Connect with us


Cidades

É tempo de Festa da Tainha em Paranaguá. Veja a programação e outros passeios na cidade

Publicado em

Bem Paraná

Para quem gosta de festa e do peixe tainha, a boa pedida para os próximos dias é dar um pulo no Litoral do Paraná. É que nesta quinta (27) começa em Paranaguá, a apenas 91 quilômetros de Curitiba, a esperada 9.ª Festa Nacional da Tainha, que segue com uma vasta programação até o dia 7 de julho. Durante a festa vários shows para animarão a população e os turistas. A partir do dia 1 de julho, a praia Encantadas, na Ilha do Mel, também “comemora” a tainha.

“Preparamos uma programação atrativa para a 9.ª edição da Festa Nacional da Tainha. Que todos possam se divertir, pois o evento é para toda a família”, salienta Harrison Camargo, secretário de Cultura e Turismo.

No dia 27, o grupo de Fandango Pés de Ouro fará uma apresentação às 21h e a partir das 22h a dupla sertaneja Edison e Lucas animará a abertura da festa na Praça de Eventos Prefeito Mário Roque. Já na sexta-feira, dia 28, o agito fica por conta do grupo de pagode Atitude Certa, que sobe ao palco principal às 20h e logo em seguida a dupla Vinícius e Tainá, anima a população, com muito sertanejo. No sábado, dia 29, as apresentações iniciam mais cedo com Alex Stare ao 12h e às 14h, show com a banda Razão Popular. Já a noite, a partir das 20h, show de pagode com o grupo Sambatuka e em seguida o cantor Thiago Viola se apresenta. No domingo, dia 30, o almoço na festa será animado com o grupo de Fandango da família Rodrigues, seguido de Eric Capeta. A partir das 20h, a banda Olhar 43 faz a festa junto a banda Delorean. Vale destacar que vários shows acontecerão até o dia 07 de julho, e os parnanguaras e turistas que vierem até Paranaguá poderão se divertir nestes dias que acontecem a 9.ª Festa Nacional da Tainha.

Leia mais:  Serviços podem afetar abastecimento de água em Maria Helena e Douradina

Na Festa da Tainha em Encantadas, na Ilha do Mel, a partir de 1 de julho, durante dois finais de semana, os comerciantes e entidades apresentam sua especialidade: a tainha preparada e servida de diversas maneiras, com o objetivo de promover o turismo em baixa temporada e resgatar as festas tradicionais e culturas locais como a Pesca da Tainha. A Festa da Tainha de Encantadas é um evento comunitário, realizado pela União Emilha – Encontro das Mulheres da Ilha do Mel, com mais de 40 atividades paralelas como capoeira, fandango, yoga e entre outros.

Outros três passeios para fazer em Paranaguá

Aquário de Paranaguá

Dividido em três andares, o Aquário de Paranaguá possui animais de diversas espécies, em sua maioria oriundos do litoral paranaense. Há também animais exóticos, como o tubarão-bambu, espécies de arraias e até um jacaré.

Catedral Rosário

Construída em 1578, é a mais antiga igreja de Paranaguá. Em estilo colonial, a catedral foi edificada por escravos e libertos. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1967.

Leia mais:  Com paralisia cerebral e dificuldade motora, jovem aprende a digitar com auxílio de pincel e consegue se formar em matemática no Paraná

Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio

Construído no início do século XX, às margens da Baía de Paranaguá, o local é um templo católico dedicado à Nossa Senhora do Rocio, a padroeira do Paraná.

Outros passeios para fazer na Ilha do Mel

Farol das Conchas

Construído em 1872, no topo do Morro das Conchas, o local pode ser avistado de quase todos os pontos da ilha. Subir os 150 degraus do morro para chegar ao topo é poder contemplar uma vista de tirar o fôlego.

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

Edificada entre 1767 e 1769 para proteger a Baía de Paranaguá, a fortaleza fica de frente para o mar, na Praia da Fortaleza. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ela guarda muita história.

Gruta das Encantadas

Localizada na parte sul da ilha, a gruta é um patrimônio natural formado por uma fenda no paredão rochoso que se abriu devido à ação do mar. Para facilitar o acesso ao local, há uma passarela que leva o visitante até a entrada da gruta.

Mais informações: http://www.paranagua.pr.gov.br/secultur/eventos/

Comentários Facebook

Araucária

Duas pessoas desaparecem após barco virar em Represa na Grande Curitiba

Published

on

Bombeiros fazem buscas por vítimas de afogamento na Represa do Passaúna (Foto: João Firgério)

Caso ocorreu na Represa do Passaúna, em Araucária. Bombeiros fazem as buscas

 

Dois homens foram vítimas de afogamento na manhã desta quarta-feira (27), na Represa do Passaúna, em Araucária.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, um homem ouviu gritos de pedido de socorro e, na sequência, viu um barco virado sobre o rio.

As equipes estão há fazendo as buscas. As vítimas não foram localizadas até o momento.

Informações preliminares apontam que as vítimas são vigilantes de uma empresa que realiza patrulhamento de barcos. De acordo com os bombeiros, os coletes foram encontrados na embarcação.

Comentários Facebook
Leia mais:  Prepara 2019: provas do vestibular de Inverno da UEPG serão no domingo (7) e na segunda (8)
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262