Paraná
Com Propulsão Paraná, Estado e Sebrae-PR ampliam qualificação de milhares de servidores
O Governo do Paraná segue se organizando para melhorar cada vez mais a sua gestão pública. No começo da noite desta segunda-feira (29), servidores de 23 secretarias estiveram presentes na cerimônia de formatura do Programa Propulsão Paraná, no Salão de Atos do Palácio Iguaçu. O evento é a coroação do programa que fortaleceu a cultura do planejamento estratégico.
Idealizada pela Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL), em parceria com o Serviço Social Autônomo Paraná Projetos, a iniciativa contou com o apoio do Sebrae-PR.
“O Programa Propulsão Paraná traz para a gestão do Governo do Estado técnicas e metodologias modernas na gestão pública. Com este conhecimento para os nossos servidores, possibilitamos resultados mais eficientes e, automaticamente, mais benefícios à população, proporcionando melhor qualidade de vida. Parabéns a todos os formandos”, comentou o secretário do Planejamento, Ulisses Maia.
Além do desenvolvimento e integração da equipe entre si, com a secretaria e com o Governo, foram trabalhados conhecimentos primordiais para o uso de uma metodologia compartilhada entre as Secretarias do Estado, facilitando ações conjuntas e cooperações entre as pastas.
O secretário da Administração e da Previdência, Luizão Goulart reforçou o comprometimento dos servidores mentorados. “Existe uma grande diferença entre ser chefe e ser um líder. Vocês são lideranças, e é por isso que esse planejamento não vai terminar aqui. Aqui é uma etapa e com a competência e o comprometimento de nossos servidores vamos preparar o Paraná para as próximas gerações”, disse.
“O Propulsão Paraná mostra como a colaboração entre governo e instituições parceiras pode transformar a gestão pública. Com inovação e conhecimento aplicado, estruturamos processos estratégicos que favorecem também a atuação das equipes. O legado é uma administração mais preparada e voltada a resultados que impactam a população”, apontou o diretor-superintendente do Sebrae-PR, Vitor Roberto Tioqueta.
O Plano Estratégico construído ao final da jornada é composto por uma breve contextualização sobre a Jornada Propulsão Paraná, seguida das construções coletivas realizadas pela equipe da Secretaria nas oficinas e demais atividades, conforme customizações e ajustes da Jornada às demandas da pasta.
METODOLOGIA – Com uma metodologia exclusiva, que combina métodos e técnicas tradicionais e contemporâneos, a Jornada alia elementos técnicos com interação lúdica na qual a equipe é instigada a fazer analogias, refletindo aspectos como a necessidade de planejamento, previsão, capacitação, dentre outros elementos relevantes.
Participando do projeto, os servidores desenvolveram empoderamento técnico e inovação, desenvolvimento integrado e liderança, planejamento corporativo e estratégico, comunicação e cultura de feedback, eficiência operacional e integração, e legado inspiracional e compromisso com a excelência.
A metodologia desenvolvida para o Estado do Paraná aliou conceitos técnicos à vivência prática, integrando servidores e lideranças em um processo colaborativo de construção estratégica.
Ela foi elaborada em um Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV), no qual as secretarias participantes percorreram um percurso estruturado por etapas que compreenderam: diagnóstico de maturidade, definição de pilares estratégicos, oficinas práticas e interativas para co-criação, alinhamento e definição da identidade institucional, desenvolvimento de projetos estratégicos utilizando metodologias ágeis, capacitação de mentores e seminário de projetos.
Participaram do projeto mais de 20 Secretarias e órgãos do governo. Em 63 oficinas realizadas, mais de 2.500 servidores foram capacitados. Os dados utilizados para a elaboração desse material referentes aos projetos, conforme desenvolvido pelos servidores participantes, estão disponíveis no painel de controle da Jornada Propulsão onde podem ser melhor explorados e correlacionados.
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministério Público do Paraná e PUCPR firmam parceria para fortalecer pesquisa, inovação e capacitação
O Ministério Público do Paraná e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) firmaram nesta segunda-feira, 15 de junho, Termo de Cooperação Técnica e Científica voltado ao intercâmbio de conhecimento entre as instituições por meio do desenvolvimento de pesquisas, soluções inovadoras, capacitação de recursos humanos e transferências de tecnologias.
