Agro
Demanda fraca após o Carnaval reduz preços do etanol em São Paulo, aponta Cepea
Queda na procura limita negócios no mercado paulista
A demanda enfraquecida das distribuidoras de combustíveis no período pós-Carnaval resultou em menor movimentação no mercado de etanol hidratado em São Paulo. Segundo análise do Cepea, a baixa liquidez observada na semana impactou diretamente os preços do biocombustível, que registraram queda nas negociações do mercado spot.
Proximidade da nova safra reduz interesse de compradores
Pesquisadores do Cepea destacam que as negociações têm ocorrido apenas em momentos considerados vantajosos para os compradores, refletindo a expectativa pela chegada da safra 2026/27, com início oficial previsto para 1º de abril de 2026. Parte das usinas deve iniciar a moagem da nova cana ainda em março, enquanto a maioria se prepara para começar em abril.
Condições climáticas podem alterar o início da moagem
As usinas permanecem atentas às previsões meteorológicas, que podem influenciar o calendário de produção. Para 2026, há previsão de retorno dos efeitos do El Niño, o que pode modificar os planos de início da moagem e impactar o abastecimento do mercado nas próximas semanas.
Usinas reduzem preços para encerrar o ciclo 2025/26
Do lado da oferta, algumas unidades produtoras estão finalizando os estoques da safra 2025/26. Para concluir o balanço do ciclo, parte dessas usinas tem optado por disponibilizar volumes adicionais de etanol a preços mais baixos, contribuindo para o recuo das cotações no mercado paulista.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
Agro
Abertura de mercados para produtos brasileiros no Kuwait, Nicarágua, Síria e Bangladesh
As autoridades sanitárias e fitossanitárias do Kuwait, Nicarágua, Síria e Bangladesh comunicaram a abertura de mercados para novos produtos brasileiros.
Para o Kuwait, está autorizada a exportação de mamão fresco.
Para a Nicarágua, foi autorizada a exportação de sementes de berinjela.
A Síria, por sua vez, autorizou a exportação de milho em grãos.
Para Bangladesh, por fim, está autorizada a exportação de grãos secos de destilaria (DDG).
Informações à imprensa
[email protected]
-
Política Nacional6 dias agoBrasil terá quase 2 milhões de mesários nas eleições de 2026
-
Esportes6 dias agoRayan salva Brasil no fim e Seleção empata com a Austrália em estreia após a Copa
-
Educação7 dias agoPlataforma Enem Libras já está disponível para consulta
-
Agro4 dias agoCAR e GTA podem acelerar controle da origem do gado
-
Educação7 dias agoEstudo sugere que Bets prejudicam 2 milhões de estudantes
-
Agro4 dias agoFestival do agro projeta R$ 2,2 bilhões em negócios
-
Educação7 dias agoPronatec oferece mais de 1,5 mil vagas verdes de qualificação profissional
-
Política Nacional6 dias agoSessão destaca excelência do ensino da Escola Superior de Ciências da Saúde
