Connect with us


Brasil

COP15 opening press conference

Publicado em

The Minister of Environment and Climate Change of Brazil, Marina Silva, the president of COP15, João Paulo Capobianco, and the Executive Secretary of the Convention on the Conservation of Migratory Species of Wild Animals (CMS), Amy Fraenkel, will hold a press conference this Monday (23/3) at 1:45 PM in the Blue Zone in Campo Grande (MS).

Also participating are the Assistant Secretary-General of the United Nations and Deputy Executive Director of the UN Environment Programme, Elizabeth Maruma Mrema, and the Head of Nature Conserved, UN Environment Programme World Conservation Monitoring Centre (UNEP-WCMC), Kelly Malsch.

At the conference, participants will provide an overview of the meeting including a summary of some of the main anticipated outcomes. They will also highlight the key findings and recommendations of the State of the World’s Migratory Species, Interim Report: 2026, which will provide the context for the negotiations during the COP.

The press conference will be livestreamed through this link.  

Leia mais:  MTE divulga dados do Novo Caged de setembro nesta quinta-feira (30)

EVENT DETAILS

🗓️ Date: Monday, March 23, 2026
⏰ Time: 1:45 PM (local time)
📍 Location: COP15 Blue Zone, Press Conference Room – Campo Grande (MS)
🎥Live stream: Access it here.

Special Advisory for Social Communication of the MMA
[email protected]
+55 (61) 2028-1227 / 1051
Access MMA’s Flickr page

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Comentários Facebook

Brasil

Parteiras e parteiros indígenas de todo o Brasil se reúnem em encontro nacional

Published

on

Entre os dias 08 e 11 de junho, a capital de Rondônia será palco de um movimento histórico: o primeiro Encontro Nacional de Parteiras e Parteiros Indígenas. Organizado pela Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, o evento não é apenas uma reunião técnica, mas um gesto de reconhecimento ao protagonismo de mulheres e homens que, há gerações, protegem os ciclos da vida e a sobrevivência física e cultural de seus povos.

O encontro responde a um chamado das próprias comunidades e busca reconhecer as “tecnologias da floresta”, à luz do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante três dias, representantes dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), além de especialistas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mergulharão em uma jornada de escuta sensível e troca de experiências.

Reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como figuras cruciais para a saúde materna, as parteiras tradicionais desenvolvem um saber construído na prática e na transmissão oral. Esse conhecimento acumulado será o centro das atenções em Porto Velho. A programação prevê diálogos sobre o preparo do corpo para a gestação, o uso de ervas medicinais e o cuidado com as adolescentes desde a primeira menstruação.

Leia mais:  Ministério da Saúde publica normativas que orientam atualização do e-SUS APS e reforçam qualidade dos dados da Atenção Primária

“Este encontro representa um passo importante no reconhecimento das parteiras e parteiros indígenas como guardiões de conhecimentos ancestrais”, destaca a secretária de Saúde Indígena, Lucinha Tremembé. Segundo ela, a iniciativa visa construir caminhos para que esses saberes sejam respeitados e integrados às políticas públicas de saúde.

Tecendo o futuro da saúde indígena

A metodologia do evento foi desenhada para ser tão profunda quanto os temas tratados. Atividades como a dinâmica “Tecendo Conhecimentos” e a construção da “Árvore do Conhecimento” permitirão que os participantes sistematizem suas práticas de forma coletiva.

O encontro ainda prevê a elaboração de dois documentos orientadores: o Guia de Parteira para Parteira, focado em boas práticas, rituais e o uso de kits de cuidado; e o Guia para Profissionais de Saúde, uma bússola para que as equipes de saúde saibam como acolher e articular as práticas tradicionais com a medicina biomédica de forma culturalmente sensível.

 Ao promover esse diálogo intercultural, o Ministério da Saúde reafirma que a equidade e a integralidade do SUS só são plenamente alcançadas quando a espiritualidade e a autonomia dos povos indígenas são levadas em conta no ato de cuidar. O evento que se inicia em 9 de junho promete ser um marco onde a tradição e a modernidade se encontram para garantir que o nascimento em territórios indígenas continue sendo um ato de celebração da vida.

Leia mais:  Salão do Turismo debate diretrizes da Film Commission Nacional e o potencial do cinema como motor do setor

Leidiane Souza
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262