Connect with us


Educação

Encontro capacitou docentes do PEC-PLE

Publicado em

O Ministério da Educação (MEC) realizou um encontro de capacitação docente do Programa de Estudantes-Convênio de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE). O evento ocorreu na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade de Brasília (Finatec/UnB), entre os dias 24 e 26 de março, como um espaço de formação docente e de fortalecimento dos cursos de língua portuguesa e cultura brasileira voltados a estudantes selecionados para cursar graduação no Brasil pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), com o objetivo de aprimorar as competências pedagógicas no programa. 

O PEC-PLE, institucionalizado como uma modalidade do Programa de Estudantes-Convênio (PEC) pelo Decreto nº 11.923/2024, está presente em 42 instituições em todas as regiões do Brasil e oferece curso de português e cultura brasileira com duração aproximada de um ano, preparando os estudantes para o exame Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Nos últimos dois anos, as seleções apresentaram expressiva demanda em candidaturas para os cursos de português como língua estrangeira — 14 novas instituições aderiram ao programa. 

O encontro reuniu representantes de 40 instituições de educação superior de todas as regiões do país e contou com a condução das professoras doutoras Natália Tosatti, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG); Patrícia Almeida, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Juliana Schoffen, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e membros do Comitê Técnico de Seleção do Celpe-Bras. Durante a oficina, foram abordados, de forma aprofundada, os aspectos teóricos e práticos do exame Celpe-Bras, além da apresentação de estratégias didático-pedagógicas aplicáveis ao contexto das instituições de educação superior participantes. 

Leia mais:  Fies 2026: abertas as inscrições para o 1º semestre

A realização do encontro reafirma o compromisso institucional do MEC e das instituições participantes com a qualidade e a consolidação do PEC-PLE, sobretudo em um contexto de expansão do programa. A capacitação contribuiu para o alinhamento de práticas pedagógicas, o fortalecimento da rede de docentes e a qualificação da preparação dos estudantes para o Celpe-Bras, impactando diretamente sua trajetória acadêmica no PEC-G. Iniciativas dessa natureza são fundamentais para assegurar a padronização, a efetividade e a sustentabilidade do programa, bem como para ampliar sua relevância no processo de internacionalização da educação superior brasileira. 

PEC-PLE – O Programa de Estudantes-Convênio de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE) é uma iniciativa do Governo do Brasil voltada à oferta de cursos de língua portuguesa a estudantes estrangeiros, com o objetivo de prepará-los para ingresso em cursos de graduação no Brasil no âmbito do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Instituído como etapa preparatória linguística, o programa é executado por instituições de ensino superior brasileiras credenciadas, que ofertam cursos presenciais de português e promovem a imersão acadêmica e cultural dos estudantes. Sua estrutura envolve a cooperação entre o Ministério da Educação (MEC), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e as instituições participantes. O PEC-PLE é regulamentado pela Portaria MEC/MRE nº 7/2024. 

Leia mais:  Câmara dos Deputados aprova relatório do novo PNE

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook

Educação

Ceará terá R$ 281 mi do Juros por Educação para cursos técnicos

Published

on

O Ministério da Educação (MEC) assinou, nesta quarta-feira, 24 de junho, em Fortaleza, o Plano de Aplicação do Governo do Ceará para a implementação do Juros por Educação, iniciativa que faz parte do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). O investimento total será de R$ 281 milhões, voltados à ampliação da oferta de cursos técnicos, à melhoria da infraestrutura de escolas estaduais que oferecem educação profissional técnica de nível médio (EPTNM) e à formação de docentes e demais profissionais da educação. 

Desse total, R$ 12 milhões integram o plano de aplicação pactuado entre o estado e o MEC e já estão liberados. A estimativa é que outros R$ 269 milhões devem ser repassados ao estado, em outubro, por meio do Fundo de Equalização Federativa (FEF) que poderão ser utilizados até o final de 2027.  

A formalização do acordo foi feita pelo ministro da Educação, Leonardo Barchini, durante visita técnica às obras do bloco do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), do Campus Iracema da Universidade Federal do Ceará (UFC). A comitiva do MEC também vistoriou as obras da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac-UFC). 

Segundo o ministro, os recursos destinados à expansão da educação profissional técnica representam uma estratégia para promover inclusão, desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida da população. 

“Esta é uma verdadeira revolução em todo o Brasil, começando aqui no Ceará. O estudante do ensino médio que faz seu curso integrado à educação profissional tem mais chances de ingressar no mercado de trabalho com melhores salários e também nas universidades”, comemorou Barchini. 

