Connect with us


Geral

Coritiba encara o Criciúma no retorno da disputa da Série B

Publicado em

Tribuna Paraná - Juliana Fontes

O Coritiba entra em campo nesta terça-feira (9), em busca não apenas de uma vitória, mas, acima de tudo, do início de uma arrancada rumo ao topo da tabela da Série B do Campeonato Brasileiro. O primeiro compromisso no retorno do calendário após a Copa América é diante do Criciúma, no Heriberto Hülse, a partir das 21h30. O Verdão é o nono colocado na tabela, com 12 pontos, três a menos que a Ponte Preta, em quarto.

A corrida do Coxa para chegar às primeiras colocações passará, neste início, pela dedicação do elenco e entrega em campo. A campanha do time até aqui conta com três vitórias, três empates e duas derrotas. Até o momento a equipe esteve na área de classificação apenas na primeira rodada quando finalizou em terceiro lugar. Uma realidade que promete ser mudada segundo os jogadores.

O zagueiro Sabino, que deverá ter sua segunda chance como titular no Brasileirão, garantiu uma mudança de postura no elenco. “Estamos trabalhando para ter concentração, nos cobrarmos sempre mais nos treinamentos e nos jogos e isso que vai nos fazer ganhar os jogos. Vamos sair esgotados dentro de campo. Na volta do Coritiba nós vamos jogar a vida lá dentro”, afirmou.

Para o confronto diante do Tigre, o técnico Umberto Louzer não vai poder contar com todos seus atletas. Mesmo com um mês sem jogos, o lateral-direito Diogo Mateus, o lateral-esquerdo Patrick Brey e o meia Giovanni continuam no departamento médico. O meia chegou a voltar a treinar, mas sentiu um desconforto muscular na atividade da última quarta-feira, e foi vetado pelo DM. As vagas devem ser ocupadas por Sávio, Fabiano e Thiago Lopes.Por outro lado, Rafinha, que ficou de fora do jogo diante do Guarani, já pode ser acionado.

Leia mais:  Ela passou 3 anos para transformar ônibus velho numa casa móvel, e ficou incrível

Adversário

O Coxa terá uma sequência de quatro jogos com times da parte de baixo da tabela. Além do Criciúma (14º), encara também o Operário (17º), Vila Nova (12º) e São Bento (16º). Porém, ainda que o Verdão esteja em situação melhor que essas equipes, isso não será um motivo para o Alviverde entrar ‘deslumbrado’ em relação à vantagem.

“O jogo é jogado dentro de campo, dentro das quatro linhas, já foi a época que um time entrava com o peso da camisa e ganhava só por isso. Ainda mais na Série B que tem jogadores de qualidade e times de tradição”, garantiu o zagueiro.

Justamente por estar em situação complicada, o Criciúma deve ir para cima do Coritiba. O técnico Gilson Kleina prometeu a mesma postura do time que venceu o Brasil de Pelotas no último compromisso e deve ter força total. O atacante Léo Gamalho sentiu dores no joelho e foi poupado durante a semana, mas participou da última atividade antes do jogo contra o Verdão, por isso deve estar em campo.

Leia mais:  PF combate fraudes previdenciárias em Campinas/SP

O bom resultado em Santa Catarina pode determinar a situação do Coxa dentro da competição e poderá consolidar o time como aspirante ao acesso. “O que foi passado pra gente é que o clima é bastante hostil (no Heriberto Hülse), mas a importância do jogo com o Criciúma é a mesma que todos os outros. Independente de jogar fora ou dentro de casa tem muita importância ganhar, se pegarmos uma sequência boa vamos entrar no G4 e por isso cada jogo é importante”, arrematou o jogador.

Ficha Técnica

SÉRIE B
1º Turno – 9ª Rodada

Criciúma x Coritiba

Criciúma
Luiz; Marcus Vinícius, Platero, Derlan e Marlon; Liel, Eduardo e Wesley; Reis, Vinícius e Léo Gamalho
Técnico: Gilson Kleina

Coritiba
Wilson; Sávio, Walisson Maia, Sabino e Fabiano; Vitor Carvalho, Thiago Lopes e Luiz Henrique; Juan Alano, Rafinha e Rodrigão.
Técnico: Umberto Louzer

Local: Heriberto Hülse (Criciúma-SC)
Horário: 21h30
Árbitro: Wanderson Alves de Sousa (MG)
Assistentes: Sidmar dos Santos Meurer (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)

Comentários Facebook

Geral

Helder Lazarotto é novo presidente da Assomec

Published

on

Mauro Moraes, Bihl Zanetti, Eduardo Pimentel e João Carlos Ortega (Foto: Pedro Ribas/PMC)

O prefeito de Colombo, Hélder Luiz Lazarotto, é o novo presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Assomec). Lazarotto e os integrantes da Chapa União tiveram seus nomes aclamados, no Salão de Atos do Parque Barigui, durante assembleia presidida pelo prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.

