Connect with us


Paraná

Cursos de arte da Academia Alfredo Andersen reúnem amadores e especialistas

Publicado em

A Academia Alfredo Andersen inicia suas atividades em março com uma nova proposta educacional. A partir deste ano, foram abertas vagas apenas nas turmas iniciantes, com o objetivo de proporcionar aos alunos se aperfeiçoarem dentro da instituição em quatro etapas: iniciante, avançado, processos e poéticas, um ensino único e alinhado com o propósito de desenvolver a linha artística de cada um..

Em resposta ao novo sistema educacional, neste ano houve um aumento de 25% da entrada de novos alunos e abertura de mais turmas para comportar a grande procura pelas aulas, que leva o ensino das artes gratuito e de qualidade para os moradores da Grande Curitiba.

Com mais de 350 alunos matriculados, a instituição reúne diferentes pessoas com um objetivo em comum: tornar a arte parte da vivência diária. De universitários a aposentados, alunos e alunas da Academia encontram na argila, tinta óleo, máquinas fotográficas, livros de arte, lápis e outros materiais, um lugar de pertencimento.

É o que afirma Ana Luiza Burger, aluna da turma intermediária de Pintura. Estudante de Design, aos 23 anos descobriu uma nova paixão durante as aulas. “Eu sempre quis pintar roupas, porque era apaixonada por moda. Mas quando cheguei na Academia descobri técnicas e conceitos que não apenas aprimoraram minha pintura, mas abriram meus olhos para uma sensibilidade artística muito maior do que eu imaginava”, afirma.

A Academia também é espaço para retomar o interesse pela arte. Mariana Artem Miranda, também da turma intermediária de Pintura, explica que após os 40 anos, com filhos e uma carreira, sua inclinação artística havia ficado na sala de espera. “Sempre quis pintar, mas a correria da vida me deixava longe dessa paixão”, diz. No entanto, após conhecer a instituição pelas redes sociais, inscreveu-se no curso e agora, em seu segundo ano como aluna, sente que a afeição pela arte se aflorou novamente.

“Aqui é um espaço diferente. Eu poderia estar em casa pintando, mas aqui, com o cheiro da tinta que eu adoro, compartilhando com colegas e ouvindo de outros artistas, fica maravilhoso. Porque faz a gente olhar pra fora e enriquece nosso repertório”, completa. E agora ela passa essa paixão para frente, levando sua filha para conhecer o atelier e visitar o Museu Casa Alfredo Andersen.

Leia mais:  Boletim destaca iniciativa para pessoas em situação de rua e notícias sobre atuação do MPPR em nove cidades paranaenses

Para aqueles que enxergam a arte como campo de atuação, a Academia também é lugar para começar essa jornada. Renan Gabriel Ribeiro, de 30 anos, é calouro da turma de Fotografia. Neste ano de 2026 decidiu se dedicar ao aprendizado desta arte, e se inscreveu na instituição por reconhecer que terá o auxílio necessário para amadurecer suas técnicas e linha artística, além de ser um espaço acessível.

“Meu interesse por fotografia não é de agora, mas nunca tive a oportunidade de estudar pela barreira financeira. Essa oportunidade que a Academia abre, justamente por criar esse espaço com cursos gratuitos, é essencial. São iniciativas como esta que tornam a arte parte da vida de qualquer um”, diz.

Para aqueles que já atuam no meio artístico, a Academia é espaço de aprimoramento e novas perspectivas. Mariana Lima, de 25 anos, é ceramista há oito anos e dá aulas de Cerâmica, porém é na turma de Linguagens Poéticas que consegue expandir sua pesquisa artística própria e dialogar com outros artistas. “É como se fosse uma terapia, a aula faz a gente enxergar nós mesmos e como refletir isso no nosso trabalho na cerâmica. Então, é muito mais intenso o processo, é muito mais profundo”.

Mariana busca trabalhar com sentimentos ligados à infância, traduzidos na argila. Por isso, as trocas em sala, as rodas de conversa com outros artistas e a mão firme da professora são essenciais para o progresso artístico. “É algo que não vejo em outros ateliês. A professora sabe quando estamos trabalhando com questões sensíveis e nos provoca a continuar explorando esses sentimentos. Por isso, quando tenho alunos que se interessam pela cerâmica artística, sempre indico que se inscrevam na Academia Alfredo Andersen”, afirma.

Leia mais:  Agenda de festas, fé e esporte movimenta o turismo no Paraná no fim de janeiro

Aos que dedicaram sua vida à arte, a Academia pode ser espaço de novas descobertas. Ana Maria Schneider dedicou sua vida como professora de piano, e agora, aos 71 anos, explora nos cursos novas possibilidades artísticas. “Já me inscrevi em diversas turmas aqui e aprendi muito, tenho ânimo pra isso”, diz. Em 2026 Ana Maria conclui o curso de Cerâmica e afirma que as trocas ali são ganhos equivalentes. “Trago um pouco de cada um comigo e contribuo com um pouco de mim para os outros”.

LEGADO DO ARTISTA – Alfredo Andersen recebeu o título de pai da pintura paranaense não apenas por sua produção artística mas, principalmente, pelo seu papel fundamental como professor. Entre 1902 e 1935, ano de seu falecimento, ele manteve seu ateliê aberto e deu aulas que formaram a maioria dos pintores paranaenses mais importantes do século XX. Após sua morte, a tradição de ensino foi continuada por seu filho, Thorstein Andersen, que assumiu as aulas até 1962 e fundou, em 1940, a Sociedade de Amigos de Alfredo Andersen.