O acordo foi firmado pelo procurador-geral de Justiça do Paraná, Francisco Zanicotti, e pelo reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Irmão Rogério Renato Mateucci, na sede da universidade, em Curitiba.
A parceria estabelece a cooperação científica e tecnológica permanente com o Hotmilk PUCPR, considerado um dos principais ecossistemas de inovação do Brasil, que permitirá a construção conjunta de soluções e estudos de interesse público, fortalecendo a aproximação entre o meio acadêmico e o Ministério Público. O termo de cooperação também prevê a prestação de serviços educacionais de pesquisa e extensão e a utilização de instalações e equipamentos.
“Entendemos que o diálogo com a academia é fundamental. Em vez de dependermos exclusivamente das soluções generalistas das Big Techs, apostamos em uma integração extremamente frutífera com a Pontifícia Universidade Católica. A universidade traz a vocação de fazer a diferença na sociedade e o rigor técnico-científico que qualifica a nossa atuação”, destacou Francisco Zanicotti. “Essa parceria é uma via de mão dupla que enriquece os campos de pesquisa e a prática dos alunos, mas que, em última análise, tem um único grande beneficiário: a população, especialmente os mais necessitados, que terão um serviço público cada vez mais ágil, humano e eficiente”, afirmou.
O reitor da PUC destacou o amplo potencial da parceria com o Ministério Público do Paraná e defendeu a definição de objetivos claros e prioridades para garantir resultados efetivos. Segundo ele, a aproximação entre as instituições pode fortalecer a inovação, aproximar estudantes e pesquisadores de demandas concretas e ampliar o impacto social das iniciativas desenvolvidas em conjunto.
Representando o MPPR, também participaram da formalização do acordo o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Maximiliano Ribeiro Deliberador, o Promotor de Justiça Ronaldo Mion, coordenador de Assuntos Institucionais, a promotora de Justiça adjunta da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Cláudia Juliana Erbano, e o coordenador de Serviços de Rede da Divisão de Infraestrutura, Marco Simas.
Hotmilk
O Hotmilk PUCPR é um ambiente colaborativo que reúne startups, grandes empresas, instituições, mentores, investidores e pesquisadores com o objetivo de fomentar a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços. Além de desenvolver pesquisas, presta consultoria e capacita empresas em inovação e conecta startups a grandes empresas a fim de criar soluções de negócio.
O Hotmilk também conecta a pesquisa científica e a infraestrutura de laboratórios da universidade às necessidades das organizações e oferece programas de capacitação e imersão para transformar profissionais e equipes em agentes de inovação.
Na última sexta-feira, 12 de junho, representantes da Administração Superior e da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional (SubPlan) visitaram as instalações do Hotmilk PUCPR e conheceram o trabalho do Centro Integrado de Soluções em Inteligência Artificial.
Participaram da visita a diretora-secretária da Procuradoria-Geral de Justiça, Nayani Kelly Garcia, os promotores de Justiça Ronaldo Mion e Cláudia Juliana Erbano e os servidores da SubPlan Henrique Ahrens, Marcus Benevides da Costa e Elaine Mara Vistuba Kawa.
Fonte: Ministério Público PR
-
Política Nacional6 dias agoCAS aprova identificação biométrica de mães e bebês após o parto
-
Esportes5 dias agoAlisson iguala marca histórica de Gylmar e Taffarel ao iniciar sua terceira Copa como titular
-
Política Nacional4 dias agoSenado analisa propostas de agenda legislativa sobre direitos das mulheres
-
Paraná5 dias agoEstado promove encontro de turismo rural e gastronomia regional em Foz do Iguaçu
-
Política Nacional6 dias agoRede de comunicação de MT e federação de fomento comercial serão homenageadas
-
Paraná6 dias agoGaeco cumpre mandados em Morretes e Antonina em investigação de possíveis crimes com participação de advogada e servidor terceirizado da Polícia Penal
-
Política Nacional4 dias agoComissão aprova proibição de leilão e penhora de espaços culturais tombados
-
Brasil4 dias agoSeminário destaca avanço da parceria do SUS com hospitais de excelência para ampliar o acesso à saúde
