Polícial
Coronel PM Veterano Salata acende a Pira com Fogo Simbólico na Cerimônia de abertura da Semana da Pátria em Curitiba
Na manhã desta segunda-feira (04), em frente ao Palácio Iguaçu, foi realizada a cerimônia de abertura da Semana da Pátria, que marca oficialmente as comemorações pelos 201 anos da proclamação da Independência do Brasil. O evento contou com a presença de militares da Polícia Militar do Paraná, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Corpo de Bombeiros Militar do Paraná e Guarda Municipal de Curitiba. Também estiveram presentes os alunos do Colégio da Polícia Militar do Paraná (CPM), do Colégio da Vila Militar (CVM), do Colégio Militar de Curitiba (CMC) e alunos da rede municipal de ensino.
O momento que marcou o evento foi a chegada de um dos principais símbolos da celebração da Independência do Brasil, o Fogo Simbólico, que foi conduzido pelo coronel veterano Nilson Luiz Cordeiro Salata que, conduzindo a tocha, chegou escoltado pelo 1º sargento Mauricio Vieira dos Santos e pela cabo Halyne Bergamini Silva Caetano, além de outros militares, motociclistas do Exército Brasileiro e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e cavalaria. Após as devidas honras militares, a chama foi acesa junto às bandeiras que já estavam hasteadas, representando o espírito de liberdade e patriotismo.
Para o coronel Salata, a solenidade de hoje foi mais que uma oportunidade de valorização dos nossos símbolos nacionais. “O acendimento da pira, aqui na cidade de Curitiba, é significativa para todo o povo, pois representa o patriotismo, a fé, a coragem e a garra do povo paranaense e brasileiro”, ressaltou o coronel.
A solenidade contou com a presença do governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior, do secretário de Segurança Pública, coronel veterano Hudson Leôncio Teixeira, do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, do comandante da 5ª Divisão de Exército, general de divisão José Ricardo Vendramin Nunes, do comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5), general de brigada Ricardo Santos Taranto, do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Vasco, do chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, deputados estaduais, prefeitos e demais autoridades civis e militares.
A abertura da Semana da Pátria em Curitiba marcou o início das celebrações em todo o país, reforçando a importância da independência do Brasil e do espírito patriótico. As comemorações seguirão ao longo da semana, envolvendo diversas atividades cívicas e culturais em todo o território nacional.
Comunicação Social da PMPR.
Fonte: Polícia Militar PR

Polícial
PCPR deflagra operação contra grupo que praticou arrastões e roubos na BR-376

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas desde o começo da manhã desta quinta-feira (6) para cumprir três mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão contra suspeitos de integrar uma associação criminosa que atua em roubos e furtos de carga na BR-376. Os mandados estão sendo cumpridos em Guaratuba, no Litoral, Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, e Garuva (SC), no norte de Santa Catarina.
A investigação apurou que o grupo realizou dois arrastões durante congestionamentos na rodovia, nos dias 8 e 16 de fevereiro, na altura de Guaratuba, no Litoral do Paraná.
Na ocasião, os criminosos armados abordaram motoristas e passageiros de carros e caminhões, subtraindo pertences pessoais, como carteiras, celulares e relógios. Segundo as investigações, eles chegaram a efetuar disparos contra veículos para intimidar as vítimas.
A PCPR identificou três suspeitos. Além dos crimes patrimoniais, eles também atuariam na receptação e distribuição dos produtos roubados. As diligências desta quinta-feira visam localizar os investigados e apreender elementos que auxiliem na continuidade da investigação.
“O grupo criminoso agia de forma violenta, se aproveitando dos congestionamentos para cometer os crimes. Em ambos os casos, os assaltantes estavam armados e efetuaram disparos para intimidar as vítimas. Nossa investigação permitiu identificar três suspeitos envolvidos tanto na prática dos roubos quanto na receptação e distribuição dos produtos furtados”, afirmou o delegado Gabriel Caldeira.
A operação conta com a atuação de policiais civis que integram o Verão Maior Paraná, reforçando o trabalho da PCPR no Litoral. As equipes desempenham ações de investigação e repressão qualificada, garantindo mais segurança para moradores e turistas na região.