Brasil
Em última reunião do ano, Comitê Nacional do Manejo Integrado do Fogo realiza balanço do ano de 2025
O Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo (Comif) realizou, na última terça-feira (2/12), em sua 5ª reunião ordinária, o balanço das ações realizadas no último ano. O encontro também discutiu as perspectivas para 2026 e detalhou o Relatório de Atividades de 2024 do Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional Nacional (Ciman).
Na oportunidade, o secretário extraordinário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), André Lima, destacou as atividades realizadas no contexto da COP30 com foco no manejo integrado do fogo. Entre elas o lançamento do Chamado à Ação pelo Manejo Integrado do Fogo e Resiliência a Incêndios Florestais.
“Apresentamos o Chamado à Ação para elevar o debate sobre os incêndios florestais. Essa é a abordagem que estamos adotando no Comif, seguindo uma perspectiva de planejamento territorial e de fortalecimento de comunidades e territórios resilientes ao fogo”, ressaltou.
A medida reforça o manejo integrado do fogo como uma prioridade global compartilhada e reafirma o compromisso de ampliar a colaboração entre fronteiras e instituições, por meio do compartilhamento de tecnologias, conhecimentos e recursos. Saiba mais aqui
Já o Relatório de Atividades do Ciman, apresentou ações, condições ambientais e climáticas, recursos, dados e áreas monitoradas de 2024.
O colegiado também discutiu o andamento da Resolução n° 4/2025 do Comif, que trata da Estratégia Nacional do Voluntariado em Manejo Integrado do Fogo. A proposta regulamenta a atuação de brigadas voluntárias e comunitárias no combate aos incêndios florestais, que é debatida em um grupo de trabalho (GT) específico para o tema. Também na reunião, o GT teve seu mandato ampliado até março de 2026, quando deve apresentar a estratégia para apreciação em plenária.
Ainda no encontro, foi apresentado o calendário de reuniões ordinárias do colegiado para o próximo ano. Os encontros estão previstos para março, abril, agosto e novembro de 2026.
Balanço
Este ano, o Comif já realizou cinco reuniões plenárias, sendo quatro ordinárias e uma extraordinária, dezenas de reuniões de grupos de trabalho, além de cinco encontros com especialistas para monitoramento e previsão climática. Também foram aprovadas quatro resoluções, quatro recomendações e uma Câmara Técnica Permanente de Articulação Interfederativa.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA
Brasil
Edital sobre experiência exitosas em cuidado integral e controle do câncer de colo do útero é prorrogado
O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), prorrogou até 18 de outubro de 2026 o prazo de inscrições do Edital nº 15/2026, destinado à seleção de experiências exitosas relacionadas ao cuidado integral e ao controle do câncer do colo do útero no Sistema Único de Saúde (SUS).
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo formulário eletrônico até as 23h59 (horário de Brasília).
Podem participar secretarias estaduais e municipais de saúde, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, unidades de saúde do SUS e unidades privadas prestadoras de serviços ao sistema público, desde que atendam aos critérios estabelecidos no edital.
A seleção contempla iniciativas voltadas à organização e ampliação da detecção precoce do câncer de colo do útero, inovações na testagem para rastreamento, navegação do cuidado e acompanhamento das usuárias, além de estratégias para o fortalecimento da linha de cuidado.
As experiências selecionadas serão apresentadas durante o Seminário Nacional de Experiências Exitosas em Cuidado Integral para o Controle do Câncer do Colo do Útero, previsto para os dias 1º e 2 de dezembro de 2026, em Brasília (DF).
Confira o cronograma
| Etapa | Data |
| Publicação do edital | 14 de setembro |
| Encerramento das inscrições – prazo prorrogado | 18 de outubro de 2026 |
| Análise de admissibilidade | 19 a 21 de outubro de 2026 |
| Avaliação de mérito | 22 de outubro a 6 de novembro de 2026 |
| Divulgação do resultado preliminar | 9 de novembro de 2026 |
| Prazo para recursos | 10 a 12 de novembro de 2026 |
| Julgamento dos recursos | 13 a 17 de novembro de 2026 |
| Divulgação do resultado final | 18 de novembro de 2026 |
| Envio das apresentações e dos pôsteres | Até 25 de novembro de 2026 |
| Realização do seminário nacional | 1º e 2 de dezembro de 2026 |
Inscreva-se pelo formulário do Seminário Nacional Câncer do Colo do Útero
Patrícia Coelho
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
-
Paraná7 dias agoProdutores rurais têm até 11 de outubro para adquirir fertilizante da Sanepar
-
Paraná7 dias agoCredenciamento da Fomento Paraná permite que municípios subsidiem juros de microcrédito
-
Esportes5 dias agoSavarino faz três, Fluminense goleia o Coritiba e assume o terceiro lugar do Brasileirão
-
Polícial5 dias agoPCPR prende homem condenado por estupro de vulnerável em Umuarama
-
Paraná7 dias agoNasce o primeiro bebê na nova maternidade do Hospital Regional de Ivaiporã
-
Paraná6 dias agoCopel investe mais de R$ 100 milhões para fortalecer a rede elétrica de Maringá
-
Paraná7 dias agoVários setores e níveis de escolaridade: Agências do Trabalhador iniciam semana com 16,8 mil vagas
-
Paraná6 dias agoGaeco cumpre 19 mandados de busca e apreensão em oito municípios paranaenses na terceira fase da Operação Rota 466, que apura crimes envolvendo policiais