Esta é uma verdadeira revolução em todo o Brasil, começando aqui no Ceará. O estudante do ensino médio que faz seu curso integrado à educação profissional tem mais chances de ingressar no mercado de trabalho com melhores salários e também nas universidades.” Leonardo Barchini, ministro da Educação 

Instituído pela Lei Complementar nº 212/2025, o Propag permite aos estados e ao Distrito Federal a renegociação de dívidas com a União para investimentos em áreas estratégicas. Ao todo, 22 estados aderiram ao programa federal e deverão investir no mínimo 60% do valor devido à União na EPTNM até atingirem os objetivos do Plano Nacional de Educação (PNE), de atingir 50% de matrículas da educação profissional articuladas com o ensino médio, expandir, no mínimo, 60% das matrículas nos cursos subsequentes e expandir até o 5º ano 25% de matrículas de jovens e e adultos. 

Leia mais:  MEC autoriza ampliação de ambulatório do HU-UFMA

Planejamento – O plano apresentado pelo Ceará prevê o diagnóstico da infraestrutura das escolas, o mapeamento das vocações econômicas regionais e a priorização de territórios com maior vulnerabilidade social e menor cobertura de educação profissional, com vistas à promoção da equidade territorial e à permanência dos estudantes. 

Aproximadamente 80% do valor a ser investido pelo Ceará será para aquisição de equipamentos, construção de laboratórios e compra de veículos para acompanhamento técnico das unidades de ensino. Os 20% restantes serão para outras despesas. Para receber a verba, o estado apresentou seu plano ao MEC, documento necessário para a execução dos investimentos e manutenção dos benefícios fiscais do programa, com o planejamento das ações. 

24/06/2026 - Visita às obras Campus Iracema da Universidade Federal do Ceará. Fotos: Luis Fortes/MEC

Ainda em 2026, o estado pretende ofertar 39 cursos técnicos, distribuídos em 11 eixos tecnológicos. Entre as áreas contempladas estão: gestão e negócios, com cursos de administração, logística e contabilidade, na região metropolitana de Fortaleza, Sobral e Iguatu; recursos naturais, com cursos ligados ao agronegócio e à agropecuária no Cariri, Vale do Jaguaribe e Sertão dos Inhamuns; e informação e comunicação, com fortalecimento dos cursos de informática e desenvolvimento de sistemas em polos de inovação tecnológica. 

A estratégia do estado também contempla ações de acesso, permanência e êxito dos estudantes. O ingresso priorizará beneficiários de programas sociais, famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e estudantes atendidos por iniciativas estaduais de combate à insegurança alimentar. 

Ainda estão previstas ações de acompanhamento psicossocial e apoio pedagógico, além da meta de que pelo menos 30% dos egressos estejam inseridos no mercado de trabalho em até um ano após a conclusão dos cursos. 

O monitoramento das ações será realizado por meio do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) do MEC e de indicadores pedagógicos, incluindo metas de aprovação e redução da evasão escolar, além do apoio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Leia mais:  MEC lança formação para conselheiros municipais de educação

Labomar – As obras da nova sede do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) compõem o futuro Campus Iracema da UFC. A obra, que tem previsão de ser concluída em 2028, recebeu investimento total de R$ 113,9 milhões, sendo R$ 40 milhões em recursos do Novo PAC. O espaço terá uma área construída total de 35.254,56 m², composta por estacionamento, área de urbanismo e paisagismo e edifício principal de quatro pavimentos, com subsolo, térreo, primeiro e segundo pavimentos e terraço.   

Atualmente, o Labomar fica localizado em um espaço menor, que abriga os cursos de graduação em oceanografia e ciências ambientais, além do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais. Com a expansão física, pelo menos duas novas graduações estão previstas para a unidade acadêmica: turismo ecológico e meteorologia. O novo empreendimento também terá o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN), que visa promover exibições permanentes e periódicas, virtuais e interativas, sobre ecossistemas do Ceará.   

A Universidade Federal do Ceará foi criada em 1954 e instalada oficialmente no ano seguinte. Sediada em Fortaleza, atua em todo o território cearense, atendendo diferentes escalas de exigências da sociedade. A instituição conta com oito campi: Benfica, Pici e Porangabuçu – todos em Fortaleza, além das unidades de Sobral, Quixadá, Crateús, Russas e Itapajé. Atualmente, a UFC tem mais de 36 mil estudantes distribuídos em 127 cursos de graduação e 90 programas de pós-graduação.  

Meac – A obra da UTI Neonatal da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac-UFC) faz parte do conjunto de investimentos realizados pelo Governo Federal na Rede HU Brasil – Hospitais Universitários Federais, vinculada ao MEC, e foi inaugurada simbolicamente em 30 de março de 2026, durante cerimônia nacional conduzida pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A nova estrutura permitirá ampliar progressivamente a capacidade assistencial da maternidade, passando dos atuais 56 leitos para 90. Ao todo, foram alocados R$ 48,3 milhões para a unidade, sendo R$ 15,6 milhões em recursos do Novo PAC e da HU Brasil. 

Resumo | Mais educação para o Ceará 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262