conecte-se conosco

Curitiba

Curitiba tem 43 árvores protegidas e consideradas imunes de corte

Publicado

Bem Paraná

Curitiba tem 43 árvores imunes de corte, portanto protegidas por decreto desde 2009. Além do porte, a raridade da espécie na cidade e a importância socioeconômica ou cultural são critérios que podem ser usados para incluir uma árvore na lista. A relação das árvores imunes de corte não é fechada, sempre cabe mais um. Servidores do município que trabalham com arborização são boas fontes para indicar exemplares para a lista.

Mas qualquer cidadão também pode sugerir e, caso a árvore do seu terreno seja aceita, ele ficará responsável por ela e ainda terá o benefício de uma redução de 10% no valor do IPTU. As árvores protegidas estão identificadas com uma placa, o que permite que qualquer pessoa aprecie suas formas exuberantes ou sua raridade. Uma das mais conhecidas é o exemplar de ipê amarelo na Rodoviária de Curitiba.

Araucária
O Dia Nacional da Araucária, comemorado nesta segunda-feira (24), foi marcado pelo plantio de 200 novas mudas da árvore em Curitiba. Foram 20 mudas de araucária em cada uma das 10 regionais da cidade. A ação é resultado de uma parceria do Departamento de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente com as administrações, que já aconteceu no ano passado. As mudas foram fornecidas pelo Horto Municipal.

Leia mais:  Garupa do irmão, morto em acidente no Contorno Leste, não resiste e morre também

“Escolhemos os locais também em conjunto. Buscamos extensas áreas verdes, longe de fios de alta tensão, pensando no desenvolvimento das árvores”, contou o diretor José Roberto Roloff.

Comentários Facebook

Curitiba

VÍDEO: Ônibus com 37 pessoas perde o freio na serra entre Curitiba e Joinville

Publicado

Um ônibus de viagem que fazia o trajeto Belém (PA) – Florianópolis (SC) perdeu os freios enquanto trafegava na rodovia BR-376 na madrugada da Última quarta-feira, 6. O veículo ocupado por 37 passageiros, sendo oito crianças, atingiu 118 km/h e só parou depois de entrar na área de escape do quilômetro 671,7, em Guaratuba (PR). Ninguém se feriu.

De acordo com a Arteris Litoral Sul, concessionária do trecho, o ônibus entrou 115 metros na área de escape por volta da 1h45. O condutor relatou às equipes que não conseguiu mais utilizar os freios dois quilômetros antes da área e, como ele já conhecia o dispositivo, direcionou o ônibus para entrada.

O motorista e os passageiros foram transportados até um posto de apoio para seguirem viagem com suporte da empresa responsável.

Segundo a concessionária, essa foi a sexta vez que um ônibus usou a área de escape, inaugurada em agosto de 2011. Neste período ela foi utilizada por 257 veículos pesados, ajudando a salvar 376 vidas.

Leia mais:  Rapaz é assassinado no local de antigo prédio público em Curitiba

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana