Paraná
Deve chover até quarta-feira em várias regiões do Paraná, prevê Simepar
O outono é uma estação de transição, e por isso o regime de chuvas às vezes fica parecido com o do verão, às vezes com o de inverno. Gradativamente, a tendência é de que haja mais dias consecutivos secos, porém nos dias em que chover, o volume esperado é alto.
Foi o que aconteceu neste último fim de semana (04 e 05) no Litoral do Paraná. Antonina, em menos de 24 horas, registrou um acumulado de chuva superior à média histórica para o mês de abril. De acordo com o Simepar, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, a chuva segue até quarta-feira (08) no Estado.
No domingo (05), os maiores volumes de chuva foram registrados nas estações meteorológicas do Simepar em Antonina (140,8 mm), Guaraqueçaba (86,8 mm) e Marumbi Base (89,4 mm). A chuva continuou no início da madrugada, e Antonina registrou um acumulado total de 166 mm entre a tarde de domingo (05) e a madrugada desta segunda (06) – valor superior à média histórica de abril para a estação, que é de 160,5 mm. Em Guaraqueçaba, no mesmo período, o volume acumulado ficou em 160,8 mm.
“Esse cenário foi favorecido principalmente pela intensificação da circulação marítima, que transportou grande quantidade de umidade do oceano em direção ao continente, mantendo o tempo instável, favorecendo a ocorrência de chuva persistente na região”, explica Raissa Pimentel, meteorologista do Simepar.
A segunda-feira (06) começou com maior presença de nebulosidade no Sul e no Leste do Paraná, e predomínio de sol, com poucas nuvens no início da manhã, nas outras regiões. O dia segue com sensação de tempo abafado em grande parte do Estado. As máximas se aproximam dos 30°C, principalmente no Norte e no Oeste, com destaque para cidades como Guaíra, Umuarama, Maringá e Londrina. No Centro-Sul, Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba, as temperaturas ficam mais amenas, com máximas variando entre 24°C e 27°C. Já no Litoral, os valores devem ser mais baixos, com máximas próximas dos 26°C devido à nebulosidade.
A mesma circulação marítima que causou tanta chuva no Litoral no domingo (05) mantém o céu com maior cobertura de nuvens na faixa Leste do Paraná e favorece a ocorrência de pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Nas outras regiões, a chuva chega isoladamente em algumas cidades no período da tarde.
“Ao longo do dia, o desenvolvimento de um sistema de baixa pressão nos países vizinhos, aliado ao calor e à umidade disponível na atmosfera, favorecem a formação de instabilidades. A partir da tarde, há previsão de tempestades isoladas, acompanhadas de trovoadas, começando no Noroeste, Oeste e Sudoeste, e avançando gradualmente para as demais áreas do Estado ao longo da tarde e noite”, detalha Raíssa.
O avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil na terça-feira (07) fará a chuva atingir mais cidades. No Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, ela já ocorre desde a manhã.
“Ao longo do dia, com o avanço desse sistema, as instabilidades se espalham pelas demais regiões, com pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas em todo o Estado. As temperaturas seguem elevadas ao longo do dia, mantendo a sensação de tempo abafado em todas as regiões”, explica Raíssa.
A chuva segue até quarta-feira (08) em todas as regiões paranaenses. Entre a tarde e a noite, a tendência é de diminuição gradual das instabilidades.
Depois da chuva, as temperaturas máximas ficarão mais amenas e não passam de 23°C em Cascavel, 25°C em Maringá, 22°C em General Carneiro e de 24°C em Pato Branco, entre quarta (08) e quinta-feira (09). Na quinta e na sexta-feira (10), com o afastamento do sistema frontal para o oceano, o tempo volta a ficar mais estável no Paraná, sem previsão de chuva na maior parte do Estado.
