Connect with us


Paraná

Empresários paranaenses conhecem oportunidades de negócios com empresas da Silésia

Publicado em

Empresários paranaenses conheceram nesta quarta-feira (19) oportunidades de negócios com empresas da província da Silésia, região mais industrializada da Polônia, com forte atuação na indústria automotiva, metalúrgica, de aviação, além da produção de equipamentos médicos e inovação.

A comitiva do país europeu, que no início da semana assinou termo de cooperação com o Governo do Estado, participou do seminário “Brasil-Polônia: novas possibilidades de negócios com a região da Silésia”. O evento foi organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em parceria com a Invest Paraná – agência de negócios do Governo Estadual – e o Centro Internacional de Negócios do Paraná (CIN/PR) no câmpus da Indústria do Sistema Fiep em Curitiba. A visita da comitiva é uma articulação da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná.

Uma rodada de negociação foi promovida no seminário, na qual empresas paranaenses tiveram contato com produtos e soluções de companhias polonesas de atividades variadas, como biotecnologia, equipamentos médicos, softwares, tratamento de água em processos industriais, entre outros.

“Trazer investimentos qualificados ao Paraná é uma premissa da gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Por isso é importante receber comitivas internacionais, as quais são assessoradas por nossas equipes para que consigam fechar os melhores negócios para o nosso Estado”, afirmou o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros.

Leia mais:  Universidades estaduais ajustam calendários acadêmicos e retomam ano letivo de 2023

O diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, explica que a rodada de conversas do seminário nesta quarta é a porta de entrada para que as empresas paranaenses fechem negócios com os representantes poloneses.

“É muito importante receber delegações de fora do país para esse contato direto. Isso ajuda na atração de investimentos internacionais ao Estado, confirmando o bom ambiente de negócios aqui. Ou seja, podemos usar as soluções que eles apresentaram para melhorar nossa produção, bem como alguma dessas empresas podem se instalar aqui para replicar suas atividades no Paraná”, enfatizou.

O representante da Invest Paraná cita o caso de uma das empresas da Silésia que pode se virar fornecedora de indústrias automobilísticas do Paraná, estado com o segundo maior polo do setor no Brasil. Há também uma empresa de logística da Silésia que demonstrou interesse em abrir uma franquia no Estado.

“Vale lembrar que geralmente uma indústria não vem sozinha. Ela pode buscar um parceiro aqui para replicar sua atividade, já que no Brasil, por ser um país continental, qualquer empresa que se instale aqui ganha escala automaticamente”, avaliou Rocco.

O presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, destacou aos empresários poloneses a força econômica do Paraná, que em 2022 superou o Rio Grande do Sul e se tornou a quarta maior economia do Brasil. “O Paraná tem uma relevância significativa na industrialização no Brasil, incluindo o setor agroalimentar, por meio das nossas exportações. Por isso, precisamos muito desta integração em tecnologia, unir a experiência e a tradição da Silésia com a nossa capacidade de mercado. Juntos, fomentaremos essa parceria de negócios”, ressaltou.

Leia mais:  Estado lança edital para artistas do Paraná se apresentarem nos Palcos Sunset do Verão Maior

A vice-governadora da província da Silésia, Anna Jedynak, destacou o interesse de a comitiva retornar à Polônia com bons acordos comerciais com o setor produtivo paranaense. “A Silésia é uma região bem industrializada e temos boas bases logísticas. Temos possibilidades de parceria e já queremos sair daqui com contatos firmados e acordos concretos tanto na área automotiva, logística, de educação, empreendedorismo”, destacou.

“Na Silésia temos apoio da União Europeia para promover e impulsionar negócios com nossos parceiros e para trocarmos experiências, seja de tecnologia, energia, entre outras. Sei que o Paraná tem soluções energéticas que buscamos e esse deve ser o início de uma grande parceria de cooperação”, acrescentou Anna Jedynak.

SEMINÁRIO – O seminário “Brasil-Polônia: novas possibilidades de negócios com a região da Silésia” teve apoio também da Upper Silesian Fund e do Consulado Geral da Polônia em Curitiba. O evento teve também a presença do presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; do presidente da Upper Silesian Fund, Bartłomiej Babuska, e da cônsul-geral da Polônia, Marta Olkowska.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

MPPR cumpre mandados de prisão contra dez pessoas denunciadas por crimes ligados a loteamentos clandestinos rurais em Campo Magro e Almirante Tamandaré

Published

on

O Ministério Público do Paraná cumpriu nesta semana dez mandados de prisão contra pessoas denunciadas na Operação Fundo Falso, investigação conduzida pela 5ª Promotoria de Justiça de Almirante Tamandaré, em conjunto com o Núcleo de Curitiba do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que apura atuação de organização criminosa na prática de diversos crimes relacionados à comercialização de loteamentos irregulares em imóveis rurais.

Entre os denunciados e alvo de um dos mandados de prisão, está um vereador do município de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, apontado como um dos líderes do grupo criminoso. As ordens judiciais foram cumpridas nesta quarta-feira, 16 de setembro, com o apoio do Núcleo de Curitiba do Gaeco. Dos dez alvos, três ainda não foram localizados e são considerados foragidos. O pedido para a decretação das prisões preventivas foi feito pelo Ministério Público na ocasião do oferecimento da denúncia, no dia 25 de agosto último.

De acordo com as apurações sobre os fatos, o grupo atuava de forma organizada para as práticas ilícitas, que consistiam na permanente busca ativa por imóveis rurais, predominantemente nos municípios de Campo Magro e Almirante Tamandaré, em especial imóveis sem incidência de atos ostensivos de exercício de posse pelos seus proprietários, ou imóveis de propriedade de pessoas idosas ou em processo de inventário. Em seguida, os investigados atuavam para obter informações e cópias de documentos de suas matrículas e registros e de eventuais certidões de óbito dos proprietários. Eram feitas simulações de vendas desses imóveis para intermediários, com a falsificação de documentos, e, a partir destes, a comercialização dos loteamentos irregulares.

Leia mais:  Estado lança edital para artistas do Paraná se apresentarem nos Palcos Sunset do Verão Maior

Para a manutenção das condutas criminosas, que, segundo as apurações, estão em curso desde 2021, os envolvidos praticavam ameaças e outros atos intimidatórios frente aos reais proprietários ou a pessoas que descobriam o esquema criminoso.

Outro aspecto identificado a partir das apurações foi o de que o grupo se valia da posição ocupada pelo vereador em Campo Magro para viabilizar a realização de obras públicas nos referidos locais onde fracionavam ilegalmente os imóveis rurais, além da obtenção de informações privilegiadas e antecipadas sobre as fiscalizações a serem realizadas pela municipalidade ou de interferência para impedir fiscalizações. As condutas denunciadas foram identificadas a partir de extensa análise de provas colhidas em fases anteriores da operação, incluindo trocas de mensagens de texto e áudios que comprovam as práticas apuradas.

Foram identificados, pelo menos, quatro loteamentos clandestinos nos municípios de Almirante Tamandaré e Campo Magro. Além dos dez integrantes da organização criminosa, houve oferecimento de denúncia em face de outras duas pessoas investigadas por participações no esquema ilícito, as quais tiveram determinadas judicialmente a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão. Também foram requeridas medidas cautelares pelo Ministério Público para o fim de bloquear os bens dos denunciados, o que igualmente foi deferido pelo Juízo.

Leia mais:  Peças e petições destinadas à Turma Recursal Única dos Juizados Especiais são aceitas apenas pelo sistema do processo eletrônico.

Processo 0007837-42.2025.8.16.0024

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262