Connect with us


Paraná

Edição traz perguntas sobre violações de direitos da população idosa

Publicado em

Nesta semana, em 1º de outubro, a Lei Federal 10.741 (Estatuto do Idoso) completou 20 anos – também no domingo, foram celebrados o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade. A propósito dessas datas, o MP Responde traz nesta edição perguntas relacionadas a direitos dessa faixa da população, respondidas pela procuradora de Justiça Rosana Beraldi Bevervanço, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência, unidade especializada do Ministério Público do Paraná. Confira:

– Como e onde posso noticiar um caso de violação de direitos contra idosos?

– Uma conhecida usa o cartão da avó para pagar suas contas pessoais. Isso caracteriza abuso financeiro?

Serviço à população – O MP Responde tem o formato de spot com aproximadamente um minuto de duração, nos quais procuradores e promotores de Justiça respondem perguntas relacionadas ao trabalho do Ministério Público e a assuntos jurídicos.

Os spots podem ser veiculados gratuitamente por qualquer rádio interessada. As perguntas são baseadas em questões da comunidade que chegam ao MPPR, e também é possível sugerir temas. Os contatos são o e-mail: [email protected] ou o telefone (41) 3250-4469.

Leia mais:  MPPR e Polícia Civil cumprem mandado em investigação que apura possível crime de peculato praticado por ex-secretário de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu

Podcasts – Os programas de rádio do MPPR também são disponibilizados nas plataformas Spotify, Apple e Google Podcasts.

Edições anteriores:

– O que faz o Conselho Tutelar?

– Como são escolhidos os conselheiros tutelares?

– Quando será a eleição para conselheiro tutelar?

– Quem pode votar para conselheiro tutelar?

– Onde posso saber quais os locais para votação de conselheiro tutelar na minha cidade e a relação de candidatos?

– Se tiver notícias de irregularidades nas eleições para conselheiro tutelar na minha cidade, como por exemplo casos de boca de urna, compra de votos e transporte de eleitores, posso denunciar para o Ministério Público?

Todas as edições

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook

Paraná

Ministério Público do Paraná denuncia pelos crimes de tortura, lesão corporal e violência psicológica homem que agrediu esposa em Capitão Leônidas Marques

Published

on

O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Capitão Leônidas Marques, no Oeste do estado, denunciou por tortura, lesão corporal e violência psicológica um homem que praticou atos de violência contra a própria companheira, de 65 anos, em 22 de agosto último. A ação penal já foi recebida pelo Judiciário e tramita sob sigilo para preservação da intimidade da vítima.

Áudio do Promotor de Justiça Renato Sampaio Cavalheiro

Segundo as apurações, na data dos crimes, no interior da residência do casal, no Distrito de Alto Alegre do Iguaçu, em Capitão Leônidas Marques, o autor, um homem de 60 anos, valendo-se da condição de vulnerabilidade da vítima e da relação doméstica que mantinham, agrediu a esposa com socos, tapas e golpes na cabeça e no rosto utilizando um martelo de borracha. As agressões, que foram iniciadas após uma discussão, causaram graves lesões na ofendida.

Ao oferecer a denúncia, o Ministério Público sustentou o uso de meio cruel para a prática criminosa, uma vez que o agressor submeteu a vítima a intenso e continuado sofrimento físico e mental. Além das agressões físicas, o MPPR apontou a prática de violência psicológica reiterada durante toda a noite, com o ofensor limitando o direito de ir e vir da esposa e manipulando-a mediante constrangimentos para que não buscasse auxílio médico ou policial.

Leia mais:  Convênio entre Governo do Paraná e Formosa do Oeste garante reforma de três pontes

Para garantir a proteção imediata da vítima, o Ministério Público requereu a manutenção da prisão preventiva do réu, que já está detido. Além disso, visando à reparação dos danos causados à mulher, pleiteou a fixação de valor mínimo de R$ 20 mil a título de indenização pelos danos causados.

Processo 0002402-36.2026.8.16.0062

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262