Ele presidiu a Comissão Eleitoral e, até o ano passado, acompanhou a agenda da entidade como vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual das Cidades.

O novo presidente, que sucede ao ex-prefeito de Campina Grande do Sul Bihl Zanetti, destacou os objetivos comuns dos municípios que participam da Assomec. “Todos, grandes ou pequenos municípios, temos nossas demandas e desafios. Nosso papel é avançar na construção de políticas públicas comuns e solucionar conflitos”, disse.

Integração na prática

Na Prefeitura de Curitiba, há exemplos dessas políticas. Na área da Segurança Alimentar foram abertas 15 unidades do programa Armazém da Família em Almirante Tamandaré, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Tunas do Paraná, Agudos do Sul, Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Colombo, Mandirituba, Pinhais, Piraquara, Quitandinha e São José dos Pinhais (alguns municípios com mais de uma loja). Moradores de Campo Largo e Quatro Barras podem comprar nas unidades em operação em Curitiba. Os Armazéns da Família vendem produtos 30% mais baratos que os praticados pelo comércio.

Leia mais:  Ela passou 3 anos para transformar ônibus velho numa casa móvel, e ficou incrível

Com a integração do transporte coletivo, é possível se deslocar entre Curitiba e municípios vizinhos sem pagar nova tarifa. Dos 15 milhões de passageiros por mês que usam o transporte de Curitiba, 3,2 milhões são da Região Metropolitana e entram no sistema sem precisar pagar nova passagem. Isso é possível porque há 22 terminais de integração, 242 linhas urbanas, 62 linhas metropolitanas que se integram com o sistema e quatro linhas mistas (urbanas e metropolitanas).

Assim, é possível percorrer uma distância de 43 quilômetros entre Fazenda Rio Grande a Colombo, passando por Curitiba e pagando apenas uma passagem (R$ 6). Desde 2017, foram retomadas linhas como Colombo/CIC, Pinhais/Rui Barbosa, Caiuá/Cachoeira, Barreirinha/São José e Roça Grande/Estação Solar.

Assomec
Em atividade desde a década de 1970, a Assomec reúne os 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. São eles Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Quitandinha, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná. Aí moram cerca de 3,6 milhões de pessoas, o que representa perto de 40% da população paranaense.

Leia mais:  PF combate fraudes previdenciárias em Campinas/SP

Participam da assembleia que escolheu os novos dirigentes da Assomec o secretário da Casa Civil, João Carlos Ortega, representando o governador Ratinho Júnior; o deputado federal Toninho Wandscheer; os deputados estaduais Requião Filho, Mauro Moraes e Alexandre Curi; a secretária estadual das Cidades, Camila Mileke Scucato; o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Edimar Santos; e o secretário municipal extraordinário da Região Metropolitana de Curitiba, Thiago Bonagura, entre outras autoridades municipais.

Os prefeitos que conduzirão os trabalhos na Assomec permanecerão na entidade até o fim de 2026. Veja quem são eles:

Diretoria Executiva­­­­­­­­­­­­­­­­
Helder Luiz Lazarotto – Colombo – presidente
Mauricio Roberto Ribabem – Campo Largo – 1º vice-presidente
Marco Antonio Marcondes Silva – Fazenda Rio Grande – 2º vice-presidente
Rosa Maria de Jesus Colombo – Pinhais- secretária
Marcus Mauricio de Souza Tesserolli – Piraquara – tesoureiro

Conselho Fiscal
Margarida Maria Singer – São José dos Pinhais – presidente
Marco Antônio Baldão – Tunas do Paraná – membro ­­­­­­­
Jose Altair Moreira – Tijucas do Sul – membro

Suplentes
1º Rilton Boza – Campo Magro
2º Antônio Adamir Digner (Mostarda) – Contenda

Secretário-executivo
Neco Prado

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262