ao lado das prefeituras e do Governo de Minas para organizar o funcionamento dos serviços de saúde, ajustar os fluxos de atendimento e garantir que a rede consiga responder da melhor forma possível às necessidades da população”, afirmou o ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda.
No que se refere à vigilância ambiental, o Ministério também atua com o envio de caminhões-pipa por meio do Vigiágua – Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, garantindo abastecimento emergencial em áreas com comprometimento no fornecimento. Além disso, a pasta articula com os municípios a liberação de recursos para garantir as ações emergenciais e a manutenção dos serviços essenciais.
Nicole Borges
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
Brasil
Lei oficializa rota turística da Serra da Capivara
O Brasil acaba de ganhar mais uma rota turística. Nesta segunda-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.416, que institui a Rota Turística da Serra da Capivara, no sudeste do Piauí, integrando a região ao mapa de destinos estratégicos do país. A lei foi publicada nesta terça-feira (26), no Diário Oficial da União, e conta ainda com as assinaturas da ministra do Turismo substituta, Fernanda Câmara Norat, e da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
A Serra da Capivara concentra sítios arqueológicos reconhecidos internacionalmente. Em 2025, o parque recebeu 50 mil visitantes.
O reconhecimento de rotas turísticas é uma importante ferramenta para a oficialização e desenvolvimento de destinos no Brasil.
A criação da lei permite a inclusão dos municípios da região em programas federais de apoio ao turismo, voltados à regionalização do setor. Serão beneficiadas cinco cidades piauienses: São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí, Coronel José Dias e São João.
O principal atrativo da nova rota é o Parque Nacional da Serra da Capivara, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1991. A unidade de conservação abriga a maior e mais antiga concentração de sítios arqueológicos já descoberta nas Américas. Ao todo, são mais de 1.000 sítios cadastrados, dos quais 204 estão abertos à visitação do público.
Para quem quer conhecer a região, a experiência é variada. Os paredões areníticos exibem pinturas rupestres e grafismos milenares, além de vestígios que guardam as datações mais antigas da presença humana no continente.
A área também é um paraíso para o ecoturismo, oferecendo trilhas de bicicleta e cenários ideais para a observação de pássaros. Para completar a imersão, os visitantes podem conhecer os museus e centros de memória da região.
Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
-
Paraná5 dias agoPrograma de irrigação no Noroeste do Paraná avança com a compra de torres de fluxo
-
Agro6 dias agoEnologia de precisão ganha espaço no Brasil e impulsiona nova era da produção de vinhos
-
Esportes7 dias agoCruzeiro busca empate na Bombonera, segura o Boca e assume liderança do Grupo D
-
Política Nacional7 dias agoMinirreforma eleitoral permite programa de recuperação fiscal para partidos políticos
-
Política Nacional6 dias agoDeputados aprovam projeto que torna crime aumento abusivo de preços de combustíveis
-
Política Nacional6 dias agoMedida provisória libera financiamento para motoristas de aplicativo e taxistas
-
Polícial6 dias agoNovas viaturas e equipamentos reforçam atuação da PMPR na região oeste do Paraná
-
Brasil6 dias ago“Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio é avanço civilizatório”, destaca ministro do MJSP após comemoração dos 100 dias da iniciativa
