Paraná
Em fevereiro, MIS-PR terá visita guiada noturna e encontro com carnavalescos
A agenda de fevereiro do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), espaço pertencente à secretaria estadual da Cultura, inclui visita guiada e um bate-papo com artistas de Carnaval. Promovidas pelo Setor Educativo do Museu, as ações são gratuitas e com vagas limitadas. Para participar, basta fazer a inscrição nos links indicados em cada atividade.
VISITA NOTURNA DE FÉRIAS – Para finalizar o período de férias em grande estilo, o MIS-PR promove uma visita mediada, no dia 04 de fevereiro, às 18h. Conduzida pelo Setor Educativo, a atividade explora o Palácio da Liberdade, prédio histórico do MIS-PR recentemente atualizado. A experiência oferece uma imersão da história do audiovisual paranaense, mostrando parte do acervo de mais de 3 milhões de itens do espaço cultural.
Os participantes serão conduzidos por diversas salas, como “Bicho do Paraná”, “Imagem e Som” e “Governo do Paraná”, em que conhecerão mais detalhes e objetos exclusivos que fazem parte da narrativa paranaense. Também poderão conhecer mais sobre o monumento histórico em que o museu se encontra, descobrindo a história do Palácio da Liberdade, na sala que leva seu nome.
Data: 4 de fevereiro | Quarta-feira
Horário: 18h
Gratuito | 30 vagas
Público | livre
Inscrições AQUI
Local: MIS-PR | Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro – Curitiba
PÓS-CARNAVAL NO MIS COM GARIBALDIS E SACIS – O Bloco Pré-Carnavalesco Garibaldis e Sacis iniciou seus trabalhos em 1999, a partir da provocação do animador cultural Itaércio Rocha, de que em Curitiba não havia Carnaval. Desde então, os domingos de pré-carnaval nunca mais foram os mesmos. O bloco cresce a cada ano e entra de vez na agenda cultural da cidade, expandindo-se para outras regiões e festas.
Com a alegria e o sopro carnavalesco que ainda reverberam no ar, o MIS-PR convida o público para, no dia 26 de fevereiro, às 19h, conhecer um pouco mais dessa história e dividir o entusiasmo de foliões e admiradores em um bate-papo no Museu. Ao final, os participantes podem arriscar alguns passos e cantar algumas marchinhas.
Data: 26 de fevereiro | Quinta-feira
Horário: 19h
Gratuito
Público | livre
Não é necessário fazer inscrição para essa atividade
Local: MIS-PR | Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro – Curitiba
As atividades que exigem inscrições são gratuitas. As inscrições devem ser feitas previamente por meio de formulários on-line. Mais informações podem ser obtidas pelo [email protected].
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministro André Mendonça faz palestra magna na abertura do Encontro Nacional do Cira 2026
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça foi o responsável pela palestra magna na abertura do Encontro Nacional CIRA 2026 – Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos, nesta sexta-feira, 14 de agosto, no Ministério Público de São Paulo. Autor do prefácio do livro “Crimes contra a ordem econômica e tributária: desafios atuais e perspectivas”, lançado durante o evento, Mendonça tratou dos critérios para quantificar o dano, o enriquecimento ilícito e o produto de atividades criminosas.
Em uma exposição de caráter técnico, o ministro discutiu os parâmetros que devem orientar a definição dos valores objeto de pedido de ressarcimento ou perdimento. Citou, entre outros exemplos, a Operação Sanguessuga e situações envolvendo gestores públicos em casos de fraude, para mostrar que a identificação do dano nem sempre pode ser reduzida a uma simples correspondência entre o valor contratado e o prejuízo causado.
A palestra dialoga diretamente com o prefácio assinado pelo ministro André Mendonça, sendo um dos temas centrais da coletânea os desafios jurídicos e práticos para investigar a criminalidade econômica, responsabilizar seus autores e recuperar valores decorrentes de atividades ilícitas.
André Mendonça discutiu os parâmetros que devem orientar a definição dos valores objeto de pedidos de ressarcimento ou perdimento. Ao citar exemplos como a Operação Sanguessuga e casos envolvendo gestores públicos, destacou que a identificação do dano não pode ser reduzida, em todos os casos, à diferença entre o valor contratado e o prejuízo causado.
O ministro chamou atenção para a necessidade de distinguir produto da atividade ilícita, dano e enriquecimento ilícito. Segundo a abordagem apresentada, essa diferenciação é necessária para definir os valores que podem ser objeto de recuperação de ativos em casos de corrupção e improbidade administrativa.
Mendonça também apresentou referências do direito comparado, citando a legislação dos Estados Unidos, como o Civil Asset Forfeiture Reform Act (CAFRA), de 2000, e o Fraud Enforcement and Recovery Act (FERA), de 2009. Na experiência italiana, abordou o Decreto Legislativo nº 231/2001 e decisões da Corte de Cassação relacionadas à definição do produto obtido com a prática ilícita.
No ordenamento brasileiro, a análise passou pelo Código Penal, pela Lei de Lavagem de Dinheiro, pela Lei de Improbidade Administrativa e pela Convenção de Mérida.
Ao final, o ministro destacou a necessidade de critérios técnicos para a definição dos valores e do apoio das áreas da administração pública responsáveis pela receita. A adoção de uma metodologia mais precisa, segundo Mendonça, pode contribuir para dar maior segurança às investigações, às apurações e às decisões judiciais.
Livro sobre crimes contra a ordem econômica e tributária é lançado durante Encontro Nacional do Cira 2026
Na sequência da programação, foi lançado o livro “Crimes contra a ordem econômica e tributária: desafios atuais e perspectivas”, coordenado pelo Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti, e pelo promotor de Justiça Diego Gomes Castilho, ambos do Ministério Público do Paraná. Publicada em 2026 pela Editora Tirant Lo Blanch, a obra reúne estudos de especialistas sobre diferentes aspectos do direito penal econômico.
A publicação tem 340 páginas e reúne artigos sobre investigação e responsabilização por crimes econômicos e tributários. Entre os temas estão a análise probatória em delitos financeiros complexos, fraudes estruturadas, empresas de fachada, recuperação de ativos e sonegação fiscal.
A coletânea também aborda a aplicação da Lei Anticorrupção, a individualização e a dosimetria da pena em crimes tributários e os limites da responsabilização penal de empresários e administradores.
Fonte: Ministério Público PR
-
Agro6 dias agoSimpósio mostra como elevar o lucro da pecuária a pasto
-
Agro7 dias agoDeclaração do ITR começa nesta segunda-feira; veja as novas regras
-
Paraná3 dias agoGaeco e Polícia Militar cumprem 24 mandados em 11 cidades na segunda fase da Operação Via Pix, que apura possíveis crimes cometidos por policiais rodoviários
-
Agro7 dias agoLeilões ficam para 2027 e expansão ferroviária que beneficiaria o agro encalha de novo
-
Entretenimento7 dias agoCleber Toledo celebra primeiro Dia dos Pais com declaração emocionante: ‘Privilégio’
-
Educação5 dias agoConfira como acessar os resultados do Ideb por escola
-
Entretenimento7 dias agoThiaguinho celebra primeiro Dia dos Pais ao lado de Bento: ‘A vida muda de compasso
-
Esportes5 dias agoCorinthians encerra negociação e decide não renovar contrato de Memphis Depay