A partir de 1959, as atividades educativas retornaram à antiga casa do artista, na Rua Mateus Leme. Isso ocorreu devido à implementação de um decreto de lei que transformou a propriedade na sede da instituição museal e educativa em homenagem ao mestre. Essa transição oficial garantiu que o espaço físico onde Andersen viveu e trabalhou voltasse a ser o centro de formação de novos talentos, preservando a memória e a finalidade original do imóvel.

Dessa forma, o local consolidou-se como um polo de ensino que atravessou gerações, sendo renomeado em 2019 como Academia Andersen. Desde o início das atividades em 1902 até os dias de hoje, a instituição mantém aulas de diversas linguagens artísticas de forma ininterrupta. Ao longo de mais de um século, o legado de Andersen permanece vivo, tendo formado inúmeros nomes que compõem e fortalecem o campo artístico paranaense.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado entrega reforma e quadra coberta aguardada há anos em escola de Pinhais

Published

on

O governador em exercício Darci Piana entregou nesta sexta-feira (26) as obras de ampliação e reforma do Colégio Estadual Walde Rosi Galvão, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Com investimento de R$ 1,8 milhão, a intervenção contemplou a construção de uma quadra poliesportiva coberta, além de melhorias na infraestrutura da unidade.

As benfeitorias proporcionam mais conforto, segurança e melhores condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e esportivas. O colégio atende 380 alunos dos anos finais do Fundamental e do Ensino Médio.

“A educação transforma vidas. Quando o Estado investe em educação, investe no futuro das pessoas. É isso que estamos fazendo aqui em Pinhas: entregando uma quadra que a comunidade esperava há muito tempo e reafirmando o compromisso de oferecer uma educação cada vez melhor para todos”, ressaltou Piana.

As obras foram concluídas no início de junho e ampliaram significativamente a estrutura física do colégio. Antes da intervenção, a unidade contava com 1.913,74 metros quadrados de área construída, distribuídos em 12 salas de aula e demais ambientes administrativos e pedagógicos.

Com a execução do projeto, foram incorporados uma quadra poliesportiva coberta, um pórtico de entrada e uma central de gás, ampliando em cerca de 28% a área construída da unidade escolar.

“É uma quadra moderna, que carrega também uma história importante. Era uma obra que estava paralisada em razão de problemas de corrupção, mas foi retomada no Governo Ratinho Junior e agora está sendo entregue à comunidade. É um investimento de recursos públicos que se transforma em dignidade para os estudantes, para a comunidade escolar e para os professores que irão atuar na unidade”, destaca o secretário de Educação Roni Miranda.

Leia mais:  Ministério Público firma termo de ajustamento com o Município de Londrina para garantir a reabertura de restaurante popular e o fornecimento de alimentação

ADEQUAÇÃO – A nova quadra coberta garante um espaço para as aulas de Educação Física, protegido das condições climáticas, além de ampliar as possibilidades de realização de atividades pedagógicas, esportivas, culturais e de integração da comunidade escolar.

A intervenção também representa a retomada e conclusão de uma obra aguardada pela comunidade, fortalecendo a infraestrutura da rede estadual de ensino e contribuindo para a melhoria do ambiente escolar.

“Essa obra representa muito para toda a nossa comunidade escolar, para os nossos alunos e também ex-diretores que muito lutaram para ter essa quadra, que eu tenho a honra de entrega agora, na minha gestão”, disse a diretora do Colégio, Soledade dos Santos Silva Ribeiro. “Agradeço em nome da comunidade escolar a todos que se envolveram para que essa entrega se concretizasse”.

OBRAS NO PARANÁ – A entrega das obras do colégio de Pinhais integra um conjunto de investimentos realizados pelo Governo para modernizar as unidades da rede pública estadual. As intervenções têm como objetivo ampliar a oferta de vagas, modernizar os espaços pedagógicos e melhorar as condições de ensino e aprendizagem para estudantes e profissionais da educação em todo o Paraná.

Leia mais:  Gaeco e Polícia Militar deflagram 2ª fase da Operação Passiflora, que apura organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e comércio de armas

Atualmente, o Governo do Estado mantém 236 obras escolares em execução. Desse total, 16 correspondem à construção de novas unidades e 220 são reformas e ampliações. Os investimentos ultrapassam R$ 660 milhões, sendo R$ 366 milhões destinados a novas construções.

Elas estão em diferentes níveis de execução. Em Apucarana, Araucária, Colorado e Ibiporã já ultrapassaram 75% de execução. E em algumas cidades (Rio Branco do Sul, Pontal do Paraná e Itaperuçu) as obras estão no início.

PRESENÇAS – Também acompanharam a entrega o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os deputados federais Sandro Alex e Luizão Goulart; a prefeita de Pinhais, Rosa Maria; o vice-prefeito, Marcinho Pereira; o presidente da Câmara de Vereadores de Pinhais, Anderson Pioco; as deputadas estaduais Marli Paulino e Márcia Huçulak; e a chefe do Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Norte, Silvia Vieira Dias.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262