As temperaturas máximas voltam a subir, com o predomínio de sol, mas as mínimas, no amanhecer, ficarão mais baixas a partir de quinta-feira (09): em torno dos 12°C a 14°C nos Campos Gerais, Centro-Sul e Região Metropolitana de Curitiba, e entre 14°C e 17°C nas demais áreas do Paraná. No Litoral, as mínimas ficam um pouco mais elevadas, próximas dos 19°C. Os valores são de 5°C a 7°C mais baixos do que as mínimas registradas até esta segunda-feira (06).
ALERTAS – É importante que a população fique atenta aos alertas da Defesa Civil Estadual, que acompanha o monitoramento do tempo 24 horas dos meteorologistas do Simepar.
Em caso de necessidade, as informações são disponibilizadas para a população por meio dos alertas enviados por SMS ou WhatsApp. O cadastro é gratuito. Basta enviar o seu CEP por SMS para o número 40199 para se habilitar a receber os alertas. Para que sejam enviados por WhatsApp. é necessário cadastrar o número 61 2034-2611 e interagir com esse contato, podendo se cadastrar a partir do CEP, do município ou da localização.
Para situações mais extremas, os alertas são por meio da tecnologia cell broadcast, que envia mensagens de texto para os celulares com aviso sonoro e de vibração, sem a necessidade de cadastro prévio.
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministério Público do Paraná esclarece sobre interrupção de sessão do Tribunal do Júri de Curitiba ocorrida nesta quinta-feira, 10 de setembro
A respeito dos fatos ocorridos nesta quinta-feira, 10 de setembro, em sessão do Tribunal do Júri realizada em Curitiba (Autos 0001590-19.2022.8.16.0196), o Ministério Público do Paraná informa:
O Conselho de Sentença, que atuava desde quarta-feira, 9 de setembro, na sessão de julgamento de um acusado pelos crimes de homicídio qualificado consumado e sete tentativas de homicídio, ocorridos em Curitiba em maio de 2022, foi dissolvido ontem, quinta-feira, 10, por decisão do Juízo da 1ª Vara de Crimes Dolosos contra a Vida de Curitiba, após um evento ocorrido no interior da carceragem, envolvendo o réu, que foi atendido por bombeiro civil do Tribunal do Júri e depois pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Após o atendimento, ficou constatado que “(…) o réu não apresentava lesões no pescoço e seus sinais estavam normais, sendo possível o retorno à unidade prisional de origem sem a necessidade de atendimento hospitalar (…)”, de acordo com o boletim de ocorrência elaborado pela Polícia Militar.
O Ministério Público do Paraná, por meio do Promotor de Justiça que atua no caso e sua respectiva equipe, procurou, de pronto, depois de observar que a situação na carceragem se mostrava controlada, prestar atendimento a uma das vítimas do caso, que acompanhava a sessão de julgamento, bem como à testemunha que prestava depoimento no momento do ocorrido.
Foi determinada a instauração de inquérito policial para apurar o ocorrido e o Ministério Público requereu avaliação psiquiátrica do acusado por médicos do Complexo Médico Penal, onde ele se encontra custodiado, a fim de subsidiar a apuração.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
-
Esportes6 dias agoPalmeiras perde a liderança após empate sem gols com o Botafogo
-
Agro6 dias agoMatopiba desponta como nova fronteira da produtividade no Brasil
-
Esportes6 dias agoSantos vence o Inter no Beira-Rio e amplia distância da zona de rebaixamento
-
Brasil6 dias agoMPA participa da 3ª Cúpula da Pesca de Pequena Escala em Roma
-
Agro6 dias agoIndependência ou morte: Brasil alimenta o mundo, mas ainda depende do exterior
-
Esportes6 dias agoFlamengo vence o Remo por 1 a 0 e assume liderança provisória do Brasileirão
-
Política Nacional3 dias agoEleições 2026: quem fica, quem sai e quem concorre ao Senado
-
Esportes3 dias agoGabigol dá duas assistências, Santos vence Atlético-MG e larga na frente nas quartas
