Connect with us


Paraná

Corpo de Bombeiros abre consulta pública sobre normas de prevenção a incêndios

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) mantém aberta, até 11 de outubro, uma Consulta Pública referente à atualização de normas e legislações relacionadas à prevenção e combate a incêndios e a desastres. O objetivo é permitir que cidadãos, profissionais, entidades e associações contribuam com sugestões e aprimoramentos técnicos nas regulamentações que norteiam a segurança contra incêndios no Estado. 

Entre os temas que estão sendo debatidos, o destaque vai para a inclusão de medidas de segurança específicas para atacarejos, estabelecimentos que combinam atacado e varejo, e para a ampliação da área de compartimentação de depósitos com alta carga de incêndio. Essas mudanças visam atualizar o código estadual à realidade nacional, tornando as exigências mais equilibradas e adequadas aos diferentes tipos de empreendimentos.

“O Paraná era um dos estados que ainda mantinha critérios mais rigorosos em relação a depósitos com alta carga de incêndio. Após estudos comparativos com outros estados, verificamos a necessidade de ajustar essas exigências, mantendo a segurança, mas com soluções técnicas mais eficientes e proporcionais”, explica o capitão Gustavo Zanella, responsável pela condução da consulta pública.

Leia mais:  Cultura do Paraná encerra 2025 com avanços em fomento, gestão e acesso

A iniciativa integra o conjunto de ações de transparência e participação social estabelecidas pela Lei Estadual nº 19.449/2018 e pelo Decreto nº 11.868/2018, que regulam o exercício do poder de polícia administrativa do CBMPR. As atualizações envolvem o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (CSCIP) e duas Normas de Procedimento Técnico — a NPT 008, que trata da resistência ao fogo dos elementos de construção, e a NPT 009, que aborda a compartimentação horizontal e vertical de edificações.

Segundo Zanella, o processo reforça o compromisso do CBMPR com o diálogo e o aprimoramento técnico das suas normativas. “O objetivo é permitir a participação da sociedade no processo de alteração ou proposição de normas do Corpo de Bombeiros. Isso melhora a qualidade técnica, amplia a legitimidade e garante transparência às decisões”, ressalta.

As contribuições recebidas serão avaliadas pelo Corpo Técnico Normativo do CBMPR, colegiado formado por bombeiros especialistas da área e designado pelo comandante-geral da Corporação, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino. Esse grupo é responsável por analisar as sugestões, elaborar relatórios técnicos e encaminhar as propostas consolidadas para homologação.

Leia mais:  MPPR envia recomendação administrativa à presidência de entidade que presta serviço de transporte para estudantes universitários de Icaraíma

O processo pode incluir etapas complementares, como designação de comissões específicas para temas mais complexos. Após a homologação, as normas revisadas são publicadas com um prazo de vigência de 30 dias a 6 meses, conforme a complexidade das alterações.

“A consulta pública é um instrumento essencial para aprimorar nossas normas e fortalecer o vínculo com a sociedade. Quando abrimos esse diálogo, recebemos contribuições valiosas de profissionais e entidades especializadas, o que eleva o padrão técnico das normas e evita impactos negativos futuros”, complementa o capitão Zanella.

As contribuições devem ser enviadas por e-mail para [email protected]. Mais informações podem ser acessadas neste link.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Duas frentes frias mudam o tempo no Paraná a partir desta sexta-feira

Published

on

A chuva voltou ao Paraná nesta sexta-feira (19). Uma frente fria chegou ao estado no amanhecer desta sexta, e atravessa o Paraná até sábado (20). Após uma trégua da chuva entre o fim de sábado e o domingo (21), o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) já monitora a aproximação de uma nova frente fria a partir de segunda-feira (22). Uma massa de ar frio depois dela trará novos recordes de temperatura mínima ao estado na próxima semana.

As primeiras áreas de instabilidade atingiram o Oeste e Sudoeste, com ocorrência de chuva, raios e rajadas de vento logo após as 6h. Até as 10h, Foz do Iguaçu já tinha registrado um volume de chuva de 6,4 mm e rajadas de vento de 52,6km/h. São Miguel do Iguaçu registrou 5 mm de chuva. 

“Ao longo do dia, o sistema se desloca pelo interior paranaense. Entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado, a chuva alcança o Norte, os Campos Gerais, a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral. No sábado, a instabilidade persiste sobre a faixa leste e os Campos Gerais, enquanto que na faixa Oeste o tempo já apresenta melhora”, ressalta Raissa Pimentel, meteorologista do Simepar.

Leia mais:  Placas de final 9 e 0: segunda parcela do IPVA vence nesta sexta-feira

A tendência é de que, até o fim do sábado, a frente fria se afaste para o oceano. Dessa maneira, a chuva se encerra e o sol predomina a partir de domingo em todo o Paraná. As temperaturas máximas, entretanto, não sobem muito, devido a presença de uma massa de ar frio e seco. No sábado, as temperaturas não passam dos 20°C no estado, e no domingo ficam ligeiramente acima disso, especialmente no Noroeste. 

A partir de segunda-feira (22), o Simepar monitora a aproximação da primeira frente fria do inverno. A nova estação começa às 5h24 de domingo. Na segunda-feira a previsão é de chuva em todas as regiões do estado, e a partir de terça (23) as temperaturas terão declínio gradativo. Entre quarta (24) e quinta-feira (25), são esperados recordes de temperatura mínima em grande parte do Paraná, com registro de geada principalmente em cidades da metade sul.

Apesar da onda de frio logo no início da estação, a previsão climática do Simepar aponta que, ao fim do inverno, as temperaturas e os volumes de chuva fiquem acima da média histórica. 

Leia mais:  Copel vai investir R$ 1 bilhão na infraestrutura elétrica da região Oeste nos próximos três anos

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262