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Corredor Leste de Paranaguá registra maior movimentação do primeiro semestre em 50 anos

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As exportações pelo Corredor Leste do Porto de Paranaguá (Corex) somaram 11.100.407 toneladas de janeiro a junho de 2023. A alta é de 17,8% na comparação com os seis primeiros meses de 2022, quando 9.420.561 toneladas foram movimentadas. O volume é o maior movimentado em um único semestre em 50 anos, desde a inauguração em 1973.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destaca a produtividade no embarque de grãos em um único semestre. “Houve aumento significativo no embarque de todos os produtos do Corex. O grão de soja, especialmente, registrou alta de 22,4% no semestre (de 5.327.831 para 6.526.220 toneladas) e impulsionou os números gerais”, afirma.

De todo o volume embarcado pelo Corex no primeiro semestre deste ano, soja em grão reuniu o equivalente a 58,7% do total. Na sequência, aparece farelo de soja com participação de 23,6% (2.629.108 toneladas), seguido pelo milho, com 17,2% (1.914.439 toneladas), e o trigo, com 0,2% (30.640 toneladas).

Somente em junho foram movimentadas 2.085.879 toneladas de grãos. No comparativo ano contra ano, o volume é 20,7% maior que as 1.727.400 toneladas embarcadas sentido exportação no mesmo mês em 2022.

O tempo médio de atracação nos três berços do corredor reduziu de 2,84 dias em junho do ano passado para 2,35 dias no mesmo período deste ano. Já a produtividade média de embarque subiu de 817,14 toneladas/hora para 1.088,67 toneladas/hora no mesmo período.

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BERÇOS COM RECORDE  Os embarques do Corredor Leste de Exportação do Porto de Paranaguá são realizados por três berços exclusivos: 212, 213 e 214. Foram 177 navios carregados no primeiro semestre de 2023, ante 163 de janeiro a junho do ano anterior.

O berço que mais produziu no embarque foi o 213, com 4.680.465 toneladas de carga, em 74 navios. No complexo, operam interligados por correias transportadoras os silos públicos (vertical e horizontais), operados pelos integrantes da Associação dos Operadores Portuários do Corredor de Exportação (AOCEP); AGTL; Cargill; Cimbessul; Centrosul; Coamo; Coamo II; Cotriguaçu; Interalli; Louis Dreyfus; e Rocha.

Os volumes mais expressivos de movimentação ocorreram no segundo trimestre de 2023. Em janeiro, foram 1.240.560 toneladas; em fevereiro, 1.530.130 toneladas; em março, 1.913.484 toneladas; em abril, 1.762.599 toneladas; em maio, 2.567.755 toneladas; e em junho, 2.085.879 toneladas.

O segundo semestre também teve um novo recorde no berço 213 do Corex. A marca foi superada em um carregamento realizado do dia 15 para 16 de julho, quando foram embarcadas 62.000 toneladas de soja no navio Yiannis B no período de 24 horas, operado pelo Rocha. O recorde anterior em 24 horas era de 57.193 toneladas, em 2019.

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MOVIMENTAÇÃO GERAL COM RECORDE  O desempenho das exportações pelo Corredor Leste se soma a outro marco deste ano. No primeiro semestre, os embarques e desembarques feitos pelos dois terminais, Paranaguá e Antonina chegaram a 30.898.006 toneladas, um aumento de 6% em relação ao mesmo período de 2022 (com 29.013.459 toneladas).

Especificamente em junho, entre importações e exportações, 5.677.557 toneladas de cargas passaram pelos terminais de Paranaguá e Antonina nos 30 dias. Comparado a junho do ano passado, que registrou 3.181.077 toneladas, o aumento foi de 12%.

O desempenho nos seis primeiros meses ajudou o Paraná a alcançar o recorde de exportações num primeiro semestre e reforça a expectativa positiva para o segundo semestre, conforme avaliam dirigentes da empresa pública Portos do Paraná. Junho registrou a quarta alta mensal consecutiva – março, abril e maio também tiveram elevação nos volumes.

Fonte: Governo PR

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Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

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Com o impacto, Ludmylla Moreno morreu no local.

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).

 

A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.

A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.

No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.

Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.

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Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).

Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.

O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.

A Polícia Civil investiha o caso.

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