Paraná
Defesa Civil do Paraná atua em 33 municípios para reparar danos causados pelos vendavais
Desde o último sábado (8), Governo do Estado, forças de segurança e agentes municipais atuam para reparar danos e reconstruir imóveis afetados pelo tornado que atingiu a região Centro-Sul do Paraná na noite de sexta-feira (7). O evento climático que devastou quase 90% da cidade de Rio Bonito do Iguaçu também causou estragos em outros municípios, que registraram destelhamento e danos estruturais em imóveis na área rural, bem como pessoas feridas e desalojadas.
Conforme relatório elaborado pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec), além de Rio Bonito do Iguaçu, outros nove municípios da região foram diretamente atingidos pelos fortes ventos: Candói, Cantagalo, Goioxim, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Turvo e Virmond.
Ao todo, 33 municípios paranaenses registraram ocorrências junto à Cedec entre os dias 7 e 8 de novembro, incluindo vendavais, enxurradas e granizo em outras regiões do Estado, como Londrina e Centenário do Sul, no Norte, e Guaraqueçaba e Paranaguá, no Litoral, além de outros do Sudoeste, Noroeste.
- Professores e estudantes da Unicentro reforçam vacinação em Rio Bonito do Iguaçu
- Estado reforça pedido por materiais de construção para avançar nos trabalhos em Rio Bonito do Iguaçu
Junto às Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compedecs), a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros têm apoiado o atendimento às pessoas e imóveis afetados, por meio do envio de materiais de construção, da desobstrução de vias e da retirada de entulhos das casas.
“Logicamente, os principais esforços foram enviados para Rio Bonito do Iguaçu, que teve a situação mais crítica, mas as outras cidades também têm sido acompanhadas de perto pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil”, explicou o porta-voz da Defesa Civil do Paraná, capitão Marcos Vidal da Silva Júnior.
“Estes municípios estão sendo atendidos com todo suporte e documentação necessários, sob acompanhamento do nosso Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres”, informou.
COMUNIDADE RURAL – Em Turvo, por exemplo, um tornado com ventos de até 200 km/h deixou 21 casas danificadas ou destruídas, a maior parte na comunidade rural de Cachoeira dos Turcos. Ao todo, 58 pessoas foram diretamente afetadas, entre feridos, desabrigados e desalojados. A partir de sábado (8), as Compedec e coordenadorias estadual e regional da Defesa Civil atuaram em conjunto para o atendimento às vítimas e a entrega de telhas na região. Parte dos telhados foi reparada, e o município já não tem registro de pessoas desabrigadas.
No Norte do Estado, Centenário do Sul foi atingido por um vendaval, que danificou 102 casas e afetou mais de 200 pessoas. Com foco no reparo emergencial das estruturas, a Defesa Civil Estadual autorizou o envio de 500 telhas para apoio às forças municipais. Já Porto Barreiro, no Centro-Sul, deve receber até mil telhas enviadas pela Defesa Civil Estadual, após o registro de 300 casas danificadas e mais de 2 mil pessoas afetadas.
SISTEMA INTEGRADO – Em situações de desastre e emergência, a atuação da Defesa Civil no Paraná ocorre de forma integrada entre forças municipais e estaduais. O primeiro atendimento às ocorrências é feito pelas Compedecs, que avaliam os danos e elaboram relatórios como o Formulário de Informações de Desastre (Fide), documento que reúne as principais informações sobre a extensão dos danos humanos e materiais no município.
A documentação é anexada ao Sistema Informatizado de Defesa Civil, ferramenta desenvolvida pelo Estado para o registro e acompanhamento das ações de defesa civil. Por meio do sistema, os agentes de segurança também podem elaborar um Plano de Contingência Online, documento que norteia as ações de resposta ao desastre.
A partir disso, o acompanhamento da Defesa Civil Estadual ocorre por meio das coordenadorias regionais, dos Núcleos de Atuação Regional e dos analistas do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres. Neste momento, também pode ocorrer a homologação de Situação de Emergência – registrada em 13 municípios paranaenses após os eventos dos dias 7 e 8 novembro – ou Estado de Calamidade Pública, decretado em Rio Bonito do Iguaçu.
“Quando o evento extrapola a capacidade de atendimento do município, o Estado atua para complementar a resposta ao desastre, por exemplo, com o envio de telhas ou outros donativos para auxiliar a população”, acrescentou o capitão Marcos Vidal.
O apoio emergencial do Estado pode ocorrer por meios materiais ou financeiros, com recursos do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap). O processo de registro e acompanhamento das ocorrências também é integrado ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil aos agentes municipais e estaduais.
Fonte: Governo PR
Paraná
Museu Oscar Niemeyer promove oficina e bate-papo com artista para o público 60+
Os encontros de junho do programa Arte para Maiores, do Museu Oscar Niemeyer (MON), convidam o público com mais de 60 anos para a oficina “O Corpo que Vejo Sou Eu”, com o artista Emerson Persona, que integra o acervo MON. Haverá um bate-papo do artista com participantes, além de uma atividade de recorte e colagem, linguagem marcante de seus trabalhos recentes. A oficina propõe pensar o corpo, refletindo sobre as construções simbólicas e sensibilizadoras do indivíduo.
Os encontros acontecem nos dias 2 e 9 de junho, das 14 às 17 horas, no Espaço de Oficinas, subsolo do MON. Para participar não é necessário ter conhecimento prévio em arte. As atividades são gratuitas, mas as inscrições devem ser feitas antecipadamente por este link.
- Projeto grandioso: concerto dos 41 anos da OSP mobiliza 230 artistas e crianças no Guairão
-
Estado abre inscrições para edital Viva Cultura, com investimento de R$ 4,5 milhões
PROGRAMA – O Arte para Maiores, oferecido pelo MON desde 2014, é um programa educativo que proporciona ao público maior de 60 anos a sensibilização para arte e pela arte. O programa promove encontros presenciais e virtuais, visitas mediadas em sala expositiva, atividades de experiência artística e dinâmicas de integração.
ARTISTA – Emerson Persona é formado no Curso Superior de Pintura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde também realizou pós-graduação em História da Arte Moderna e Contemporânea. É mestre e doutor em Tecnologia e Sociedade pelo PPGTE – UTFPR.
SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviço:
Arte para Maiores
2 e 9 de junho
14h às 17h
Espaço de Oficinas – Subsolo do MON
Inscrições gratuitas pelo link: https://bit.ly/APMjunho2026
Fonte: Governo PR
-
Agro6 dias agoEnologia de precisão ganha espaço no Brasil e impulsiona nova era da produção de vinhos
-
Esportes7 dias agoCruzeiro busca empate na Bombonera, segura o Boca e assume liderança do Grupo D
-
Política Nacional7 dias agoMinirreforma eleitoral permite programa de recuperação fiscal para partidos políticos
-
Paraná5 dias agoPrograma de irrigação no Noroeste do Paraná avança com a compra de torres de fluxo
-
Agro7 dias agoExportações de carne bovina do Brasil batem recorde em abril, mas avanço da quota chinesa gera alerta no setor
-
Agro7 dias agoCafé do Brasil deve atingir 73,3 milhões de sacas na safra 2026/27, aponta Rabobank
-
Política Nacional6 dias agoDeputados aprovam projeto que torna crime aumento abusivo de preços de combustíveis
-
Política Nacional6 dias agoMedida provisória libera financiamento para motoristas de aplicativo e taxistas
